Corinthians goleia com estilo e lídera sozinho o Brasileirão
Fez 4 a 0 sobre o Paraná, em Curitiba, e mostrou que é mesmo um dos favoritos ao título da competição.
Fez 4 a 0 sobre o Paraná, em Curitiba, e mostrou que é mesmo um dos favoritos ao título da competição.
São Paulo, SP, 24 – Incrível, mas é verdade. A regularidade do time dirigido por Fábio Carille nem bem começou o Campeonato Brasileiro de 2018 é de impressionar. Em duas rodadas, seis pontos ganhos, Melhor ataque e defesa menos vazada. Isso depois de ganhar o último Paulistão e de liderar de forma isolada seu grupo na Copa Libertadores de América.
A vitória corintiana no domingo pela manhã foi insofismável. Fez 4 a 0 sobre o Paraná, em Curitiba, e mostrou que é mesmo um dos favoritos ao título da competição.
Enquanto isso, o Santos que ganhou na estreia, perdeu já nesta segunda rodada O Palmeiras com muita dificuldade só ganhou por 1 a 0 do Inter no Pacaembu (Colorado teve um gol anulado injustamente) e o São Paulo ficou num magro empate sem gols contra o Ceará em Fortaleza.
Isso só para falar dos grandes clubes paulistas, porque, se resolvermos levar em consideração o que os outros grandes que disputam o Brasileirão deste ano, também eles não foram capazes de imitar o Corinthians neste brilhante início de campeonato.
TITULO JUSTIFICADO
No jogo de Curitiba o Timão justificou o título paulista conquistado recentemente. Com calma e competência, deixou o Paraná correr atrás do resultado e, no momento certo, marcou dois gols relâmpagos, ainda no primeiro tempo e destruiu a auto confiança adversária. Depois, foi só administrar o placar e aumenta-lo no segundo tempo com mais dois gols.
Foi a primeira grande goleada do campeonato. Um resultado justo conquistado fora de casa pelo atual campeão paulista e brasileiro. Uma prova de que é um time muito bem armado que deve ser considerado um dos grandes favoritos ao título da temporada (essa impressão já existe mesmo com o campeonato ainda no seu início).

MARATONA DE JOGOS
Único problema do alvinegro paulistano é o fato de apesar de ser muito eficiente ser obrigado por isso mesmo a encarar varias disputas ao mesmo tempo. Além do Brasileiro, vai começar nesta semana sua participação na Copa do Brasil.
Paralelamente, tem difíceis compromissos pela Copa Libertadores, que é, sem dúvida, um de seus maiores objetivos.
Serão jogos seguidos que vão desgastar muito o elenco e que poderão fazer alguns jogadores caírem de produção ou sofrerem contusões mais graves. Enquanto isso, o Santos já perdeu seu primeiro jogo no campeonato, numa prova de que seu time é frágil e não vai aguentar o rush.
O São Paulo está em fase de reformulação e tem sério problema de ataque e o Palmeiras apesar de ter um elenco que dizem é um dos melhores do Brasil, até agora não mostrou um futebol que justifique tanta fama. Uma prova de que, pelo menos entre os clubes paulistas, o Corinthians continua a ser o rei.
C *U * R * T * A * S
* ATÉ FAZER seus dois primeiros gols o Corinthians parecia um time sem inspiração. Totalmente fechado, mais preocupado com a defesa do que com o ataque e deixando o Paraná à vontade para fazer seu jogo. Mas depois dos gols marcados por Rodriguinho e Sidcley aos 24 e 26 minutos, o time cresceu, deu as cartas e viu o Paraná se desarticular.
No segundo tempo foi ainda pior para os donos da casa. O Corinthians fez mais dois gols através Clayson aos 34 e Gabriel aos 40 minutos, a goleada foi confirmada e a vitória totalmente definida.
* COMO disse acima, Rodriguinho foi o melhor do time. Mas outros jogadores brilharam. Casos de Cássio, com algumas defesas de qualidade; Sidcley que fez um gol de placa e Guerra, que não só ajudou na defesa mas também apoiou o ataque e até fez um dos gols do Corinthians. Em tempo.
Bom ressaltar a bela exibição de Mateus Vital. O garoto que veio do Rio, jogou muito. Está em franca evolução. Uma contratação acertada da diretoria corintiana. Nesta semana o atacante Roger, vindo do Inter, deve fazer sua estreia no time da Fiel.
