Corinthians não perde mais este título brasileiro
A diferença a partir desta rodada passou a ser de dez pontos. Missão impossível para seus concorrentes.
A diferença a partir desta rodada passou a ser de dez pontos. Missão impossível para seus concorrentes.
Na rodada deste último meio de semana só o Corinthians, entre os clubes paulistas, venceu seu jogo. E entre seus adversários mais diretos ao título brasileiro (Santos, Cruzeiro e Grêmio), só o time de Mano Menezes conseguiu a vitória.
A diferença a partir desta rodada passou a ser de dez pontos. Ou seja, o Corinthians está três rodadas adiantado em relação aos seus mais diretos seguidores. Tem “gordura” de sobra para gastar.
E dos onze jogos que faltam para ele chegar ao final da competição, cinco serão em casa, o que nos leva a crer que tem tudo para ganhar mais quinze pontos daqui até o jogo final do campeonato.
Devemos ainda acrescentar que o Santos que temos visto neste momento é um time que joga para não perder. Que não tem a ousadia de um campeão e que por isso mesmo, não vai fazer muitos pontos em seus próximos jogos.
O mesmo pode-se dizer do Grêmio que, segundo seu técnico Renato gaúcho, já jogou a toalha. Assim, só o Cruzeiro, que mesmo depois de ganhar a Copa do Brasil manteve seu ritmo, tem alguma chance de alcançar o Timão.
Particularmente, no entanto, não acredito nisso. O Cruzeiro, a meu ver, fará o necessário para manter-se acima de Santos e Grêmio e chegar ao final como vice campeão brasileiro.
Como campeão, acredito que só o Corinthians tenha essa possibilidade. Diante disso, quando faltam onze rodadas para o campeonato terminar, não tenho nenhum medo de dizer que o time de Fábio Carille já é o virtual campeão brasileiro da temporada.
Não vejo nenhuma chance de seus perseguidores o alcançarem. A fiel, portanto, já pode começar a preparar as faixas e a festa. Ninguém mais vai conseguir alcançar o Corinthians!!!
C * U * R * T * A * S
* DEPOIS de oscilar muito do início do segundo turno para cá, o Corinthians finalmente conseguiu uma boa vitória no meio desta semana contra o limitado Coritiba, que é um dos últimos colocados do campeonato. Ainda assim, o jogo não foi fácil. O Corinthians só deslanchou no rush final do segundo tempo. Uma vitória justa por 3 a 1.
* CLAYSON foi o herói do jogo com dois gols. Jô voltou a marcar e agora tem 14 gols no campeonato. Jadson também melhorou de produção. Esteve mais solto durante o jogo mas cansou no final. Cássio fez algumas defesas de alto nível. Prova que está em grande forma neste momento. Carille trabalhou bem e acertou nas substituições.
* COM A VITORIA o Corinthians avançou mais três pontos na tabela de classificação do campeonato. É líder disparado e se vencer cinco partidas até o final do ano será o grande campeão da temporada. Em tese, não há como impedir o Timão de chegar ao título. A diferença é muito grande e mesmo oscilando ele deve chegar bem ao título.
SINA DO SÃO PAULO
* O SÃO PAULO continua na sua sina de manter-se sempre entre os últimos colocados do Brasileirão. Ganha um jogo, perde dois, empata outro. É um time que não mantém um ritmo, que conta com alguns jogadores em péssima fase e, por isso mesmo, não decola no campeonato quando já entramos no rush final do Brasileirão.
* NA QUARTA feira que passou o Tricolor perdeu mais uma. Foi massacrado pelo Atlético Mineiro, não viu a cor da bola e teve sorte de não ser goleado. O placar final (1×0) que deu os três pontos ao Galo, foi tremendamente justo. Aliás, não fosse Sidão e o juiz e o Atlético teria vencido o São Paulo por goleada. Sidão foi o melhor do time.
* NESTA exibição alguns jogadores do time de Dorival Junior só merecem críticas. O principal deles é Pratto, um centro avante lento, que passa mal, não dribla, não chuta e não cabeceia. E quando o faz, o faz mal. Um jogador que não justifica os milhões pagos por ele e que há onze jogos não faz um só gol pela camisa que veste.
