Corinthians confirma a grande campanha e levanta a taça com méritos

Essa coluna previu há dois meses que o Corinthians seria o campeão brasileiro da temporada. Na oportunidade, o Atlético Mineiro ainda tinha boas possibilidades de virar o jogo

O Corinthians manteve seu ritmo e o Galo, que sonhava em ainda surpreender, ficou para trás.

0002050128772 img

Essa coluna previu há dois meses que o Corinthians seria o campeão brasileiro da temporada. Na oportunidade, o Atlético Mineiro ainda tinha boas possibilidades de virar o jogo e o Timão precisaria ganhar muitos pontos para atingir seu objetivo. Mas tudo que previmos aconteceu. O Corinthians manteve seu ritmo e o Galo, que sonhava em ainda surpreender, ficou para trás.

Na quinta-feira, em São Januário, a confirmação de tudo. Um empate pela contagem mínima, deram aos comandados de Tite o hexacampeonato brasileiro. Agora só São Paulo e Corinthians são hexa. Uma prova da força desses três clubes, que também são os de maior torcida entre todos os clubes do Brasil.

0002050128775 img

O título conquistado pelo Corinthians foi mais do que merecido. Sua equipe foi melhor em tudo. Foi a que mais venceu, a que menos perdeu, a que fez mais gols, a que sofreu menos gols e a que teve o maior aproveitamento durante os jogos disputados. Um show total. Uma campanha perfeita. Ao ponto do Corinthians ter se consagrado como o campeão com melhor campanha desde que o Brasileirão foi iniciado dentro da atual formula de disputa.

0002050128778 img

Nesta fantástica conquista, um nome a ser ressaltado: Tite. O técnico passou por momentos difíceis depois de perder a Libertadores dentro de casa e soube reconstruir seu time. Até perdeu alguns jogadores importantes, mas achou os substitutos à altura. Hoje, podemos dizer, o Corinthians tem o melhor time do futebol do Brasil. É o mais objetivo, o mais equilibrado e o mais preparado.

Parabéns à Tite, aos seus jogadores, a sua comissão técnica e a sua diretoria. Todos eles fizeram parte dessa conquista, cada um em sua área. Agora só resta comemorar. E muito, porque vai demorar bastante para que outro clube brasileiro faça campanha parecida. Co memore muito, Fiel. Você merece muito esse titulo porque foi parte importante dessa conquista.

C * U * R * T * A * S

* O JOGO em que o Corinthians ganhou o título brasileiro foi disputado em São Januário, Rio de Janeiro, diante de um Vasco bem preparado e com muita vontade de surpreender. Não foi fácil. Mesmo ocupando um dos últimos lugares na tabela de classificação, o Vasco deu muito trabalho ao time comandado pelo técnico Tite.

0002050128777 img

* OBJETIVO vascaíno era ganhar os três pontos, que poderiam levá-lo a uma situação mais confortável na tabela e até lhe dar a chance ainda de escapar do rebaixamento. O primeiro gol do jogo foi vascaíno. O jogo foi bastante disputado e o Corinthians lutou muito até conseguir o empate com gol marcado pelo polêmico Vagner Love.

* A PARTIR daí, o sistema defensivo corintiano prevaleceu. Como o empate já lhe dava o titulo matematicamente, Tite mandou sua equipe se fechar e evitar qualquer possibilidade de gol do adversário. E conseguiu. Final do jogo, Vasco 1 x Corinthians 1. Titulo garantido. Quanto ao Vasco, escapar da degola ficou quase impossível.

* TERMINADO o jogo festa dos jogadores. Explosão de alegria de Tite e comissão técnica. Tite disse até que iria comemorar tomando uma caipirinha no bar do hotel (ele normalmente não bebe). Os jogadores prometiam tirar muitos selfies e beber muita cerveja. A expectativa já se fixava na volta a São Paulo na manhã seguinte.

