Uma vitória fácil e tranquila contra o Goiás, no Itaquerão, permitiu ao Corinthians manter a diferença de cinco pontos para o vice líder do Campeonato Brasileiro, o Atlético Mineiro. A vitória foi fácil e esperada. O time goiano é um dos piores da competição e não parecia em condições de surpreender. Independente disso, o time da Fiel jogou sério, procurou fazer o máximo de gols possível e chegou ao final do jogo sem tomar nenhum susto.
Rodriguinho é abraçado após marcar segundo gol seguido pelo Timão
Foi 3 a 0 como poderia ter sido mais. Vagner Love, por exemplo, perdeu um gol feito dentro da pequena área. Alias, ele continua a errar muito e a provar que não merece a camisa titular. Problema é que o clube não tem outro jogador no momento para exercer essa função. A qualidade técnica do jogo não agradou.
Mas a aplicação, as constantes deslocações e a postura ofensiva do time agradou em cheio a Fiel que não se cansou de aplaudir a equipe e de entoar seus cantos de guerra. A verdade é que o Corinthians está de bem com a vida e, cada vez mais, prova que deverá mesmo ser o campeão da temporada.
A diferença de pontos para o Atlético e o fato de quase não perder pontos, lhe dão a garantia de que será hexacampeão no final desta temporada. Lógico que, matematicamente o Atlético ainda tem chance de chegar ao título. Mas, na prática, não acredito que isso venha a acontecer. A diretoria corintiana já pode começar a produzir as faixas.
C * U * R * T * A * S
* DURANTE o jogo diante do Goiás, muito boa a exibição de Jadson, que continua a ser o melhor do time. Gil também jogou com competência e teve em Edu Dracena um parceiro de qualidade. Ralf produziu o de sempre e foi uma garantia à frente da zaga. Malcom acertou mais do que errou no jogo.
* MAIS DE quarenta mil pessoas foram ao Itaquerão na noite de quinta. Estádio cheio. Pena que o dinheiro vá todo para um caixa onde o clube junta dinheiro para pagar as prestações pela construção do estádio. De qualquer forma, aos poucos, o Corinthians começa a se arrumar financeiramente.
Malcon vibra muito após marcar o segundo gol da noite, após passe de Vagner Love
* PARA o jogo diante do Atlético Paranaense, em Curitiba, Tite insinua que pode fazer algumas alterações pois considera que alguns jogadores precisam ser poupados. Ele só não quis adiantar quem pode deixar o time. Mas já garantiu que Elias, que não começou o jogo ontem (15), volta ao time neste jogo.
* AO CONTRÁRIO do que se esperava, o Santos não conseguiu surpreender o Grêmio dentro do Olímpico, em Porto Alegre. Seus garotos, desta vez, não produziram o futebol esperado. A ausência de Ricardo de Oliveira também pesou. O centro avante fez falta lá na frente para dar qualidade ao ataque.
Grêmio vai segurando bem o terceiro lugar na base do trabalho e na fé em Deus
* GABIGOL que recebeu cartão amarelo durante o jogo, foi reclamar com o árbitro depois do jogo terminado e levou o vermelhinho. Um erro grosseiro do jovem atacante santista. Dorival Junior fez o que pode. Gritou, trocou jogadores, tentou orientar. Mas o Santos não andou. O Grêmio o anulou.
* TRICOLOR gaúcho fez apenas um gol, mas o suficiente para ganhar os três pontos e melhorar sua situação na tabela de classificação do Brasileiro.
* No momento o Corinthians lidera, o Atlético Mineiro é vice, o Grêmio é terceiro e o Santos o quarto. Eles dominam o G4. Vão para a Libertadores.
* PARECE que aquela goleada sofrida pelo Palmeiras diante da Chapecoense abalou mais a auto estima de seus jogadores do que se imaginava. Apesar de dez dias de treinamento, o time de Marcelo Oliveira perdeu para a aplicada Ponte Preta, dentro da Allianz Arena, por 1 a 0. Vitória foi justa.
* FUTEBOL do Palmeiras não fluiu em nenhum dos dois tempos. Faltou principalmente agressividade, deslocações, arremates. O time foi muito burocrático. Marcelo Oliveira até tentou algumas alterações mas o time não andou. Até Zé Roberto que costuma manter seu nível, não brilhou.