* NA LINHA de zagueiros destaque só para Militão. Ele joga muita bola. É eficiente na marcação, na ajuda à defesa e até no apoio ao ataque. Está em alta. Em compensação os zagueiros Bruno Alves e Rodrigo Caio falharam muito. Em especial o primeiro que levou um passeio de Robinho, melhor jogador do Atlético MG.
* PETROS tem mantido um bom nível de atuações. Mas o argentino Gomes e o jovem Lucas Fernandes tem produzido um futebol que não os habilita a ficar muito mais tempo na equipe titular. O mesmo ocorre com o atacante Marcos Guilherme. Ele oscila demais. Aliás, o ataque tricolor é um dos piores do campeonato até agora.
* MAS NÃO são só os jogadores que merecem críticas no São Paulo. Também o técnico Dorival Junior tem falhado demais e já há quem diga que ele não continua em 2018. Ele escala mal, escolhe mal o esquema tático, substitui mal e demora para mudar o time quando a produção é baixa. Falta visão de jogo e ousadia ao treinador.
EMPATE EM CAMPINAS
* FUTEBOL de Ponte Preta e Santos foi meia boca no jogo que esses dois times disputaram em Campinas. O Peixe não mostrou postura de vice líder e esteve mais preocupado em não perder do que em vencer o jogo do Moisés Lucarelli. A Ponte está em baixa. Tecnicamente mal. Fez um jogo de baixo nivel, sem criatividade.
* NA VERDADE, a Macaca só não está na zona de rebaixamento por acaso. Pelo que tem apresentado, merece até o rebaixamento. Já o Santos de Levir não tem ousadia. Não agride. É muito preocupado em não tomar gols. O que o técnico precisa entender é que para disputar título é preciso ousar. Não é o que o time do Peixe tem feito.
* RESULTADO final em Campinas (1 a 1), foi mais do que justo. Ninguém merecia vencer. Destaque para a luta de Ricardo Oliveira em busca do gol. Acabou conseguindo num cruzamento que ele aproveitou bem de cabeça. Vanderlei e Aranha jogaram muito. Foram grandes destaques do jogo. Os demais, ficaram devendo bom futebol.
POBRE PALMEIRAS
* PALMEIRAS só empatou no Pacaembu com o Bahia em 2 a 2, na quinta feira à noite. O jogo foi equilibrado e os dois times não ousaram muito no primeiro tempo. Depois, soltaram-se um pouco e foram capazes de mostrar um pouco de futebol para os 25 mil torcedores que foram ao estádio. Mas o espetáculo foi de baixo nível.
* ISSO VEM de encontro ao que falo desde o início do campeonato. O elenco do Palmeiras não é qualificado. Tem apenas alguns bons jogadores e outros que nem mereciam jogar no Verdão. O Palmeiras está desordenado, não tem padrão de jogo e Cuca não sabe mais o que fazer. Pode até ficar fora da próxima Libertadores.
* PRASS foi o grande destaque do Palmeiras. Fez defesas milagrosas. Não fosse ele e o Verdão perderia o jogo em casa. Defesa palmeirense apresentou falhas inacreditáveis. Prova da incompetência de seus zagueiros e da falta de esquema para evitar as jogadas adversárias. Felipe Mello voltou e foi aplaudido pela torcida.
* CUCA não devia ter voltado ao Palmeiras. Seu trabalho nesta fase tem sido muito contestável. Os resultados, deprimentes. E olha que a diretoria e principalmente a Crefisa gastou um montão de dinheiro para montar um elenco forte. Não conseguiu. E o Palmeiras vai terminar o ano sem ter conquistado nenhum título. Um vexame. Por isso, caiu.