TRICOLOR NÃO AGRADA
* NÃO gostei da exibição do São Paulo diante do Ceará. Tocou bola, foi aplicado, marcou bem mas não teve inspiração no ataque. Uma prova de que Diego Aguirre até agora, não conseguiu equilibrar seu time do goleiro ao ponta esquerda.
Nessa posição, por sinal, aconteceu neste domingo a estreia de Everton, que veio do Flamengo (passe custou 15 milhões de reais). Uma estreia apenas regular. Ainda não tem nenhum entrosamento com seus companheiros. Cueva jogou os noventa minutos e até produziu alguma coisa. Mas ainda está devendo.
* QUEM está bem e seguro é o goleiro Sidão. Ele se estabilizou como titular do time. Na zaga, Arboleda voltou a ser o grande destaque. Bem Militão. Rodrigo Caio teve atuação equilibrada e se machucou no fim. No meio campo, Petros foi melhor na marcação do que Hudson, já que Jucilei não jogou. Nenê entrou no segundo tempo e foi destaque. Trellez foi substituído porque não deu conta do recado. Muito boa também a produção de Régis, contratado junto ao São Bento de Sorocaba. Foi um tiro na mosca. O São Paulo ainda tem muito a evoluir.
VERDÃO, DEVENDO
* OUTRO time que precisa evoluir é o do Palmeiras. Passa jogo, entra jogo e Roger Machado não consegue fazer o Verdão brilhar. Seu futebol é truncado, sem inspiração e sem objetividade. E isso apesar da crônica esportiva dizer que o elenco verde é um dos ou o melhor do Brasil. Acho um exagero.
Na verdade o Verdão tem alguns bons jogadores. Mas falta transforma-los num time forte e competitivo. Coisa que Roger não conseguiu até agora. Diante do Inter, neste domingo, a qualidade do futebol palmeirense não trouxe alegria à sua torcida.
* DUDU merece destaque pelo gol que fez. Mas ainda ficou devendo uma atuação mais segura durante o maior tempo de uma partida. Na zaga não houve falhas como de outras vezes. Prova de que, pelo menos, por esse aspecto, Roger já conseguiu acertar as coisas.
Mas falta mais presença de área. Falta mais arremates. Já era tempo do Palmeiras estar jogando um futebol de melhor qualidade. Afinal, estamos no final de Abril. Daqui à pouco chega o meio do ano. Inter jogou futebol parecido e merecia o empate. Os dois times foram equivalentes.
GOLEIRO EVITOU PIOR PRO PEIXE
* O SANTOS perdeu sábado seu primeiro jogo no Brasileirão 2018. O Bahia fez um gol através Junior Brumado aos 48 minutos do segundo tempo e reabilitou-se no campeonato depois de uma derrota na sua estreia no campeonato na semana passada.
O time baiano mereceu vencer porque foi o time que mais procurou o gol durante os dois tempos do jogo. Não foi uma boa exibição do do time de Jair Ventura. Faltou qualidade no meio campo e competência no ataque. A defesa funcionou bem mas ainda assim deu espaço para o gol da vitória do Bahia.
* VANDERLEI, por sinal, foi, mais uma vez, um dos melhores do time. Fez defesas fantásticas. Mostrou muita segurança. Na zaga, David Braz destacou-se. No meio campo faltou inspiração. Mais uma vez Citadini mostrou que é um jogador limitado para ser titular do Peixe.
No ataque, Gabigol decepcionou novamente. Está apanhando da bola. Não faz gols. Já está na hora de Jair coloca-lo no banco, pois sua produção é muito aquém do que o Santos necessita. Novidade foi a volta de Bruno Henrique Falta ritmo, mas ele é muito bom jogador.
* IMPORTANTE lembrar que o Santos não vence o Bahia em Salvador desde 2003. Um tabu longo que incomoda o Peixe e sua torcida. Na estreia diante do Ceará, o time esteve melhor., Mas neste jogo em Salvador, a qualidade de seu futebol deixou a desejar.
A verdade é que Jair Ventura é bom técnico mas não tem um elenco de qualidade nas mãos. Diante disso, o provável é que o Santos faça um Brasileirão apenas regular. Não vai cair mas também não vai disputar o título. Será um participante, um coadjuvante. Uma decepção para seu torcedor.
RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO
* OUTROS resultados da segunda rodada do Brasileirão. Flamengo 2 x América Mineiro 0. Atlético Mineiro 2 x Vitória 1. Chapecoense 1 x Vasco da Gama 1. Fluminense 1 x Cruzeiro 0. Grêmio 0 x Atlético PR 0 e Sport 1 x 1 Botafogo .
