Corinthians conquistava o bicampeonato estadual há exatos dois anos
Dérbi na decisão estadual marcou a 29ª conquista paulista da história do time alvinegro; o maior vencedor local
Dérbi na decisão estadual marcou a 29ª conquista paulista da história do time alvinegro; o maior vencedor local
São Paulo, SP, 08 (AFI) – Há exatos dois anos, Palmeiras e Corinthians decidiam o Campeonato Paulista de 2018 após longo período sem se enfrentarem em uma decisão estadual. Na oportunidade, o Alvinegro levou a melhor na disputa de pênaltis e alcançou a sua 29ª conquista paulista.
Na primeira fase, Corinthians e Palmeiras terminaram na liderança de seus respectivos grupos, A e C. O time alvinegro somou 23 pontos, enquanto o Alviverde acumulou 26, terminando com a melhor campanha geral. Nas fases seguintes, os pontos continuavam acumulando para decidir o mando de campo para a semifinal e final.
Pelas quartas de final, o Corinthians enfrentou o Bragantino, vice-líder de sua chave. No primeiro embate, o time bragantino levou a melhor ao vencer por 3 a 2, e os corintianos deram o troco superando o rival por 2 a 0, confirmando a classificação. Já o Palmeiras encarou o Novorizontino e passou sem sustos. O time de Palestra Itália venceu em Novo Horizonte por 3 a 0 e no Pacaembu triunfou por 5 a 0.
Os clássicos e os pênaltis marcaram as semifinais. Após uma vitória de cada lado, Palmeiras e Santos decidiram a vaga na marca da cal e o time alviverde levou a melhor. Corinthians e São Paulo também venceram cada um dos confrontos e os alvinegros ficaram com a chance de disputar o título após superar os tricolores na disputa de penalidades.
A decisão
Por ter melhor campanha, o Palmeiras tinha a vantagem de decidir no Allianz Parque. Assim, o primeiro encontro foi realizado na Arena Corinthians. Treinado por Roger Machado, os palmeirenses venceram por 1 a 0, com gol do colombiano Borja, que terminaria o Campeonato Paulista como principal goleador com sete tentos.
No jogo da volta, Rodriguinho, artilheiro do Corinthians no certame com quatro gols, fez o tento alvinegro logo no início do confronto e levou a decisão para os pênaltis. Na disputa de penalidades máximas, Cássio defendeu as cobranças de Dudu e Lucas Lima, enquanto apenas Fagner desperdiçou pelo lado corintiano. O meio-campista Maycon converter sua cobrança e confirmou o 29º título paulista de sua história.

FICHA TÉCNICA:
Palmeiras 0 x 1 Corinthians
Local: Allianz Parque, em São Paulo;
Data: 8 de abril de 2018.
PALMEIRAS
Jailson;
Marcos Rocha, Antônio Carlos, Thiago Martins e Victor Luís;
Bruno Henrique (Tiago Santos), Moisés e Lucas Lima;
Willian (Keno), Dudu e Borja (Deyverson).
Técnico: Roger Machado.
CORINTHIANS
Cássio;
Fagner, Balbuena, Henrique e Sidcley;
Ralf, Maycon, Jadson (Emerson Sheik) e Rodriguinho (Danilo);
Matheus Vital (Lucca) e Romero.
Técnico: Fábio Carille.
Gol: Rodriguinho.





































































































































