Corinthians avança em SAF, mas quer manter participação dos torcedores com SAFiel
Projeto de SAF no Corinthians exige aprovação rigorosa e mantém poder nas mãos dos sócios.
Reforma no estatuto do Corinthians prevê SAF, mas garante maioria e gestão aos associados.
São Paulo, SP, 28 (AFI) – O Corinthians deu um passo importante para se tornar Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O clube apresentou um projeto de reforma estatutária que permite a mudança, mas garante o controle majoritário nas mãos dos associados.
A proposta, detalhada nesta segunda-feira, deve ser votada ainda este ano por conselheiros e sócios.
Segundo o anteprojeto, a transformação em SAF depende de análise do Conselho de Orientação (Cori) e aprovação do Conselho Deliberativo, exigindo dois terços dos votos dos conselheiros presentes.
O texto também determina uma auditoria independente e um processo de due diligence, passando por avaliação econômica, jurídica e ambiental do clube antes de qualquer decisão avançar para a assembleia geral.
REFORMA DO ESTATUTO
O presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, explicou em coletiva que o parecer do Cori será apenas uma recomendação. Ele esclareceu ainda que o quórum de dois terços vale para os votantes presentes, não para o total de possíveis votantes.
O texto da reforma é enfático ao proibir que investidores externos assumam o controle majoritário da SAF, reforçando a proteção da identidade, tradição e história do Corinthians. O clube deverá ficar com pelo menos 51% do capital social da empresa que administrar a SAF, além de garantir que 10% da receita líquida vá diretamente para os cofres alvinegros.
SAFIEL
A possível mudança enfrenta resistência entre conselheiros e sócios, mas o debate cresce entre a torcida. Um projeto batizado de “SAFiel” será apresentado oficialmente nesta terça-feira, no Museu do Futebol, prevendo participação dos torcedores como acionistas.
Os representantes do SAFiel já dialogaram com setores do clube e torcidas organizadas, além das lideranças do Conselho.
No meio dessa movimentação, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno, que já defendeu a camisa do Corinthians, chegou a manifestar interesse em investir na SAF.
Depois, afirmou não ter intenção de “estar dentro do futebol”.






































































































































