A vitória do Corinthians diante do Atlético Mineiro, segundo melhor time do campeonato, foi mais do que justa e uma prova de que neste momento o time de Tite é o melhor do País e merece integralmente o título de campeão brasileiro da temporada. Foi um show de bola. Uma aula de tática, de técnica, de posicionamento, de espírito coletivo.
O Atlético até tentou segurar seu adversário, mas foi impotente. A diferença entre um time e outro era alarmante. Aliás, antes do jogo, na apresentação que fiz, eu garanti que o Corinthians venceria e seria hexacampeão brasileiro. Não deu outra. Um campeão de fato e de direito. Tanto que em todos os quesitos é o melhor time do campeonato. Vamos aos números. Foram 22 vitórias em 33 jogos disputados. Sessenta e um gols à favor e 25 contra. Saldo favorável de 36 gols, o melhor do campeonato. Setenta e quatro por cento de aproveitamento. Ninguém nem chegou perto.
Corinthians está muito perto do título brasileiro
E o que é melhor. Tite conseguiu que seu time jogasse um futebol competitivo e até bonito de se ver. Contra o Atlético, que também jogou bem, foi um show e uma exibição nota dez. Diante de tantos fatores positivos, não há como negar que o Corinthians é mesmo hoje o melhor time do Brasil. Há quem lembre dos erros de arbitragem que o favoreceram. Mesmo isso, deve ser colocado de lado, porque a vantagem do Corinthians sobre seus rivais é tanta, que um ou outro erro à seu favor não faz diferença na campanha que ele fez até chegar ao título.
Méritos de Tite, que mostrou o quanto evoluiu como técnico e dos jogadores, que aceitaram seguir à risca tudo aquilo que seu treinador pediu. Graças a eles, a fiel comemora com muita euforia, o hexacampeonato brasileiro. Nada mais merecido.
CURTAS
*MUITO difícil dizer qual foi o melhor jogador do Corinthians no jogo diante do Atlético. Cássio, por exemplo, teve bons momentos. Gil foi um gigante na defesa. Jadson transformou-se no maestro do time com passes milimétricos e jogadas de alto nível. E Vagner Love mostrou seu talento como artilheiro.
*ATÉ O primeiro gol corintiano o jogo esteve igual. Os dois times agrediam e se defendiam com qualidade. A torcida do Atlético chegou a gritar o famoso “eu acredito”, na esperança de que a vitória viria. Mas à partir do primeiro gol corintiano o Galo caiu e acabou por se entregar ao inimigo.
Tite recolocou o Timão no caminho das vitórias
*NESTE duelo, elogios para os dois treinadores. Tite porque armou seu time com muita inteligência. E Levir, porque usou de todas as suas armas para chegar a vitória que só não aconteceu porque o Timão estava muito inspirado. De qualquer forma, ambos foram os melhores técnicos do campeonato.
*COM essa conquista, o Corinthians armou uma bela base. Se puder segurar seus principais valores, só vai precisar de dois ou três reforços para continuar em alta em 2016. Os reforços serão necessários porque o Corinthians vai disputar a Libertadores. Caso contrário, nem precisaria.
*A FIEL está em êxtase. É gostoso ganhar um campeonato da forma como o Corinthians ganhou. Jogando bola, sendo objetivo e em alguns momentos dando show de bola como ocorreu domingo em Belo Horizonte. A fiel já ganhou seu presente de Natal antecipado. Agora é comemorar até cansar.
*COM a definição do título, agora só falta definir quais os outros clubes que terão direito a disputar a Libertadores no ano que vem. O Atlético, me parece, será um deles. O Grêmio está muito perto. O Santos, o São Paulo, o Inter, a Ponte Preta, o Sport e o Palmeiras brigam pela quarta vaga.
*PELO que vi nos seus dois últimos jogos, o São Paulo se achou. Numa dessas tem chance de ganhar mais pontos nos últimos cinco jogos e se firmar como candidato a uma vaga na Libertadores. O Santos é seu concorrente direto, mas, se ganhar a Copa do Brasil, deixará a vaga para o Tricolor.
Santos vem forte pela quarta vaga do G4
*O SANTOS tem 53 pontos, assim como o São Paulo. O Inter tem 50, mas está jogando mal. A Ponte Preta, ao contrário, também tem cinquenta e está em alta. De repente pode surpreender. O Sport está com 49 e ainda sonha. Já o Palmeiras tem 48 e tem pequena chance de ganhar a vaga.
*NA Z4 o Vasco da Gama me parece totalmente liquidado. É só fechar a tampa do caixão. O Joinville também esta bastante ameaçado. Diria que esses dois certamente vão cair. O Coritiba e o Goiás tem 34 pontos e ainda podem se salvar. O Avaí tem 35, o Figueira 36 e a Chapecoense está com 40.
*ACREDITO que o time de Chapecó pode passar apertado mas vai se salvar. Mas o Figueirense e o Avaí podem sim cair de divisão se levarem um tropeção nos próximos cinco jogos. Meus favoritos para cair além de Joinville e Vasco da Gama são Coritiba e Goiás ou Avaí. Vamos ver se acerto.
*COMO se esperava o Santos ganhou do Palmeiras na Vila. Ficou provado mais uma vez que dentro de seu estádio o Peixão é hoje um time praticamente imbatível. Por isso aposto nele como o mais provável campeão da Copa do Brasil, mesmo o segundo jogo sendo na Allianz Arena.
