Corinthians Santos
Corinthians x Santos - Timão quer vencer 1º clássico e Peixe tem Neymar

Neymar nunca perdeu um jogo no estádio corintiano, mas só jogou lá pela seleção brasileira, com cinco vitórias em cinco partidas

Corinthians e Santos se enfrentam a partir das 21h35 desta quarta-feira, na Neo Química Arena, em clássico no Paulistão

Foto: Pedro Zacchi/Ag. Paulistão
Foto: Pedro Zacchi/Ag. Paulistão

São Paulo, SP, 12 – Corinthians e Santos se enfrentam a partir das 21h35 desta quarta-feira, na Neo Química Arena, em clássico no Paulistão que será o primeiro de Neymar em seu retorno ao futebol brasileiro. Classificado antecipadamente às quartas de final, após vencer o São Bernardo por 2 a 0 no domingo, o time da capital vai a campo mais leve que o rival do litoral, ainda na expectativa de ver a grande contratação do ano alcançar a melhor forma.

Neymar nunca perdeu um jogo no estádio corintiano, mas só jogou lá pela seleção brasileira, com cinco vitórias em cinco partidas. Como encerrou a primeira passagem pelo Santos em 2013 e a arena foi inaugurada em 2014, não chegou a duelar com o rival em Itaquera.

No retrospecto contra o Corinthians, soma seis vitórias, cinco empates e oito derrotas em 19 partidas. A lista tem partidas decisivas, como a semifinal da Libertadores de 2012 e as finais do Paulistão de 2009 e 2013, nas quais a equipe paulistana levou a melhor. O atacante santista, contudo, superou o rival na decisão do Estadual de 2011.

NEYMAR BUSCA 1ª VITÓRIA

O Santos ainda não venceu com Neymar em campo, e também não perdeu. Empatou por 1 a 1 com o Botafogo-SP, partida na qual o jogador entrou logo após o intervalo, e por 0 a 0 com o Novorizontino, em que começou como titular e teve 75 minutos em campo. No clássico, não é certo se começará jogando, pois está submetido a uma rotina especial de controle de carga.

“O Neymar, quer eu, quer ele e queremos todos nós é que ele tenha uma sequência de jogos. Dado o ritmo do jogo, o posicionamento do jogo e não sentir nada, teve mais 15 minutos do que estava planejado. Mas tem ritmo de jogo? Ainda não”, disse o técnico santista Pedro Caixinha após o duelo com o Novorizontino. “O compromisso que temos é que isso não pode ir até o limite em que quebre. Temos que ser cuidadosos.”

A sequência de empates deixou o Santos fora da zona de classificação do Grupo B, em terceiro lugar, com os mesmos nove pontos da vice-líder Portuguesa e a um ponto do líder Guarani.

CORINTHIANS JÁ CLASSIFICADO

A disparidade é muito grande em relação à campanha feita até aqui pelo Corinthians, dono de 22 pontos, líder do Grupo A e com vaga garantida nas quartas de final.

O time do técnico Ramón Díaz ainda precisa, contudo, mostrar mais força em clássicos, já que os únicos jogos que não venceu no Paulistão foram justamente o empate por 1 a 1 com o Palmeiras e a derrota por 3 a 1 para o São Paulo.

Screenshot 17 2
Foto: Mauro Horita/Ag. Paulistão

RETORNO NO CORINTHIANS

Para buscar a primeira vitória em clássico no ano, Díaz terá o retorno de Yuri Alberto, novamente à disposição após cumprir suspensão por ter sido expulso no Dérbi. Com isso, a dupla de ataque deve ser formada por Yuri e Memphis Depay.

Há a chance de Rodrigo Garro começar jogando, após fazer, contra o São Bernardo, seu primeiro jogo da temporada. O argentino, que se envolveu em um acidente de carro durante as férias, não vinha jogando por causa de uma tendinopatia patelar no joelho direito.

FICHA TÉCNICA

Corinthians
Corinthians
Santos
Santos
Fase Fase:
Fase Rodada:
Fase Data:
12/02/2025
Fase Horário:
12:35
Fase Árbitro:
Edina Alves Batista
Fase Assistentes:
Danilo Ricardo Simon Manis e Alex Ang Ribeiro
Fase VAR:
Adriano de Assis Miranda
Fase Estádio:
Neo Química Arena
Fase Local:
São Paulo (SP)

Confira também: