Corinthians surpreende e bate o Mirassol, o último invicto do Paulistão

Sérgio Carvalho analisa desempenho dos grandes até aqui neste Paulistão e também outros estaduais

Sérgio Carvalho analisa desempenho dos grandes até aqui neste Paulistão e muito mais

0002050227313 img

Time da fiel fez bonito em Mirassol. Em jogo de cinco gols e muita aplicação dos dois lados, o Corinthians fez 3 a 2 e chegou aos quinze pontos ganhos o que lhe garante no momento a condição de clube de melhor campanha no Paulistão 2017. Essa vitória merece ser exaltada, mesmo porque, vencer o bom time do Mirassol em seu próprio campo, não é tarefa fácil para ninguém.

Uma vitória maiúscula do alvinegro paulistano que apoiado em jogadores revelados em suas fileiras inferiores, venceu dois jogos importantes numa só semana (contra Palmeiras e Mirassol) e se firmou como uma das maiores forças deste campeonato.

0002050227313 img

Enquanto isso, o Palmeiras goleou o frágil time da Ferroviária, de Araraquara, na Allianz Arena, o Santos bateu no Botafogo, de Ribeirão Preto dentro da Vila por 2 a 0 e o São Paulo voltou a ceder empate a um adversário e perdeu m ais dois pontos importantes na briga para ser o melhor time da primeira fase do torneio (tricolor já havia cedido empate para o Mirassol no Morumbi e no último sábado, deixou que o limitado time do Novorizontino chegasse ao empate depois de estar na frente no placar por 2 a 0).

De qualquer forma, os grandes dominam totalmente esta fase do Paulistão. Todos eles lideram seus respectivos grupos. Já foram disputadas seis rodadas. Faltam cinco para essa fase terminar. Depois virão os mata matas quando cada time classificado vai ter que provar que tem bala na agulha para ser campeão. Ainda não há um favorito disparado, mas como clube que mais pontos ganhou até agora, o Corinthians surge como uma força capaz de levantar o caneco no final do campeonato. Vamos ver no que dá.

CURTAS
*O MIRASSOL saiu na frente. Fez 1 a 0 através Zé Roberto e parecia caminhar para mais um bom resultado no campeonato em que era o único invicto. Mas a tradição prevaleceu. O Mirassol jamais venceu o Corinthians em casa. E não foi dessa vez que isso aconteceu. No final, Corinthians 3 a 2 numa vitória merecida do time de Jô.

*OS GOLS do time da fiel foram marcados por Pablo, aos 38 minutos do primeiro tempo, Maicon aos 43 e Pedro Henrique, aos 38 do segundo. Para o Mirassol marcaram Zé Roberto, aos 28 do primeiro tempo e Xuxa em linda cobrança de falta, aos 36 do segundo. Foram cinco gols, muita luta e um jogo que agradou o público presente.

*MELHOR jogador do Corinthians foi Maicon. O garoto jogou muita bola e até fez bol. Pablo, na zaga, Gabriel no meio campo e Kazim no ataque, foram outros destaques. Jô, que citamos acima, também fez uma boa partida, assim como Cássio, que fez boas defesas e não teve culpa nos dois gols do Mirassol, que ainda lidera o grupo D.

*O PALMEIRAS passou por cima da Ferroviária sem dó nem piedade. Fez 4 a 1 com toda justiça. Desta vez o time de Eduardo Baptista jogou como grande. Se impôs desde os primeiros minutos e mostrou que estava disposto a apagar a má impressão deixada no clássico contra o Corinthians. A Ferroviária foi apenas coadjuvante.

*DESDE os primeiros minutos ficou evidente que as melhores jogadas do Palmeiras sairiam dos pés do jovem Keno, que veio do Sport e já conquistou sua condição de titular do time. Ele fez grandes jogadas e ainda o primeiro gol do jogo e do Palmeiras, aos 13 minutos de partida. Time de Araraquara perdeu o rumo depois deste gol.

*NA DEFESA, Edu Dracena deu show de bola. Praticamente não perdeu uma jogada. Vitor Hugo o acompanhou no miolo de defesa. No meio campo excelente participação de Zé Roberto e Michel Bastos. No ataque, muito esforço de William que correu demais e só teve um pecado: falhou em todos seus arremates à gol.

*AOS VINTE minutos do segundo tempo, numa cobrança de falta pelo lado direito do ataque verde, Michel Bastos recebeu a bola e bateu forte de pé esquerdo. Como haviam muitos jogadores à frente do goleiro da Ferroviária, a bola entrou.Depois disso só no final do jogo é que o Palmeiras voltou a balançar as redes do adversário.