*O PALMEIRAS complicou um pouco o Santos neste jogo, muito mais do que o fez o São Paulo semanas atrás. Tanto que o Verdão chegou a fazer seu gol de honra e o placar foi apertado: 2 a 1 para o Peixe. Mas o placar se justificou e a vitória foi justa. O Santos foi mesmo o melhor time do jogo.
*NESTE jogo o Santos mostrou outra vez a sua força de marcação, sua facilidade na criação e nos arremates a gol. Ricardo de Oliveira fez mais um e firmou-se como grande artilheiro do campeonato. No Palmeiras destaque para Dudu, que teve bons momentos e ainda fez um gol. Está em alta.
*ACREDITE. Ganso deixou a preguiça de lado, Pato correu durante todo o jogo, Luis Fabiano fez gol e a defesa do São Paulo anulou o bom ataque do Sport. Resultado final de sábado à tarde, no Morumbi: São Paulo 3 x 0 Sport. Um resultado inesperado que levou mais de 14 torcedores ao Morumbi.
*A VITORIA foi justa. O São Paulo jogou muito melhor. Ganso foi capitão e líder. Pato jogou por todas as posições do ataque e até ajudou na marcação. Rodrigo Caio, no meio da zaga, mostrou que seu lugar é no meio da grande área. Ele joga demais e tem perfil para ser capitão do Tricolor.
*SOME-SE a eles, a boa produção de Lucão (melhor parceiro para Rodrigo Caio), de Thiago Neves que fez dupla excepcional de volantes com Wesley (sempre defendi esse jogador no time titular) e de Michel Bastos, que jogou como nos seus melhores momentos. Foi uma bela exibição do Sâo Paulo.
*O SPORT que vinha de três vitórias (uma das quais sobre o Palmeiras em São Paulo), não conseguiu jogar. Foi anulado em todos os seus setores pelo ótimo futebol de São Paulo. Essa foi a segunda vitória seguida de Dorival, que já havia vencido o Coritiba, na capital paranaense. Uma bela vitória.
*COM ESSE futebol, o São Paulo até tem boas possibilidades de ser um dos quatro primeiros colocados do campeonato. Pode até sonhar em superar o Grêmio, que até pouco tempo atrás estava bem a sua frente. Pelo que mostrou, o Tricolor achou seu ponto de equilíbrio. Agora precisa mantê-lo.
*OS GOLS do São Paulo foram marcados por Ganso (ele mesmo, que frequentou muito mais a grande área adversária), Luis Fabiano (em bela jogada de Pato) e Michel Bastos, que bateu forte de fora da área, a bola tocou na perna de um zagueiro e enganou o goleiro do Sport. E podia ter sido mais.
*LECO, novo presidente do São Paulo deixou no ar que vai prestigiar Doriva até o final do ano. Depois decide se ele fica ou não. Leco quer o São Paulo jogando como nos bons tempos de Telê Santana. Ele já autorizou uma auditoria no clube. E vai contar com Abílio Diniz para arrumar o setor financeiro.
*DIANTE de tudo isso, parece que o São Paulo começa a reencontrar seu caminho. O presidente lembra os velhos cardeais do clube. A ajuda de um empresário como Abílio Diniz vai arrumar as finanças do São Paulo. O time achou uma formação que conta com jogadores de excelente nível técnico.
*AGORA só falta manter o ritmo dentro de campo e garantir uma vaga na Libertadores. Leco promete reforços se isso acontecer. O que nos leva a crer que o próximo ano será bem melhor para a torcida tricolor. As coisas começaram a se encaixar. A crise foi domesticada. Bons tempos podem voltar.
*PRÓXIMA rodada do Brasileirão será disputada no próximo final de semana. Será a décima quarta rodada. Vão faltar apenas quatro. No sábado jogam Internacional x Ponte Preta, Corinthians x Coritiba, Atlético Paranaense x Avaí e Fluminense x Chapecoense. No domingo mais cinco partidas.
*O PALMEIRAS recebe o Vasco, como favorito. O Flamengo recebe o Goiás e deve vencer. O Cruzeiro encara o São Paulo, em BH. Time do Morumbi cresceu de produção e pode ganhar os três pontos. Figueirense x Atlético MG (Galo favorito) e O Sport Recife enfrenta o Grêmio. Pode ganhar.
*QUEM está interessado na Copa do Brasil, vai precisar esperar um pouco. O primeiro jogo da final será no dia 25 de novembro, na Vila Belmiro. Santos e Palmeiras disputam o título. No dia 2 de dezembro será o segundo jogo. Desta feita o palco será a Allianz Arena. O campeão disputa a Libertadores.
*SELEÇÃO Brasileira ainda tem dois jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. No dia 12 de novembro, uma quarta feira, jogam Peru x Paraguai, Chile x Colômbia e Bolívia x Venezuela. Na sexta, dia 13, o Brasil pega a Argentina, em Buenos Aires. Um jogo difícil, um clássico do futebol sulamericano.
*PARA completar a rodada jogam Equador x Uruguai. No momento Uruguai, Equador e Chile tem seis pontos ganhos. O Paraguai está com 4. O Brasil com 3 ao lado da Colômbia. A Argentina tem apenas um ponto e vai tentar reabilitar-se em cima do Brasil. Peru, Venezuela e Bolívia tem zero ponto.
*PARECE que Pato vai mesmo jogar num clube europeu a partir do meio deste ano. O Corinthians não pretende ficar com ele, pois teme que Pato não se adapte ao esquema de Tite e se transforme em reserva apesar do alto salário. Dizem que o Barcelona tem interesse em comprar o seu passe.