Vocês já perceberam como o Corinthians está bagunçado neste final de ano? É briga entre dirigentes, é fogo amigo contra candidaturas já oficializadas, é contratação de treinador que não se confirma, é definição de algumas contratações que ainda não foram concretizadas porque o clube passa por um momento de transição. E tudo isso acontece porque as eleições no clube estão programadas, de forma totalmente equivocada, para o mês de fevereiro do ano que vem, quando, por uma questão de logística, deveriam ser realizadas em dezembro ou, no mais tardar, na primeira semana de janeiro do próximo ano.
Tite acertou sua volta ao Corinthians, depois da da saída anunciada de Mano menezes
Assim, o presidente cujo mandato está chegando ao fim, não ficaria tão enrolado para resolver certos problemas, quando sabe que ao tentar fazê-lo pode estar na contramão daquilo que o futuro presidente do clube gostaria que fosse. Vamos citar o caso Tite, como exemplo. Roberto Andrade, candidato da Situação, gostaria de ter Tite de volta. Mário Gobbi, atual presidente, não gosta do treinador e tem sérias dificuldades em negociar com ele.
Mas e se Gobbi atende o desejo de Andrade e contrata Tite, mas quem ganha as eleições é o candidato da Oposição (que pode querer outro técnico)? E as contratações, como ficam? Segundo Roberto Andrade, Cristian já está apalavrado (ou até contratado) e pelo menos mais três jogadores já fecharam acordo com o Corinthians, mas e se ele não vencer? Como ficam o clube e os jogadores contatados? São problemas sérios, que deveriam ser resolvidos à curtíssimo prazo e que os responsáveis pelo assunto estão demorando para definir.
Como consequência, o Corinthians pode iniciar sua participação na Libertadores 2015 no dia 28 de janeiro, sem um técnico definitivo, sem reforços e sem o preparo ideal para encarar essa que é a mais badalada e difícil competição das Américas. Se as eleições fossem agora, no entanto, todos esses problemas seriam resolvidos rapidamente pelo presidente eleito e o clube poderia então fixar-se apenas na sua preparação para a estréia na Copa Libertadores.
É por isso que defendo a tese de que no próximo mês de janeiro o Conselho Deliberativo do Corinthians se reúna extraordinariamente e mude o item dos estatutos relacionados as eleições no clube. Que marquem esse evento para dezembro ou janeiro e o retirem de fevereiro como acontece agora.
Assim, toda essa confusão que toma conta do clube neste momento, não acontecerá mais e o clube terá mais facilidade para reiniciar suas atividades normais no ano seguinte as eleições, sem passar pelo sufoco que Mário Gobbi e sua diretoria estão passando agora. E já que abordamos esse tema aqui na abertura da coluna, fazemos a pergunta: será tão difícil assim promover essa mudança nos estatutos dentro das próximas semanas?
Com a palavra o atual presidente do CD corintiano, já que é ele quem deve convocar essa reunião Extraordinária para discutir o assunto. Ou será que esse presidente é daqueles que só ocupam cargos no clube de olho na carteirinha que lhe dá acesso gratuito a treinos e jogos do Corinthians durante cada ano letivo???
C * U * R * T * A * S
* GUERRERO garante que não vai abrir mão do que pediu pois acredita que o Corinthians pode lhe pagar o que pede. Mário Gobbi insiste em não pagar tudo o que o atacante quer porque se o fizer abrirá um buraco gigantesco no orçamento mensal do clube (com possibilidade até de não ter dinheiro para pagar). Diante disso, como resolver a situação? Acho que esse caso vai se arrastar.
Guerrero promete endurecer para renovar contrato com o Corinthians de Tite
* DE QUALQUER maneira, uma declaração de Guerrero deixa a fiel mais tranquila. Ele afirma que “no Brasil, só defendo um clube, o Corinthians”. Assim, não adianta o Inter, de Porto Alegre, fazer proposta, porque o peruano não quer deixar o Timão. Fica até ganhando menos do que o Corinthians está disposto a pagar. E diz mais: “jogo a Libertadores no Corinthians até sem ganhar nada”.
