Corinthians ganha clássico e fica em quinto lugar e perto do G4 do Brasileirão Chevrolet

Guerrero (sempre ele!!) fez um gol aos sete minutos de jogo e depois, bem no estilo Mano Menezes, o time da fiel concentrou-se na defesa e segurou a vitória até o final.

Com a vitória, o Corinthians fixou-se como quinto colocado no Brasileiro, embolado com Grêmio e Atlético Mineiro, todos com 57 pontos e diferenciados por vitórias: 16 a 15.

0002050042165 img

No clássico contra o Santos disputado na noite de domingo no Itaquerão, o Corinthians levou a melhor. Guerrero (sempre ele!!) fez um gol aos sete minutos de jogo e depois, bem no estilo Mano Menezes, o time da fiel concentrou-se na defesa e segurou a vitória até o final. Lógico que aconteceram alguns lances de perigo nas grandes áreas dos dois adversários. Mas quando os zagueiros erraram, os dois goleiros, Cássio e Aranha, não deixaram a bola passar.

Guerrero em grande fase pelo Corinthians já marcou 10 gols no Brasileirão Chevrolet - Foto: Corinthians - Oficial

Guerrero em grande fase pelo Corinthians já marcou 10 gols no Brasileirão Chevrolet

Um resultado justo para o time que foi mais objetivo em campo. Com a vitória, o Corinthians fixou-se como quinto colocado do Campeonato Brasileiro, embolado com Grêmio e Atlético Mineiro, todos com 57 pontos e diferenciados apenas pelo número de vitórias ou saldo de gols.

O Santos, como eu já disse aqui na coluna, não tem time para disputar a Libertadores. Seu time atual é apenas para participar do campeonato sem ameaça de rebaixamento. Diante disso, é natural que oscile demais e nunca consiga uma boa sequência de vitórias que o coloque na briga por posições melhores.

No jogo do Itaquerão, destaque para o zagueiro Gil, o lateral Fabio Santos, o volante Ralf que voltou ao time e o centro avante Guerrero. Elias, mais uma vez decepcionou. Ele corre muito, mas faz pouco. Um jogador que hoje não vale o que recebe. No Santos boa participação de Aranha, de Edu Dracena e do volante Lucas Lima.

Leandro Damião, que entrou no segundo tempo como esperança de gols, não fez nada. É um poste. Não ajuda na marcação, não cria, não tabela, não arremata. Não vale os quarenta milhões que o Santos pagou por ele. Arouca voltou a jogar bem, mas o jovem Gabigol, esteve em noite pouco favorável.

Mano Menezes fechou o Corinthians após o gol de Guerrero - Foto: Corinthians - Oficial

Mano Menezes fechou o Corinthians após o gol de Guerrero

Os dois técnicos fizeram o que era possível. Mano desta vez errou pouco e ficou feliz com os três pontos conquistados. Já Ederson Moreira, reclamou muito da arbitragem (sem nenhuma razão) e colocou em campo os jogadores que podia. Tentou algumas alterações, que não deram certo. Muito mais pela incompetência daqueles que entraram do que por erro tático do treinador.

Agora só faltam cinco jogos para que Corinthians e Santos encerrem o campeonato. Para o Timão, ainda existe o sonho de entrar definitivamente no G4 e, quem sabe, conquistar uma vaga na Libertadores. Para o Peixe, serão cinco partidas só para cumprir tabela. Um ano infeliz para sua fanática torcida.

