Corinthians busca quebrar tabu contra Palmeiras na Copa do Brasil

Timão joga por empate ou vitória para avançar, enquanto Verdão busca reverter desvantagem.

Corinthians tenta eliminar Palmeiras pela primeira vez fora do Paulistão e avançar na Copa do Brasil 2025.

Foto: Rodrigo Coca/SC Corinthians
Foto: Rodrigo Coca/SC Corinthians

São Paulo, SP, 5 (AFI) – O Corinthians entra em campo nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil, tentando encerrar um incômodo tabu diante do Palmeiras em confrontos eliminatórios fora do Paulistão. Após vencer o jogo de ida por 1 a 0 na Neo Química Arena, o Timão precisa de um empate ou nova vitória no Allianz Parque para garantir a vaga nas quartas e, de quebra, eliminar o Verdão pela primeira vez em mata-matas nacionais ou internacionais.

Em toda a história do Dérbi, os rivais se enfrentaram 22 vezes em mata-matas, com 12 triunfos palmeirenses e dez corintianos. No entanto, excetuando os duelos pelo Campeonato Paulista, o Corinthians nunca superou o Palmeiras em eliminatórias de outras competições.

CONFRONTOS HISTÓRICOS ENTRE CORINTHIANS E PALMEIRAS

Fora do estadual, os clubes duelaram em cinco eliminações no século 20, com o Palmeiras levando a melhor em todas. Os encontros aconteceram nas finais do Torneio Rio-São Paulo (1951 e 1993), na final do Campeonato Brasileiro de 1994 e nas quartas e semifinais da Libertadores (1999 e 2000). Nessas partidas, aconteceram seis vitórias alviverdes, dois triunfos do Timão e dois empates.

Curiosamente, todos esses embates eliminatórios foram decididos em jogos de ida e volta, sempre no mesmo estádio: Pacaembu (1951, 1993 e 1994) e Morumbi (1999 e 2000).

COPA DO BRASIL 2025: TABU EM JOGO NO ALLIANZ PARQUE

Na atual edição da Copa do Brasil, o Corinthians chega com moral após o 1 a 0 conquistado no jogo de ida. Se vencer ou empatar, o Timão elimina o Palmeiras e quebra o jejum fora do estadual. Caso o Palmeiras vença por dois gols de diferença, carimba a vaga. Vitória alviverde por um gol leva a decisão para os pênaltis.

Confira os duelos eliminatórios fora do Paulistão:

  • Rio-São Paulo 1951 (final): Palmeiras campeão após vitórias por 3 a 2 e 3 a 1.
  • Rio-São Paulo 1993 (final): Verdão venceu a ida por 2 a 0 e empatou a volta em 0 a 0.
  • Brasileiro 1994 (final): Vitória alviverde por 3 a 1 e empate em 1 a 1.
  • Libertadores 1999 (quartas): Palmeiras 2 a 0 na ida, Corinthians 2 a 0 na volta; nos pênaltis, classificação palmeirense por 4 a 2.
  • Libertadores 2000 (semifinal): Corinthians venceu por 4 a 3, Palmeiras devolveu 3 a 2; nos pênaltis, triunfo alviverde por 5 a 4.

Os dados não consideram duelos pelo Torneio Início, competição estadual de curta duração e desempate por escanteios.