* A CLASSIFICAÇÃO da Série A ficou assim depois dos resultados da segunda rodada. O Corinthians é líder com 6 pontos ganhos. Flamengo, Vasco, Palmeiras, São Paulo, Atlético PR e Grêmio tem 4.
América MG, Internacional, Santos, Atlético MG, Fluminense e Bahia tem 3. Botafogo Carioca 2; Vitória, Ceará, Chapecoense e Sport tem 1. Cruzeiro e Paraná não conseguiram somar nenhum ponto.
Destes, o mais surpreendente é o time de Mano Menezes que não vai bem na Libertadores e também tropeça no Campeonato Brasileiro. Por que será, hein?
VITÓRIAS PAULISTAS NA SÉRIE B
* A SÉRIE B do Brasileirão teve sequência no último final de semana. Clubes paulistas até que foram bem. O Oeste, por exemplo, empatou em 1 a 1 com o Juventude. O São Bento bateu no CSA, em Sorocaba.
O Guarani ganhou do Sampaio Correia, em Campinas, por 2 a 0. E a Ponte Preta venceu o Criciúma, lá em Santa Catarina, por 1 a 0. Esperança de que o futebol paulista poderá ter mais alguns representantes na série A, em 2019. Outros resultados. Boa Esporte 0 x Fortaleza, de Rogério Ceni, 2. Time do mito tricolor é um dos primeiros colocados.
* Coritiba 1 x Atlético GO 0. Paysandu 1 x Londrina 0. Avaí 2 x Brasil de Pelotas 2. Goiás 0 x Figueirense 1. CRB 0 x Vila Nova de Goiás 1. Figueirense, Fortaleza, Paysandu e Vila Nova lideram o campeonato depois de duas rodadas com seis pontos ganhos até agora.
* A TERCEIRA rodada do Brasileiro será disputada no próximo final de semana. Vamos aos jogos. No sábado, Botafogo x Grêmio e América MG x Vitória. No domingo, à partir das 16 horas, Atlético Mineiro x Corinthians, em Belo Horizonte. Paraná x Sport, em Curitiba. Bahia x Atlético PR, em Salvador. Fluminense x São Paulo, no Rio de Janeiro.
Ceará x Flamengo, em Fortaleza. Internacional x Cruzeiro, em Porto Alegre, as 19 horas. Na segunda, Palmeiras x Chapecoense , em São Paulo e Santos x Vasco da Gama, na Vila Belmiro, as 20 hs.
NOVOS REFORÇOS
* ROGER, que foi da Ponte, São Paulo, Botafogo carioca, Internacional já treina no Corinthians e será mais uma opção de ataque para o técnico Fábio Carille. Trata-se de um goleador nato que já está um pouco desgastado mas, de repente, pode ser muito útil ao treinador corintiano que até agora tinha poucas opções de banco para escalar no ataque alvinegro.
Mas não esperem que Roger seja um Jô no Corinthians. Vai fazer gols, mas, certamente, não na quantidade feita pelo seu antecessor. Jô ajudou a dar o título brasileiro ao Timão.
* O SÃO PAULO também negocia. Como Diego Souza não tem produzido o necessário porque não se aplica nos treinos, ele foi deixado de lado pelo técnico Diego Aguirre. A diretoria percebeu e já começou a trabalhar para emprestar o jogador que custa mais de 500 mil mensais aos cofres do Tricolor paulistano.
O Vasco surgiu como a melhor opção para o empréstimo de Diego. Negócio está em andamento e pode ser fechado a qualquer momento. Clubes pagariam metade dos salários cada um. Nos próximos dias Diego deve mudar-se para o Rio.
* PALMEIRAS continua a espernear. Sua diretoria quer porque quer anular a final do Campeonato Paulista que consagrou o Corinthians campeão do Estado. Presidente Galliotti apelou para a Justiça Desportiva (promete ir até a instância maior lá no Rio ou ainda na Fifa) e também pretende entrar na Justiça Comum já que o Ministério Público entrou no circuito e abriu espaço para o clube ampliar seu trabalho no sentido de ainda conseguir um novo jogo decisivo contra o Timão. Como conheço bem o Brasil e seu futebol, essa manobra não vai dar em nada.
A GRANDE FERA
* CRISTIANO Ronaldo é mesmo uma fera como jogador de futebol. Só para explicar bem porque digo isso, aqui estão alguns números que provam a qualidade técnica do atacante português. No momento ele já chegou aos 650 gols contra 605 de Messi.