Ponte Preta se superou na marcação diante de um Palmeiras com muitos jogadores e nenhum time titular
* ALGO precisa ser feito ou o Palmeiras não vai chegar a lugar nenhum neste rush final de semestre. Está mal no Brasileiro e não me parece preparado para ganhar a Copa do Brasil. Sua situação é similar a do São Paulo. Só que o Tricolor trocou técnico e perdeu um presidente. O Verdão está em paz.
* BOM lembrar, no entanto, que o Palmeiras jogou desfalcado de alguns de seus principais jogadores, quase todos do meio de campo. Arouca, por exemplo, não participou do jogo. Robinho também não. Na frente faltou atacante com faro de gol. Goleiro da Ponte nem precisou trabalhar muito.
* O QUE NÃO dá para entender é que a diretoria verde fez tudo certo. Contratou vinte e quatro jogadores, um treinador considerado de bom nível, motivou sua torcida que costuma encher o estádio e ainda assim tem jogado mal dentro e fora de casa. Qual o problema? Está na hora de responder.
Fred é amassado pelos companheiros e Doriva amassa o São Paulo de Osorio
* ESTREIA de Doriva como técnico do São Paulo foi decepcionante. Seu time não teve vibração, não agrediu como nos tempos de Juan Carlos Osorio e teve poucas chances de fazer gols. Na defesa, pouca atenção e dois gols tomados. No primeiro, Luiz Fabiano marcou Fred e deixou o 9 do Flu marcar.
* A VERDADE é que Doriva não conseguiu tirar o máximo de seus comandados. Jogadores pareciam fazendo obrigação de entrar em campo e de tocar na bola. Ninguém se esforçou para melhorar a produção do time e a maioria dos atletas parecia num treinamento sem qualquer outra pretensão.
* ATÉ A dupla Rodrigo Caio e Lucão negou fogo. Não pareceram tão seguros como nos tempos de Osorio. Ganso fez algumas boas jogadas e Rogério esteve perdido no ataque. Os laterais apoiaram pouco. Pato, mais uma vez, fez número em campo. Um jogador que já deveria ter sido dispensado.
* COM A derrota, o São Paulo continuou estacionado nos quarenta e seis pontos. Só não perdeu o quinto lugar por acaso. É que seus seguidores também não foram felizes em seus jogos. A continuar assim, o São Paulo não vai continuar figurar no G4 até o final do campeonato. Falta vontade.
* EM TEMPO. Torcida tricolor tem a esperança de que o São Paulo vai ganhar a Copa do Brasil. Pode desistir. O adversário tricolor nas semifinais deste torneio é o Santos, que tem um futebol muito superior ao do São Paulo. Além disso, o segundo jogo, o decisivo, será na Vila. Santos vai classificar.
* OUTROS resultados da quarta feira. Atlético MG 2 x Inter 1 (Galo firme na vice liderança), Sport 3 x Avaí 0, Figueirense 3 x Flamengo 0 (resultado inesperado), Joinville 3 x Coritiba 1 (time catarinense pode escapar do Z4), Atlético-PR 2 X Cruzeiro 2 (resultado foi ruim para os dois times).
*PRÓXIMOS jogos do Brasileirão 2015. No sabado jogam Avaí x Palmeiras em Florianópolis e Joinville x Figueirense, em Joinville. Verdão leva o favoritismo no jogo que será disputado na capital de Santa Catarina. Já a partida de Joinville é de um equilibrio absoluto. Não tem um favorito.
*NO DOMINGO a Ponte Preta recebe o Coritiba, em Campinas. Macaca tem tudo para vencer. O Cruzeiro recebe o Flu e também leva vantagem por estar em melhor fase e jogar em casa. O Sâo Paulo encara o Vasco da Gama, no Morumbi. Se jogar o que sabe o Tricolor deve ganhar os pontos.
*O FLAMENGO faz jogo importante contra o Internacional, no Maracanã. É jogo em que tudo pode acontecer. O Atlético Paranaense, em casa, tem recursos para superar o Corinthians. Mas o time de Tite tem qualidade para ganhar o jogo. O Santos pega o Goiás na Vila e pode até golear.
*O GREMIO é favorito diante da Chapecoense. É mais time e joga em sua casa. Já o Sport pode perder para o Atlético Mineiro que ainda sonha em alcançar o Corinthians na classificação geral. O Sport caiu de produção e já não é mais o mesmo time do inicio do campeonato. Aposto no Galo.