* CORINTHIANS paga Pato, Sheik e Douglas apesar dos três terem deixado o clube. Os gastos chegam a quase 4 milhões de reais por mês. Uma fortuna. Seria bom a diretoria alvinegra iniciar o ano colocando um ponto final nesse despropósito. Negocie esses jogadores em definitivo, mesmo por preço menor, mas fique livre logo desse encargo mensal que detona as finanças da agremiação.
* TITE já trabalha pelo Corinthians nos bastidores. Dirigentes da Situação o tem ouvido na hora de procurar reforços. Há jogadores que o próprio Tite indicou e que os atuais diretores do departamento de futebol correm atrás para contratar. A idéia da diretoria é dar ao novo treinador corintiano o que for melhor em matéria de reforços. Lógico, com cautela para não gastar muito.
Modesto Roma Junior: dura missão de arrumar a bagunça no Santos
* MODESTO Roma Junior é o novo presidente do Santos. Ele vai administrar o clube nos próximos três anos. É filho de um dos maiores diretores do clube, Modesto Roma, que trabalhou com Athiê Jorge Cury um dos melhores presidentes que o Peixão já teve em toda a sua história. Ou seja: Modesto nasceu dentro do Santos. Viu seu pai trabalhar. E pode fazer uma ótima administração.
* ELE CHEGA cheio de planos. Disse que vai contratar para gerenciar o futebol do clube, Dagoberto Santos, que já conhece bem o Santos. Pretende construir um novo CT para formação de jovens valores e fazer uma profunda reforma no estádio de Vila Belmiro. Ele vai procurar parceiros, investidores que estejam dispostos a trabalhar por um Santos mais organizado, bem mais moderno.
* NAS URNAS, Modesto ganhou 1.321 votos. Ele tem sessenta e dois anos. Foi uma luta bem difícil atingir essa votação porque os associados do clube estavam bastante divididos entre os cinco candidatos à presidente. Mas sua vitória foi justa e indiscutível. Foi no voto, sem cambalachos ou jogadas de bastidor. Um presidente legítimo que promete tirar o Santos do buraco em que está.
* ASSIM que assumir prá valer, Modesto Roma vai criar um departamento só para cuidar do sócio torcedor. Ele vê nesse projeto uma chance de arrecadar um bom dinheiro mensal para ajudar nas despesas do departamento de futebol. Outro objetivo à curto prazo é resolver as pendências do futebol do clube. Leandro Damião, por exemplo, pode ser negociado com o Cruzeiro de Minas.
* SERÁ feito um levantamento de custo beneficio para cada um dos atletas que compõem o elenco. Quem não mostrou serviço na atual temporada será negociado. Também serão procurados reforços pontuais, para cobrir as lacunas que o clube possui em sua equipe titular. Ideia também é diminuir os custos da folha de pagamento que está muito alta. Salários podem ser renegociados em janeiro.
Carlos Miguel Aidar tenta agilizar arrumação no São Paulo
* ENQUANTO O Santos está de cara nova com a presença de um novo presidente, o São Paulo, com Carlos Miguel Aidar, trabalha rápido para arrumar o elenco para a próxima temporada. Wesley, ex Palmeiras, foi mesmo contratado. Carlinhos, ex lateral do Flu, também já assinou contrato. Ordem agora é fechar com o lateral direito Bruno, do Flu. Sonho é trazer Conca para o meio de campo.
* BRENO já ligou da Alemanha dizendo que está chegando. Ele foi liberado pela Justiça alemã. Disse que deve pegar um avião no dia 20 e desembarcar em São Paulo no dia 21, Deve procurar os dirigentes do São Paulo em seguida. Deve iniciar treinamentos a partir de 8 de janeiro no CT da Barra Funda. Como está fora de forma, vai demorar pelo menos dois meses para disputar posição.
* OUTRO objetivo do São Paulo é ter um atacante rápido para entrar no ataque tricolor ao lado de Luis Fabiano ou Alan Kardec. O nome é o de Thiago Mendes, jovem revelação do Goiás. O negócio está um pouco enrolado mas tudo indica, até janeiro esse jogador já estará no Morumbi para assinar contrato. Muricy conhece bem o jogador e já deu seu aval para que o clube procure contrata-lo.