* MISSÃO cumprida. O jogo de domingo contra o São Paulo terá muita festa. O presidente prometeu que o troféu de campeão será entregue a Ralf para a volta olímpica. Mas jogadores e técnico garantem que não vão relaxar. Não querem ver sua faixa de campeão carimbada pelo tricolor. Ideia é ganhar e bem o jogo de Itaquera.

* E PARA terminar. Destaques importantes desta conquista: o goleiro Cássio (está em grande forma), o zagueiro Gil, o volante Ralf, os meias Elias, Renato Augusto e Jadson. Medalha de honra para Vagner Love, que entrou no time desacreditado, soube reagir e fez os gols que o time precisava para chegar a essa conquista.

Rogério e Alan Kardec entraram e viraram jogo para São Paulo

Rogério e Alan Kardec entraram e viraram jogo para São Paulo

* UMA VIRADA fantástica como há muito o São Paulo não conseguia. Foi quinta contra o Atlético dentro do Morumbi. O Galo começou melhor e fez o primeiro gol através Luan. O São Paulo demorou um pouco mas empatou. Logo em seguida o Galo colocou-se na frente de novo. Torcedor sãopaulino começou a temer por um desastre.

* NO BANCO de reservas Milton Cruz percebeu que precisava agir. Colocou Alan Kardec e Rogério no ataque. A partir daí, as coisas andaram. Veio o gol de empate, o terceiro gol e, finalmente, em cobrança de pênalti, o quarto gol marcado por Luis Fabiano. O Morumbi virou uma festa. São Paulo 4 a 2, com todos os méritos.

* DESTAQUE nesse jogo para Rodrigo Caio, um gigante na defesa. No meio campo, ótimo trabalho de Tiago Mendes, Ganso e Michel Bastos. No ataque funcionaram bem Alan Kardec, Rogério e Luis Fabiano. Rogério deu show de bola e mostrou que pode ser titular. Pior em campo foi Pato, mais uma vez. Ele não merece ser titular.

* NA VILA Há muito o torcedor não via um Santos tão apático. O Flamengo soube como matar suas principais jogadas e ainda criou problemas para sua defesa. Foi um jogo sem gols, porque faltou objetividade aos dois ataques. O resultado foi surpreendente, porque o Santos vinha ganhado todas na Vila. Dessa vez, não deu.

Santos patinou diante do Flamengo e deixou o G4 do Brasileiro

Santos patinou diante do Flamengo e deixou o G4 do Brasileiro

* COM OS dois pontos perdidos na partida, o Santos deixou o quarto lugar na classificação geral para o São Paulo que agora entrou no G4 e passou a ter muita chance de ainda se classificar para a Libertadores do ano que vem. Para a torcida santista, um resultado que deixou insegurança quanto aos jogos finais da Copa do Brasil.

* O ADVERSÁRIO do Santos como se sabe será o Palmeiras, que também não está em boa fase. Mas depois dessa exibição decepcionante dentro da Vila, aquela ideia de que o Peixe vai ganhar fácil a final da Copa do Brasil deixou de ser uma realidade. Pelo visto, o Verdão tem sim chance de surpreender e ganhar a final dessa Copa.

* O PALMEIRAS continua a oscilar no Campeonato Brasileiro. Quarta-feira, em Curitiba, não conseguiu passar pelo Atlético Paranaense. Ficou no empate em 3 a 3 e voltou a mostrar as mesmas deficiências dos jogos anteriores. Pouca criatividade no meio de campo e falta de entrosamento no sistema defensivo. O empate final foi justo.

* COM esse resultado o Verdão ficou mais distante da briga para integrar o G4. Agora, sua maior chance de entrar na Libertadores 2016 está na Copa do Brasil que disputará com o Santos em dois jogos a partir da semana que vem. Em tese, no entanto, o Peixão é o grande favorito da disputa e só um milagre salva o Palmeiras.