Enfim o Brasil tem um camisa nove que honra a camisa que veste: Ricardo Oliveira
* SELEÇÃO Brasileira reabilitou-se nas Eliminatórias Sulamericanas da Copa do Mundo ao vencer a Venezuela, na terça à noite, em Fortaleza, por 3 a 1. Uma exibição mais convincente dos comandados de Dunga, que souberam aproveitar a fragilidade técnica e tática do adversário. Uma vitória justa.
* COMO disse na coluna onde apresentei o jogo, a Venezuela até evoluiu, mas ainda está muito longe de poder encarar times como o do Brasil, mesmo quando esse não atravessa um bom momento. William, que foi um dos piores diante do Chile, foi um dos melhores jogadores diante dos venezuelanos.
* DOIS dos três gols brasileiros foram feitos por ele. O outro foi de Ricardo Oliveira, que justificou sua presença no time titular brasileiro. Outros que brilharam foram Daniel Alves, Elias e Filipe Luiz. O pior foi Oscar, que não merece continuar titular. Lucas Lima, do Santos, é bem melhor do que ele.
*ALLISON ocupou a vaga de Jefferson no gol brasileiro. Me pareceu justo. Jefferson não vinha bem. Mostrava insegurança. Não me parece um goleiro para Seleção Brasileira. Já Allison provou que se lhe derem a chance de fazer mais jogos, irá se firmar como titular da Seleção. É um bom goleiro.
*A EXIBIÇAO brasileira como disse não foi fantástica. Na verdade, deu para o gasto e foi bem superior a apresentada contra o Chile. Desta vez o time teve mais personalidade, procurou impor seu jogo e criou várias chances de gol. É isso que o torcedor queria e precisa ser repetido em jogos futuros.
*COM A vitória o Brasil fez seus primeiros tres pontos. Agora terá pela frente a Argentina, em Buenos Aires, no dia 13 de novembro e o Peru, em Salvador, no dia 17. Os argentinos estão em crise e não contam com Messi. Uma boa oportunidade para o time brasileiro faturar mais três pontos.
* NEYMAR, que cumpriu seus dois jogos de suspensão, volta contra a Argentina. Um reforço importantíssimo, pois o atacante do Barcelona é craque e costuma desequilibrar. Além disso, a defesa argentina não está jogando bem. Problema é saber se Dunga vai saber armar direito a sua equipe.
* DEPOIS dos jogos de terça, a classificação das Eliminatórias Sulamericanas estão assim. Em primeiro o Uruguai que tem seis pontos ganhos e melhor saldo e número de gols. Equador e Chile também tem seis pontos. O Paraguai tem quatro pontos. Brasil e Colômbia estão com três pontos no ativo.
* A ARGENTINA tem apenas um ponto em dois jogos. Peru, Venezuela e Bolívia não conseguiram ganhar nenhum ponto até agora. Essas Eliminatórias terão dezoito rodadas. Foram duas até agora. Faltam dezesseis. Classificam-se os quatro primeiros. O quinto vai disputar ainda uma repescagem.
* PROXIMOS jogos das Eliminatórias. Quinta, dia 12 de novembro – Peru x Paraguai, Chile x Colômbia e Bolívia x Venezuela. Na sexta feira, dia 13, Argentina x Brasil e Equador x Uruguai. Será a terceira rodada da competição. O clássico entre argentinos e brasileiros é o grande destaque.
* E PARA completar. Jefferson perdeu a vaga no gol brasileiro. Não deve voltar mais. Ainda acho que Gil é melhor que Marquinhos. Deveria formar a dupla com Miranda. Hulk perdeu a condição de titular. Será um reserva de luxo daqui para frente. Ricardo Oliveira me parece será o dono da nove.
* CARLOS Miguel Aidar cumpriu o que prometeu e no inicio desta semana entregou sua carta de demissão ao Conselho Deliberativo do São Paulo. Sai manchado na sua imagem honra. Como ladrão de um clube que dizia ser sua paixão. Merecia ter seu caso entregue a Justiça. Deveria até ser preso.
* LECO, que era o presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo, agora é também o presidente interino. Tem trinta dias para marcar eleições. Será candidato a presidente, um velho sonho. Terá Oposição, mas, me parece, ganha essa com facilidade. É um cara sério digno de ocupar esse cargo.