C * U * R * T * A * S
* BOM público no Itaquerão. Pouco mais de trinta e um mil pagantes. Como os torcedores hoje em dia evitam clássicos por causa da violência, até que o público que foi ao estádio do Corinthians foi dos melhores. Os poucos torcedores que foram a Itaquera ficaram muito irritados com o zagueiro Bruno Uvini. Foi dele a falha que resultou em gol do Corinthians. Não merece ser titular do time.
* PRÓXIMO adversário do Timão será o Bahia, em Salvador. Jogo considerado fácil, já que o tricolor baiano atravessa uma fase negativa e é um dos mais ameaçados pelo rebaixamento. Se jogar com a devida aplicação, dá para o Corinthians voltar da Boa Terra com os três pontos. Já o Santos vai receber o Cruzeiro, na Vila Belmiro. Se jogar como jogou o clássico, não tem chance de vitória.
* NO GRENAL, o Tricolor gaúcho dirigido por Felipão, venceu o Internacional por 4 a 1. Depois dessa, não se surpreendam se a diretoria já começar a pensar em afastar Abel Braga. Foi uma vitória fantástica para a torcida do Grêmio, que não via seu time ganhar do tradicional adversário há mais de ano. No jogo de ontem, no entanto, o Grêmio mereceu a vitória elástica que conseguiu.
* O CRUZEIRO começou levando um gol do Criciúma em sua cassa, mas depois reagiu e chegou a vitória por 3 a 1. Com isso manteve os cinco pontos que o diferencia do São Paulo. O Goiás deu um passeio no Bahia. Tricolor baiano já se entregou e parece mesmo não acreditar na possibilidade de salvar-se do rebaixamento. Eu lamento. Mas esse seu time é mesmo muito ruim. Dá medo.
* O SÃO PAULO jogou com inteligência e faturou mais três pontos na tarde de domingo, no Barradão, em Salvador, Bahia. O Vitória, seu adversário, mostrou porque está tão mal situado na tabela de classificação do Brasileiro. Seu time é bastante limitado e apesar do esforço de seus jogadores, raramente consegue chegar até o gol adversário. Além disso, tem uma defesa bastante irregular.
* COM TOQUE de bola, as vezes lento e as vezes mais rápido, o Tricolor paulista envolveu sempre que quis o adversário e fez seu primeiro gol através Luis Fabiano, que aproveitou cobrança de falta e cabeceou com precisão para colocar seu time em vantagem. Depois disso, o São Paulo deu ritmo ainda mais lento a partida e o Vitória, por falta de qualidade, não conseguiu mudar as coisas.
* MAS HOUVE um momento em que o time da casa fez sua torcida se levantar. Foi quando num chute a meia distância, com muito efeito e força, Kadu empatou a partida. A torcida vibrou muito e procurou empurrar seus jogadores em busca da sonhada vitória, mas não tiveram sucesso. Quem marcou e desempatou o jogo foi Kaká, em passe preciso de Luis Fabiano. São Paulo 2 x Vitória 1.
* A PARTIR daí, praticamente acabou o jogo. O Vitória ainda fez algumas jogadas de ataque mas Rogério Ceni esteve sempre atento para não permitir um novo empate. No final, vitória justa do Tricolor paulistano, que soma sua quinta partida sem perder, com quatro vitórias e um empate, numa demonstração de força e de que está mesmo disposto a incomodar o Cruzeiro até o final.
* ENTRE os jogadores que defenderam o São Paulo nesta partida na Bahia, destaque para Rogério Ceni, com algumas defesas milagrosas. Para Edson Silva, que não perdeu uma só bola pelo alto. Para Ganso, que deu show de técnica e domínio de bola no meio campo e para Luis Fabiano, que finalmente justificou sua escalação. Além do gol de cabeça, deu passe para outro feito por Kaká.