* NO FUTEBOL carioca, o Botafogo anunciou que seu novo técnico será Renê Simões, que entra no lugar de Mancini, que foi demitido. O Vasco tentou Gilson Kleina, mas não foi feliz. O treinador pediu muito. Como segunda opção, Doriva aceitou proposta e já assinou. Será o novo técnico do Vasco na próxima temporada. Uma temporada financeiramente muito ruim para o clube de Eurico.
* DECIDIDO. Oswaldo de Oliveira é mesmo o novo técnico do Palmeiras. Ele vai ganhar 350 mil reais por mês, o maior salário que um treinador já recebeu no clube com Paulo Nobre. Oswaldo deve passar o final deste ano em reuniões permanentes com a diretoria para criar o projeto Verdão 2015. Ele vai analisar o elenco, escolher quem serve e definir quem não serve e discutir reforços.
* CONSIDERO essa uma boa contratação do Palmeiras. Oswaldo é, sem dúvida, um bom treinador. Conhece futebol, sabe armar um time e é um vencedor (já ganhou vários títulos por onde passou). Dirigiu os quatro grandes do Rio e os três de São Paulo (o Palmeiras será o quarto). Foi campeão mundial pelo Corinthians no primeiro torneio interclubes organizado oficialmente pela Fifa.
* COM OSWALDO contratado, a diretoria palmeirense também saiu à cata de reforços. Primeiro nome é o de Rafael Sobis, que está deixando o Fluminense. Outro poderá ser o centro avante Fred, que também fala em deixar o Tricolor carioca. E tem mais gente por aí. Paulo Nobre prometeu e pode mesmo montar um time que poderá trazer grandes alegrias a torcida do Palmeiras. Até que enfim.
* NA ÚLTIMA coluna fiz um balanço da Série A do Campeonato Brasileiro. Desta vez pretendo fazer o mesmo com a série B, mas só levando em consideração a campanha dos clubes paulistas. A começar pela Ponte Preta. Ela trabalhou bem, mas falhou no rush final. Tinha tudo para ser a campeã da série. Não conseguiu. Ainda assim devemos aplaudir sua campanha. Mostrou qualidade.
* PARA QUE vocês tenham uma idéia, a Ponte faturou 69 pontos em trinta e oito jogos. Conseguiu quatorze vitórias, doze empates e perdeu apenas sete jogos. Marcou 61 gols e sofreu 38. A defesa foi pior que o ataque. Ainda assim, o time, no geral, mostrou equilíbrio. Se reforçar com competência, pode ser um dos destaques do Campeonato Brasileiro de 2015 que começa no mês de maio.
* O OESTE foi bem pior que a Ponte. Só somou 48 pontos em 38 jogos. Ganhou apenas doze vezes. Também empatou doze e perdeu quatorze (um exagero). Marcou 39 gols (média de um por partida) e sofreu 48. Seu time mostrou total desequilíbrio. Aproveitou-se bem em algumas oportunidades do fator mando. Mas, ainda assim, deixou a desejar. Precisa melhorar muito para 2015.
* O BRAGANTINO, que sempre foi um adversário perigoso quando jogava em casa, decepcionou no Brasileirão deste ano. Alias, sua campanha foi pífia. Por pouco não caiu para a série C, o que seria um verdadeiro desastre. Somou apenas 46 pontos. Venceu treze jogos, empatou sete e perdeu dezoito. Foi demais. Um time fraco e mal preparado. Precisa mudar tudo. Do técnico ao elenco.
Marquinho Chedid promete mudanças drásticas no Bragantino em 2015
* ALIAS, o presidente do Braga, Marquinho Chedid, já disse dias atrás que vai mudar tudo no Bragantino. Vai praticamente começar do zero. Não quer mais passar o sufoco que passou na temporada deste ano. E ele está certo. O Bragantino tem tradição. Merece um time melhor. Um time que consiga no ano que vem voltar a série A do Campeonato Brasileiro. Chega de derrotas e mau futebol.
* O PIOR time paulista na Série B, foi também o pior do campeonato. Falo da Portuguesa de Desportos que só faturou 25 pontos em toda a competição. Teve apenas quatro vitórias. (campanha ridícula). Empatou treze e perdeu vinte e uma partidas. Marcou apenas 21 gols e sofreu 59. Sua defesa foi uma peneira. Talvez seja o pior time da Portuguesa nos últimos vinte anos. Um vexame.