*O TERCEIRO gol foi marcado pelo estreante Borja. Quando seu nome foi anunciado, o estádio tremeu. A torcida ficou eufórica. E logo o atacante mostrou que é mesmo um matador. Ele percebeu que poderia ganhar de um zagueiro da Ferroviária, tomou a bola, tocou para Dudu, recebeu e volta e chutou forte para fazer 3 a 0 para o Verdão.

*MUITOS aplausos. Uma euforia imensa. Mas ainda haveria um quarto gol. Ele foi marcado por Roger Guedes, que entrou no time na segunda fase e fechou o placar do jogo que belo chute com o pé direito. Os quatro gols e a exibição lavaram a alma do torcedor palmeirense. Finalmente seu time justificou o dinheiro que investiu.

*ACREDITEM, o Santos ganhou. Depois de tres jogos decepcionantes o time de Dorival Junior venceu o Botafogo, de Ribeirão Preto, na tarde/noite de sábado, em Vila Belmiro. Placar final, Santos 2 a 0. Um placar que não mostra o que foi o jogo. O Peixe jogou muito mal e mostrou que está muito longe da boa equipe do ano passado.

*O PRIMEIRO gol santista foi marcado por Vitor Bueno, em falha gritante do goleiro Neneca, do Botafogo. Isso aos 18 minutos do segundo tempo. Depois, só no final surgiu o segundo gol, em contra ataque em que o jovem Longuine teve a tranquilidade para driblar o goleiro adversário e tocar a bola contra o gol vazio do Botafogo.

*NÃO HÁ ninguém que mereça nota alta no time do Santos. Talvez só o goleiro Vladimir mereça nota maior, porque não foi vazado durante um jogo em que o Peixe chegou a ser dominado. Figuras como Ricardo Oliveira e Copete, pouco fizeram. Já o Botafogo tocou bem a bola, dominou o segundo tempo e só pecou no momento de finalizar.

*OS DOIS a zero finais não credenciam o Santos a uma grande atuação contra o Corinthians no próximo final de semana. Afinal, foram tres jogos sem vencer e mais um em que, apesar da vitória, o time não jogou nada. Sorte de Dorival Junior que com a vitória conseguiu se segurar no cargo. Se perdesse, certamente seria demitido.

*A DEFESA do São Paulo pisou na bola mais uma vez. Depois do time estar com a vantagem de 2 a 0, os zagueiros falharam e o Novorizontino chegou ao empate em 2 a 2. Mais dois pontos perdidos pelo time de Rogério Ceni, que parece não saber segurar resultado. Contra Mirassol e Novorizontino fez 2 a 0 e permitiu a reação inimiga.

*DESTA vez os culpados diretos pelos gols do adversário foram Lugano e Breno, que falharam na marcação em bolas altas lançadas contra a defesa tricolor. Lugano, por sinal, provou o que tenho dito ultimamente à seu respeito. É um ex jogador de bola. Não tem recuperação. Melhor não coloca-lo para jogar. Ele compromete a defesa.

*BRENO até jogou bem mas cansou porque está há muito tempo sem jogar. O cansaço o levou a falhar no gol de empate do Novorizontino. Mas sua atuação enquanto esteve em campo deve ser considerada muito boa. No mais, destaque para Thiago Silva, Gilberto e João Schimidt. Pior jogador do time foi Neilton, que errou demais.

*COM O empate o São Paulo é entre os grandes o time que menos pontos ganhou até agora. E como aqueles que tiveram maior número de pontos no final desta primeira fase terão regalias na fase dos mata matas, acho bom Rogério Ceni dar um jeito para que seu time se equilibre e volte a faturar pontos. Como está é que não dá para ficar.

*OUTROS resultados da rodada. Santo André 0 x Linense 2, em Santo André. São Bento 1 x Red Bull 0, em Sorocaba. Audax 3 x Ituano 0, em Osasco. Ponte 1 x São Bernardo 0, em Campinas. Desses, o resultado mais surpreendente aconteceu em Santo André. O Linense que oscila muito nos seus jogos, venceu bem o Santo André.

*DEPOIS desses resultados o grupo A tem o Corinthians em primeiro lugar com 15 pontos ganhos. O Ituano tem 8. No grupo B o São Paulo é líder com 11 pontos. O Linense tem 7. No grupo C o lider é o Palmeiras com 12 pontos ganhos. O Novorizontino tem 7. E no grupo D, o Mirassol lidera com 13. A Ponte Preta tem 11.

*O MELHOR ataque do Paulistão é disparado o do São Paulo que já marcou 17 gols. Na defesa quem está melhor é o Palmeiras que sofreu apenas 3 gols até agora. O pior ataque é o do Ituano com apenas 3 gols. A pior defesa é a do Linense que sofreu 15 gols. Lembro que a defesa do São Paulo já sofreu nada menos do que 13 gols.