* MURICY também merece elogios. Ele armou bem o time, escolheu a tática certa e soube como orientar seus jogadores para evitar o desgaste. Quando preciso, substituiu os jogadores mais cansados e chegou ao final da partida com merecida vitória. Agora o São Paulo encara o Inter na quarta feira e o Palmeiras no domingo à noite. Os dois jogos estão programados para o estádio do Morumbi.
* O PALMEIRAS voltou a pisar na bola. Jogando no Pacaembu diante do time reserva do Atlético Mineiro, o Verdão perdeu por 2 a 0 e mostrou que é mesmo um time limitado e cheio de defeitos. Seu futebol foi medíocre. De nada adiantaram os gritos do técnico Dorival Junior à beira do campo, pois seus jogadores simplesmente não conseguiam concretizar uma só jogada. Foi um desastre.
* O GALO mineiro, ao contrário, colocou a bola no chão, marcou no campo todo e soube aproveitar as poucas chances que teve para finalizar. Foi uma vitória justa e construida com competência pelos comandados de Levir Culpi. Com ela, o time de Minas mantém sua esperança de vaga na Libertadores e prova que mesmo com a saída de Ronaldinho Gaúcho ainda é tem uma boa equipe.
* AO TIME de Dorival Junior faltou tudo. A defesa esteve totalmente desarrumada. O meio campo não criou. O ataque quase não finalizou. Até Valdívia que costuma desequilibrar, jogou aquém de suas possibilidades. E quando tentou usar seu banco de reservas, Dorival também não foi feliz. Os jogadores que entraram, não mudaram nada. Jogaram tão mal quanto aqueles que começaram.
* ESSE resultado certamente não estava no programa palmeirense. Se ganha os três pontos do Atlético, estaria praticamente fora da ameaça de rebaixamento. Ao perder, o sufoco continua. Mesmo porque a diferença do Verdão para aqueles que correm atrás, não é nada grande. Pode ser superada até com facilidade. Por isso ou o Palmeiras reage, ou seu time pode ter um fim de ano infeliz.
* BRASILEIRÃO série A continua no meio de semana com São Paulo x Inter, no Morumbi. Depois volta a ter jogos no sábado com Fluminense x Botafogo, Criciúma x Grêmio e Internacional x Goiás. Nestas partidas, favoritismo para o tricolor carioca, para o tricolor gaúcho e para o colorado gaúcho. Lógico que neste campeonato não há moleza, mas em tese, esses três devem vencer.
* NO DOMINGO a rodada programa Flamengo x Coritiba, Santos x Cruzeiro, Atlético PR x Sport, Bahia x Corinthians, São Paulo x Palmeiras, Atlético MG x Figueirense e Chapecoense x Vitória. O Mengão deve passar apertado diante do Coritiba. O Santos, por jogar em casa, está mais perto da vitória diante do Cruzeiro. Mas é pedreira. E o Atlético tem tudo para bater no frágil Sport.
* O CORINTHIANS entra como favorito na partida em Salvador, contra o Bahia. No clássico São Paulo e Palmeiras, o tricolor me parece melhor preparado para vencer. Mas, por ser clássico, tudo pode acontecer. Já o Galo Mineiro deve passar apertado mas tem tudo para superar o Figueira, enquanto a Chapecoense, em seu estádio, é franco favorito diante do Vitória, que atravessa péssima fase.
* ESTA rodada da Série A do Brasileiro será a trigésima quarta. Assim que for cumprida, vão faltar mais quatro para o final do campeonato. No caso, serão disputados mais doze pontos pelos vinte clubes que disputam a competição. Pontos que serão disputados com muita disposição por todos os clubes, alguns para se salvar do rebaixamento e outros para assegurar uma vaga no G4.
* POR FALAR em G4, o Cruzeiro lidera o campeonato com 67 pontos. O São Paulo é o vice-líder com 62. Grêmio, Atlético Mineiro e Corinthians vem na sequencia, com 57 pontos ganhos. Inter com 56 e Fluminense com 54 os seguem de perto. No Z4 estão Vitória com 34, Botafogo com 33, Bahia com 31 e Criciúma com 30. Acredito que o time catarinense não escapa mais do rebaixamento.