* A LUSA, por sinal, passa por crise histórica. Nunca o clube foi tão mal administrado. Maior culpado foi Manuel da Lupa, um péssimo presidente. Só fez besteiras e há quem diga que ele ganhou muito dinheiro em cima do clube. Ao deixa-lo passou o bastão para Ilídio Lico. Em tese, um homem de bem. Mas o que ele tem feito nos últimos meses, muda totalmente essa impressão inicial.
* PARA começar, Ilídio Lico pediu empréstimo à CBF e depositou tudo em sua conta pessoal. Foram um milhão, trezentos e cincoenta mil reais. Uma bolada. Até agora não prestou contas dessa grana toda. Pior. Inventou um projeto que prevê a venda do estádio do Canindé e a construção de outro, menor e mais confortável. Se tentar viabilizar o projeto pode enterrar a Lusa definitivamente.
* HÁ QUEM diga que Ilídio criou esse projeto para ganhar ainda mais dinheiro em cima do clube que está acéfalo. Os associados e os conselheiros nada fazem. Abandonaram o clube ao Deus dará. Com isso, oportunistas como Ilídio Lico tentam se aproveitar do momento para fazer dinheiro com o patrimônio do clube. Alguém precisa tomar uma providência ou a Portuguesa vai desaparecer.
Paulo Nobre, do Palmeiras, tomou outro drible de Carlos Miguel Aidar
* A GUERRA particular entre Carlos Miguel Aidar, presidente do São Paulo e Paulo Nobre, presidente do Palmeiras, está cada vez mais acirrada. O fato mais recente foi a contratação de Wesley, pelo São Paulo. Aidar deu outro passa moleque em Nobre, que não conseguiu segurar o jogador. Empresários do jogador tentaram libera-lo desde já, mas, de birra, Nobre vetou a liberação do atleta.
* ESSA guerra só prejudica os grandes clubes porque toda vez que eles precisarem se unir para defender seus interesses, São Paulo e Palmeiras, por exemplo, não estarão no mesmo barco. Assim como o Corinthians, que também não se dá bem com o São Paulo. Andres Sanchez odeia o Tricolor e está sempre em pé de guerra com seus dirigentes. Com Paulo Garcia talvez isso possa mudar.
* ACHO que a rivalidade é saudável, mas até certo ponto. Não pode haver radicalização. Os dirigentes dos grandes clubes precisam se entender, em especial, para fazer frente aos seus pseudos inimigos que são a TV Globo, os jogadores (através do Bom Senso) e os empresários (que ganham muito em cima dos jogadores dos grandes clubes e deixam pouco para quem revela atletas.
* NA EUROPA, os grandes clubes adotam outro sistema de acordos com as tvs. A Liga Inglesa, por exemplo, divide cotas e não aceita que uma só emissora domine a transmissão dos jogos. Há uma lei que obriga a divisão. Se isso pega no Brasil, a Globo transmitiria jogos do Corinthians, a Record do São Paulo, a Bandeirantes do Palmeiras e a Rede TV do Santos, só para dar um exemplo.
* HAVERIA outro tipo de contrato para as emissoras de sinal fechado como Sportv, Fox, ESPN e assim por diante. Seria mais democrático. Esse negócio da Globo pagar por um pacote fechado e ter o direito de colocar as transmissões de jogos no horário que lhe interessa ou até de pagar e não transmitir para São Paulo uma final de Copa do Brasil, como aconteceu esse ano, não aconteceria.
* SABEM quanto o São Paulo vai ganhar da Under Armour por um contrato de quatro anos? Nada menos do que 72 milhões de reais. Dá aproximadamente 18 milhões por ano. Um belíssimo contrato. A Armour como já disse aqui é uma gigante entre os fabricantes de material esportivo nos Estados Unidos. Veste alguns dos times de ponta do esporte americano. Um belo parceiro para o Tricolor.
* O CONTRATO entre São Paulo e Penalty ainda continua de pé. Nos seus primeiros jogos de 2015, o São Paulo vai usar peças do novo uniforme criado e já fabricado pela Penalty. Mas no final de fevereiro, o contrato será rompido e o clube fará seu material em outro lugar até chegar maio, quando, no Brasileiro do ano que vem o São Paulo passará a vestir Armour. Até o final de 2018.