*PRÓXIMOS jogos do Paulistão 2017. Sexta feira, Botafogo x Mirassol e Red Bull e Palmeiras (as 21h05). Sábado – Linense x Novorizontino, Corinthians x Santos (clássico será as 18h30 no Itaquerão) e São Bernardo x Audax. Domingo, São Paulo x Santo André (as 16 hs) e Ituano x Ponte Preta, em Itu, as 19 horas.

*NA SEGUNDA feira jogam Ferroviária x São Bento, em Araraquara. Esta será a sétima rodada da primeira fase do campeonato. Vão faltar cinco para chegar a final desta fase. Em seguida virá a fase dos mata matas. Um periodo em que os melhores vão tentar se classificar para a fase semifinal e final, até que um deles seja campeão.

*A COPA do Brasil também terá jogos neste meio de semana. Na quarta feira jogam ABC x Audax, de Osasco, Brusque x Corinthians, Ponte Preta x Cuiabá e PSTC x São Paulo. O jogo do Tricolor paulista será as 19h30. O jogo do Timão está programado para 21h45. Se houver empate no tempo normal a vaga será definida nos penais.

*SEVILHA virou em cima do Betis, num clássico regional do Campeonato Espanhol, e venceu seu tradicional adversário por 2 a 1, dentro da casa do rival. Jorge Sampaoli é o técnico do Sevilha e tem demonstrado enorme competência pois seu time é um dos que mais briga pelo primeiro lugar do campeonato. Esse treinador ainda vai longe.

*GANSO pertence ao Sevilha e não ficou nem no banco. Aliás, ele já não é relacionado a dez jogos para uma partida de seu clube. Parece que a saida para o ex meia do São Paulo será mudar de clube no final da temporada. Parece que, com Sampaoli ele não vai jogar mais. Lamento, pois considero Ganso um ótimo jogador de futebol.

*NO CAMPEONATO inglês o Chelsea caminha para ganhar o título. É lider disparado e o campeonato da Premiere League caminha para o seu final. Enquanto isso, o Leicester que foi campeão no ano passado de forma surpreendente, é um dos clubes mais ameaçados pelo rebaixamento na atual temporada. O que será que aconteceu?

*ELEIÇÕES no São Paulo só em abril, mas a guerra interna entre os dois grupos que brigam pela presidência tem sido bastante dura. Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, é o candidato da Situação e José Eduardo de Mesquita Pimenta, o da Oposição. Leco tem trabalhado bem e nos parece mais perto da reeleição neste momento.

*COMO é presidente, Leco tem procurado reforçar o elenco com grandes nomes e isso tem feito bem a sua imagem. Afinal, num clube de futebol o importante é investir forte no elenco para tentar ganhar títulos. O resto é resto e interessa pouco. Mas Mesquita, que já foi presidente em fase dourada do clube, sonha em ser eleito.

*GOSTO do Mesquita como pessoa. Também sou daqueles que aplaudiu sua gestão quando deu títulos importantes ao São Paulo (entre eles Libertadores e mundial inter clubes). Mas parece que como ocorreu com Carlos Miguel Aidar que voltou depois de muitos anos e fez tanta besteira que acabou afastado, Mesquita está desatualizado.

*EM ENTREVISTA recente ele provou que não tem condições de assumir o cargo que foi seu muitos anos atrás. Explico. Ele disse que seria favorável a trazer Carlos Miguel Aidar de volta ao clube, o que é um erro crasso. Aidar foi banido do São Paulo porque cometeu erros graves e dizem que até se apoderou de dinheiro do clube.

*PARA piorar, Mesquita condenou a contratação do centro avante Pratto, um dos melhores atacantes do futebol brasileiro hoje em dia. Não dá para acreditar que um candidato à presidência de um clube de futebol afirme que não contrataria Pratto. Foi um erro estratégico que ele cometeu e que prejudicou demais a sua imagem.

*DIANTE disso, acredito que Leco será reeleito presidente. Mesmo sabendo que Abilio Diniz, famoso empresário, apoia Mesquita e faz campanha por ele nos bastidores do clube. Mas sejamos francos. Eleger um candidato que quer trazer o confuso Aidar de volta ao clube e não quer contratar grandes jogadores, não merece ser presidente.

*FLAMENGO e Fluminense vão disputar o título da Taça Guanabara, que se refere ao primeiro turno do Campeonato Carioca de Futebol. No fim desta semana o jogo entre esses tradicionais adversários será disputado. Acredito mais no potencial do Flamengo que tem mais qualidade que seu adversário. O Fluminense prá mim é zebra.