* NESTA quarta-feira o Atlético encara o Cruzeiro pela primeira partida em disputa do título da Copa do Brasil. Ambos chegaram a esse condição de finalista com méritos. Venceram bem seus adversários e no momento de sufoco souberam reagir e garantir suas vagas nesta decisão. Os dois times tem virtudes e defeitos parecidos. Não há favorito. Qualquer deles pode ser campeão.
* ATLÉTICO-MG e Cruzeiro exageraram nos preços dos ingressos para os dois jogos finais da Copa do Brasil. Será entre 200 e 700 reais. Num país em que o salário mínimo não chega a setecentos reais, fica evidente que houve um exagero dos dirigentes dos dois clubes. Fosse torcedor e me negaria a ir a qualquer dos dois jogos. Veria as partidas pela TV em casa com um grupo de amigos.
* CBF FOI sensível e aceitou que o Palmeiras enfrentasse o Sport Recife no dia 19 de novembro. Assim, fica oficializado que a Allianz Arena, o antigo Palestra Itália, será inaugurado nesta data. Os presos dos ingressos serão trinta por cento menores do que aqueles que são cobrados no Itaquerão. Até nisso o Verdão dá exemplo. Respeito ao seu público torcedor. Que outros clubes o sigam.
* JÁ COMEÇARAM a ser instalados os vidros da cobertura do Itaquerão. Com muito atraso, mas o trabalho começou a ser feito e, antes do final do ano, deverá estar encerrado. Boa noticia para quem fica nos setores mais caros do estádio. A partir da conclusão da instalação dos vidros, esses torcedores estarão protegidos contra as chuvas. Finalmente, uma atitude que favorece os torcedores.
* POR FALAR em Corinthians, sua dívida até agosto deste ano no futebol chegou a 67,4 milhões de reais. Para quem estava no vermelho, essa é uma péssima noticia, pois a dívida do clube na sua somatória já chega a números estratosféricos. Maior culpa, sem dúvida, ainda é do ex presidente Andres Sanchez, mas Mario Gobbi, atual presidente, também ajudou para essa dívida crescer.
* ROQUE Citadini deu entrevista a uma emissora de tv e disse que o Morumbi precisa ser reformado, ou, de preferência, derrubado e no lugar construído um novo. Também disse que “jamais afirmou que Gil, aquele atacante que veio das fileiras inferiores do Corinthians, era melhor do que Kaká”. Disse sim. Eu mesmo sou testemunha disso. Ele deu essa declaração na sala de Alberto Dualib.
* AINDA sobre Kaká, Roque Citadini procurou diminuir a importância do jogador. Disse que fez algumas coisas boas na Europa e nada mais. O que Citadini se esquece, é que Kaká ganhou o troféu de melhor jogador do mundo quando defendia o Milan. Depois foi para o Real, onde não deu certo, voltou para o Milan e agora está no São Paulo. Mas chegou sim a luzir muito no futebol da Europa.
* ALIAS, sobre esse jogador, vocês sabem que eu tenho criticado suas atuações pelo São Paulo nesta nova fase. No jogo contra o Emelec, por exemplo, errou demais. Perdeu divididas, passes e quase não arrematou. De bom só o passe para Ganso fazer o segundo gol do São Paulo. Muricy, ao contrário, elogia muito Kaká e o considera titular absoluto do seu time. É tudo questão de opinião.
* QUEM tem jogado muito pelo São Paulo é Rogério Ceni. Ele praticamente foi o responsável pela classificação do São Paulo para as semifinais da Copa Sulamericana. Fez defesas fantásticas, o que prova sua excelente fase técnica atual. Mas concordo com ele. Rogério deve parar mesmo no final deste ano. Prolongar um pouco mais a carreira poderia ser altamente prejudicial à sua imagem.