* A VERDADE é que até agora, mesmo com sobra de jogadores no elenco, o técnico Marcelo de Oliveira não conseguiu dar um padrão de jogo aos seus comandados. O Palmeiras é um amontoado de jogadores, sem nenhum entrosamento, que vale apenas pela aplicação de seus atletas em campo. É um time que briga muito e faz pouco.

* ESTA situação complica até a imagem do treinador que já começa a ficar desgastado junto a conselheiros e torcedores do clube. Se o time não ganhar a Copa do Brasil existe a possibilidade da demissão de Marcelo e a contratação de um novo treinador. Só o presidente Paulo Nobre ainda não aceita fazer essa troca. Mas pode mudar.

Juiz alagoano se perdeu no jogo Atlético-PR x Palmeiras

Juiz alagoano se perdeu no jogo Atlético-PR x Palmeiras

* NO JOGO entre Atlético-PR e Palmeiras, a arbitragem foi catastrófica mais uma vez. O árbitro cometeu erros grosseiros e prejudicou os dois times. Por isso, no final, muitos atletas o procuraram para fazer uma cobrança mais forte e até para xinga-lo. Ele colocou tudo na súmula e alguns jogadores poderão até serem suspensos.

* OUTROS resultados da quarta-feira. Em Goiânia, o Goiás perdeu para o Coritiba por 3 a 1. No final, torcedores locais atiraram pedras e objetivos para dentro do gramado e a Policia foi obrigada a jogar bombas de efeito moral para dispersar a massa. O Goiás com a derrota ficou ainda mais perto do rebaixamento que tem tudo para ocorrer.

* A PONTE Preta foi assaltada pela arbitragem e perdeu para o Figueirense no Moisés Lucarelli. Com a derrota perdeu a chance de aproximar-se mais do G4. Em Florianópolis o Avaí venceu o Joinville por 2 a 1 e deixou o R4. Ainda assim, continua ameaçado pelo rebaixamento dependendo de seus resultados nas rodadas finais.

* O CAMPEONATO segue no próximo final de semana. No sábado, apenas um jogo. Palmeiras x Cruzeiro. O time mineiro vem de uma sequência de bons resultados e pode até derrotar o Verdão dentro da Allianz Arena nesta partida. Mesmo porque, é possível que Marcelo Oliveira poupe titulares para os jogos diante do Santos.

Vasco não vai ter o zagueiro e capitão Rodrigo, expulso contra o Corinthians

Vasco não vai ter o zagueiro e capitão Rodrigo, expulso contra o Corinthians

* NO DOMINGO jogam Joinville x Vasco, uma partida que pode mexer com os clubes ameaçados pelo rebaixamento. O Corinthians disputa um clássico contra o São Paulo no Itaquerão. Tricolor precisa dos pontos para entrar no G4. Por jogar em casa, no entanto, o time dirigido por Tite entra em campo como favorito. Sua fase é melhor.

* O INTER faz clássico contra o Grêmio. O jogo será no Beira Rio. Mesmo em casa, o Colorado não leva nenhuma vantagem. O Grêmio está melhor e pode vencer. Em Minas o Atlético encara o Goiás. Tem obrigação de vencer. O Figueirense recebe a Chapecoense em seu estádio. Será jogo bem disputado. O equilíbrio é total.

* FLAMENGO e Ponte Preta jogam no Mané Garrincha, em Brasília. Macaca tem bom time e pode surpreender o Mengão que anda em fase bastante irregular. O Coritiba enfrenta o Santos em seu estádio. Como o Peixe estará mais interessado nos jogos da Copa do Brasil, a chance do Coritiba vencer é boa. Além disso, o Peixão tem jogado mal fora de casa.

* O SPORT encara o Atlético Paranaense, no Recife. Lá, o time pernambucano é muito forte e, por isso, deve ficar com os três pontos. Já o Fluminense, que não atravessa bom momento vai enfrentar o Avaí. É jogo onde tudo pode acontecer. Esta será a trigésima sexta rodada do campeonato. Vão faltar apenas duas para o final.