Provou ser um especialista em cobranças de pênaltis, pois já marcou nos últimos três anos 25 gols em 33 cobranças. Perdeu apenas oito. Em sua carreira já marcou 103 gols nestas cobranças. Messi fez 78. Fica evidente portanto que quando se fala em marcar gols, Cristiano Ronaldo supera o craque Messi.
* DIRETORIA da Ponte Preta parece inclinada a contratar o veterano Luis Fabiano, que, por sinal, começou sua carreira na Macaca. Não acho uma boa contratação até porque Fabiano já deixou de ser um matador há muito tempo.
Na sua segunda passagem pelo São Paulo foi um desastre. Também no Vasco da Gama ele fracassou. Só que ele ainda quer ganhar grandes salários e se a Ponte o contratar vai gastar muito prá ele quase sem nenhum retorno. Seria um péssimo negócio. Ainda assim, parece que Luiz Fabiano vai mesmo assinar com a Macaca.
OITAVAS DA COPA DO BRASIL
* A FASE oitavas de final da Copa do Brasil já tem seus jogos oficialmente confirmados pela CBF. Vamos a eles. Chapecoense x Atlético MG, Cruzeiro x Atlético PR, Vasco da Gama x Bahia, Grêmio x Goiás, Corinthians x Vitória. Flamengo x Ponte Preta e Santos x Luverdense.
Nesses confrontos aposto no Atlético MG, Atlético PR, Vasco da Gama, Grêmio, Corinthians, Flamengo e Santos tem mais chance de classificação. Mas como o futebol volta e meia apresenta surpresas, melhor esperar. Fase promete ser bastante competitiva.
* A ESTREIA do Corinthians nesta Copa vai acontecer nesta quarta feira, dia 25, diante do Vitória, lá em Salvador, na Bahia. Já o time baiano que faz campanha surpreendente neste torneio, ao receber o Timão em seu estádio, vai precisar vencer e tentar um bom resultado em casa para depois vir a São Paulo para o segundo jogo com alguma chance de classificar.
A principio, no entanto, o time de Fábio Carille é favorito não só porque tem mais time mas também porque faz seu segundo jogo no Itaquerão. Carille promete escalar melhor time nesta partida.
* COPA Libertadores. Jogos deste meio de semana: terça – Atlético Nacional x Bolivar, Delfin x Colo Colo, Santos x Estudiantes, as 21h30, Deportivo Lara x Millionários. Na quarta, Monagas x Defensor, Santa Fé x Flamengo, as 21h45, Tucuman x Strongest, Marina x Real Garcilaso e Boca Juniors x Palmeiras, as 21h45.
Na quinta, Penarol x Liberdad, River x Emelec, Cruzeiro x Universidad Chile, as 19h15, em BH, Vasco da Gama x Racing, no Rio de Janeiro, as 21h30 e Junior Barranqilla x Alianza de Lima. Cinco clubes brasileiros jogam nesta semana.
CHANCE DE APRENDER
* MARCOS FALOPA, professor e treinador de futebol, será um dos destaques do Curso de Treinador de Futebol que será realizado de 23 (nesta segunda feira) até dia 28 (sexta feira) no Auditório Municipal da Prefeitura de Vassouras.
Só o fato de contar com meu amigo Falopa, já super valoriza esse encontro entre profissionais da área e pessoas que são ligadas e gostam de saber das minúcias sobre a preparação de um time de futebol. Falopa é credenciado pela Fifa e dá cursos no mundo todo. Um profissional sério e de extrema competência.
* AO LADO dele estarão vários nomes conhecidos do futebol brasileiro e sul americano. Casos de Jairo dos Santos, Joeliton Urtiga, Zé Mário, Américo Faria, Paulo Angioni, Maria Helena, Sebastião Lazaroni (técnico da Seleção Brasileira na Copa da Itália) e o doutor Joaquim Da Mata.
No chamado País do Futebol cursos como esse são necessários porque através deles muita gente que é só curiosa, fica conhecendo mais de perto detalhes técnicos sobre esse esporte que sempre foi paixão do brasileiro e que hoje é o que mais atrai público nos estádios.





































































































