MUITAS EMOÇÕES
* TODOS os resultados da vigésima sétima rodada do Brasileirão 2017. Botafogo 2 x Chapecoense 1. Atlético PR 2 x Atlético GO 2. Corinthians 3 x Coritiba 1. Grêmio 0 x Cruzeiro 1. Avaí 1 x Vasco da Gama 2. Flamengo 1 x Fluminense 1. Vitória 1 x Sport Recife 2. Ponte Preta 1 x Santos 1 e Palmeiras 2 x Bahia 2. Faltam só 11 rodadas.
* A PRÓXIMA rodada será disputada neste final de semana. No sábado,.Vasco da Gama x Botafogo (clássico carioca). São Paulo x Atlético Paranaense. No domingo, Fluminense x Avaí. Sport Recife x Atlético Mineiro. Atlético Goianiense x Palmeiras. Chapecoense x Flamengo. Coritiba x Grêmio PA e Bahia x Corinthians.
* OS PRIMEIROS seis colocados do campeonato são Corinthians com 58 pontos ganhos. Santos com 48. Cruzeiro com 47. Grêmio Porto Alegrense com 46. Palmeiras com 44 e Botafogo com 43 pontos. Na Z4 estão São Paulo com apenas 31 pontos ganhos. Avaí com 30. Coritiba com 28 e Atlético Goianiense com apenas 26 pontos.
* NUMA PRÉVIA do que pode acontecer diríamos que no clássico carioca há equilíbrio. No jogo do São Paulo também tudo pode acontecer (Tricolor está muito mal). O Flu terá dificuldades para bater o Avaí. Palmeiras vai sofrer em Goiânia, assim como o Atlético MG no Recife.Chape pode bater no Fla. Corinthians sofre em Salvador, Bahia.
* ALGUNS tópicos ainda envolvendo a Seleção Brasileira. Comecemos por Neymar, que é o craque do time e o jogador que pode desequilibrar. Mas se ele continuar a peitar adversários, praticar faltas bobas e a fazer “cinema” em que cada entrada mais ou menos do adversário, ele pode receber cartões e prejudicar a Seleção Brasileira.
ENCENAÇÕES DE NEYMAR
* NEYMAR precisa entender que os árbitros não vão gostar de suas encenações e, em pouco tempo, estará marcado por eles dentro ou fora de uma Copa do Mundo. E como ele é o único jogador que pode desequilibrar as coisas em favor do Brasil, sua falta de equilíbrio emocional pode até tirar o Brasil dos jogos finais da Copa da Rússia.
* O PIOR DE tudo é o gênio complicado desse jogador. Ele se acha um Deus dentro ou fora de campo. Se as coisas não correrem como ele espera, ficar nervosinho e começa a criar problemas dentro de campo. Na verdade Neymar é um “mascarado”, um tremendo mau caráter e uma figura humana de personalidade muito difícil.
* O PIOR é que Tite não tem em mãos alguém que possa substitui-lo à altura caso Neymar não possa jogar. Se isso ocorrer, o Brasil não chega nem perto do título mundial de 2018. Vai ficar pelo caminho. Tudo por causa de um menino minado, cheio de vontades que já mostrou que não aceita ser controlado. Problema sério para o Tite.
* NOS DOIS últimos jogos do Brasil senti que o talento Phillippe Coutinho negou fogo. Não jogou nada. No auge de sua forma, costuma até desequilibrar. Mas jogando como está não merece nem ser titular. Assim, que Tite fique de olho nele e procure convence-lo a se preparar melhor. Com o futebolzinho atual não pode ser titular do time.
* O TAL DE Alex Sandro, que jogou como lateral esquerdo nos últimos jogos da Seleção, é muito bom jogador. Pode sim ser o reserva de Marcelo, que é o titular absoluto da posição. Ao lado dele há Felipe Luiz, também um jogador à nível de Seleção. Ederson, goleiro que estreou com Tite, mostrou ser um goleiro de excelente nível.





































































































