* O TORCEDOR sãopaulino deve ficar preocupado. É que seu time está no limite. Seus jogadores não aguentam mais tantos jogos seguidos. Para que vocês tenham uma idéia, até o final do ano o São Paulo terá oito ou dez partidas, em curtíssimo espaço de tempo. Entre um jogo e outro uma diferença de menos de três dias. Uma maratona desumana que o calendário os obriga a fazer.
* CONFIRAM aqui a tabela de jogos do Tricolor. Dia 9, joga contra o Vitória, em Salvador. Dia 12 contra o Inter, no Morumbi. Dia 16 enfrenta o Palmeiras, no Morumbi. Dia 19, encara o Atlético Nacional, na Colômbia. Dia 23, o Santos, na Vila. Dia 26, o Atlético Nacional, no Morumbi. Dia 30, o Figueirense, no Morumbi e dia 07 de dezembro, encara o Sport Recife, lá em Pernambuco.
* SÓ QUE o São Paulo pode ser obrigado a jogar mais dois jogos, que seriam válidos pelas finais da Sulamericana (se conseguir se classificar). Esses jogos seriam disputados nos dia 3 e 10 de dezembro. Se isso acontecer, do dia 9 de novembro até o dia 10 de dezembro, o São Paulo terá disputado dez partidas em trinta e um dias. Será muita sorte se não estourar metade do elenco.
* QUANDO Lucio foi afastado pelo São Paulo eu disse que a atitude da diretoria era correta porque o jogador não estava produzindo o necessário para ser titular. Além disso, humilhava nos vestiários roupeiros e massagistas do clube. Ele foi para o Palmeiras e muita gente ironizou a diretoria tricolor por ter dispensado Lucio. Só que nos ultimos jogos do Verdão ele não tem sido mais titular.
* QUEM O afastou foi o técnico Dorival Junior. A mudança foi feita para o clássico diante do Corinthians. Naquela partida, Lucio ficou no banco. Sem Lucio, a produção da defesa verde melhorou sensivelmente, o que comprova que a condição técnica do jogador já não é a mesma. Alias, pelo andar da carruagem até aposto que Lucio será liberado do Palmeiras no final deste ano.
* BOM LEMBRAR que Lucio sempre foi um jogador mais de garra do que de técnica. Como era muito esforçado, os técnicos gostavam dele e até lhe davam a braçadeira de capitão. Aos poucos, no entanto, com a chegada da idade, caiu muito de produção e os clubes europeus não o quiseram mais. Ele veio para o São Paulo, foi mal e agora está no Palmeiras, também sem mostrar serviço.
* A SÉRIE B do Brasileirão já tem dois classificados para a série A: a Ponte Preta, de Campinas e o Joinville. Restam duas vagas que serão disputadas palmo a palmo por Vasco, Boa Esporte, Atlético Goianiense, Avaí e Santa Cruz. A Ponte está com 67 pontos. O Joinville com 66. Os dois devem disputar até o fim o título da segunda divisão do futebol brasileiro. Aposto que a Macaca leva essa.
* O VASCO ainda não assegurou sua vaga na série A do ano que vem. Mas está bem encaminhado. Já soma 59 pontos ganhos. O Boa Esporte, que cresce a cada rodada, tem 53. Também com essa pontuação estão Atlético Goianiense e Avaí. O Santa Cruz, que reagiu nas últimas rodadas, tem 52. Como o equilíbrio é grande não dá para antecipar quem vai subir ou quem vai ficar na série A2.
*PRÓXIMA rodada da segundona terá os seguintes jogos. Nesta terça feira, Portuguesa x ABC e Paraná x Atlético GO. Na sexta, América MG x Avaí e Vila Nova x Oeste. No sábado jogam Ceará x Vasco, Joinville x Ponte Preta, Bragantino x Santa Cruz, Náutico x Luverdense, Sampaio Correa x Boa Esporte e América-RN x Icasa. Ponte e Joinville será o grande jogo da rodada no sábado.
* LEMBRAMOS que a rodada do último final de semana foi a trigésima quarta. Agora só faltam quatro jogos para o campeonato chegar ao seu final. Serão mais doze pontos em jogo. Não dá para fazer muito, mas dá para garantir uma vaga na primeirona em 2015 ou escapar do rebaixamento para a Série C. A briga vai ser emocionante e muito equilibrada. Não dá para antecipar vencedor.