Neo Química Arena e Corinthians têm maior média de público no início do Brasileirão desde 2015

Nos dois primeiros jogos deste ano, o clube alvinegro soma mais de 86 mil torcedores; crescimento é de 10,5% comparado a 2023

Contra Atlético-MG e Fluminense, mais de 86.436 pessoas (em média, 43.218 por jogo) lotaram as arquibancadas da casa alvinegra.

Corinthians
Crédito: Dafiny Alves/Agência Corinthians

São Paulo, SP , 03 (AFI) – O Corinthians recebe o Fortaleza neste sábado (4), às 21h, pelo Brasileiro, e deve encontrar um bom público na Neo Química Arena. Neste início de competição, o clube soma a maior média de torcedores presentes desde 2015. Contra Atlético-MG e Fluminense, mais de 86.436 pessoas (em média, 43.218 por jogo) lotaram as arquibancadas da casa alvinegra.

Em 2024, o Corinthians colocou, pela primeira vez desde a inauguração de seu estádio, mais de 40 mil torcedores nos dois primeiros jogos do Brasileirão. Em comparação a 2023, o crescimento médio do público foi de 10,5%; em relação a 2022, o primeiro ano com o retorno total dos torcedores após a pandemia, o aumento foi de 28,9%.

O início desta temporada contrasta com a realidade de 2015, ano em que o clube sagrou-se campeão brasileiro e que teve seu estádio à disposição desde as primeiras rodadas da competição.

Cerca de 56 mil torcedores, 30 mil a menos do acumulado em 2024.

Com o aumento de público, o Corinthians também acumula uma receita bruta milionária. Nos dois primeiros jogos, o clube somou mais de R$ 5 milhões – exatos R$ 5.305.722,50.

”Era uma promessa de campanha, da gente ter 70% da nossa Arena para o corintiano, para o povo e com ingressos populares”, afirmou Augusto Melo, presidente do Corinthians.

Somatório de público na Neo Química Arena no início de cada Brasileirão

2024: 86.436
2023: 78.228
2022: 67.077
2019: 66.802
2018: 69.127
2017: 71.639
2016: 67.106
2015: 56.749

Pelos números, o maior crescimento de público se deu após o hiato em 2020 e 2021, devido à pandemia da Covid-19. Isso se deve a ações do clube junto ao torcedor e na Neo Química Arena, como camarotes, ativações de marketing e promoções – como as citadas pelo presidente alvinegro.

“É uma característica da torcida do Corinthians se fazer presente em todas as oportunidades, independente da fase. É um torcedor apaixonado, que gosta de estar sempre acompanhando o clube.

Isso explica o aumento da média de público que, costumeiramente, é alta. Por isso, trabalhamos para oferecer a melhor experiência possível aos fãs, que vão ao estádio buscando vivenciar ótimos momentos”, comenta Léo Rizzo, CEO da Soccer Hospitality, empresa que administra o camarote FielZone.

Entre março e abril, período que o clube ficou longe de sua casa devido à eliminação precoce na fase de grupos do Campeonato Paulista, os camarotes promoveram ações junto aos torcedores.

No retorno, o recorde de público indica uma “saudade” do torcedor em prestigiar o time na Neo Química Arena.

Na 15ª posição na classificação, com quatro pontos, o time alvinegro busca confirmar sua força como mandante para escalar posições na tabela. A partida, inicialmente marcada para às 16h (de Brasília), teve seu horário alterado para às 21h. A alteração pode resultar em um reembolso de ingresso dos torcedores – o clube disponibiliza canais para o atendimento.

Alessandro Tomazelli, sócio-diretor da Companhia do Tomate, empresa responsável por gerenciar o Camarote Arena Kids afirmou que os ingressos desse setor estavam esgotados para o duelo diante da equipe cearense antes mesmo da alteração.

“Os ingressos acabaram rapidamente para este duelo. Com a alteração de horário, houve alguns cancelamentos, mas os ingressos foram revendidos rapidamente também e as ações para a partida foram todas mantidas”, explicou.

O espaço Arena Kids é dedicado para as famílias e para o público infantil. “Aos finais de semana, a procura pelo espaço continua muito alta porque tem os diferenciais como a entrada em campo com os jogadores, oportunidade de ver o aquecimento dos jogadores de perto e isso tem sido aproveitado nas festas dos finais de semana.”

Embora a diretoria alvinegra não tenha informado a parcial de ingressos vendidos para o confronto, as duas vitórias seguidas contra Fluminense, pelo Brasileiro, e América-RN, pela Copa do Brasil, e a defesa de uma invencibilidade de quatro partidas em sua arena – o último tropeço aconteceu no dia 25 de fevereiro diante da Ponte Preta –, deve ajudar a impulsionar o público corintiano na arena na noite deste sábado na capital paulista.

Após empatar na estreia contra o Atlético-MG sem gols, os comandados do técnico português António Oliveira conseguiram boa recuperação ao bater o Fluminense por 3 a 0. Por outro lado, o Fortaleza não perde há cinco jogos do Corinthians (desde maio de 2021) e eliminou o clube na semifinal da Copa Sul-Americana em 2023.