Corinthians 1 x 1 Ponte Preta - Timão é campeão Paulista na Arena Itaquera

A conquista também serviu para afastar a desconfiança que rondava o time no início da temporada

Acabou a zica: o Corinthians é campeão no mata-mata dentro de casa. Na tarde deste domingo, o time de Fábio Carille mais uma vez venceu a Ponte Preta e levantou a taça do Paulistão

São Paulo, SP, 07 (AFI) – Acabou a zica: o Corinthians é campeão no mata-mata dentro de casa. Na tarde deste domingo, o time de Fábio Carille empatou com a Ponte Preta e levantou a taça do Campeonato Paulista, a 28ª na história. Depois de golear o primeiro jogo por 3 a 0, os corintianos podiam até perder em São Paulo, mas contaram com mais um gol de Romero para empatar por 1 a 1 no 100º jogo na Arena Itaquera, que marcou também o recorde de público, com 46 mil pagantes.

A conquista também serviu para afastar a desconfiança que rondava o time no início da temporada. O Corinthians foi chamado de “quarta força do estado” e se apegou ao ceticismo para crescer e buscar força para vencer todos os grandes desafios que passou pelo estadual: venceu todos os clássicos e não perdeu nenhum jogo na fase final – empatou com São Paulo e Botafogo, além da Ponte Preta no segundo jogo da final.

hqdefault

SEM MUDANÇAS INICIAIS

Gilson Kleina teve uma semana para trabalhar e, inevitavelmente, perdeu Yago lesionado. Nos poucos trabalhos que abriu para a imprensa acompanhar, testou uma formação com três zagueiros e deu indícios de que tentaria mudar a formação da Ponte para surpreender o Corinthians. Mas, quando confirmou a escalação oficial minutos antes de entrar em campo, o treinador apostou mais uma vez na mesma ideia, com três volantes e três atacantes. As únicas mudanças foram Kadu e Artur no time titular.

Já o Corinthians foi obrigado a mudar duas peças do seu time principal, mas também não apostou em grandes mudanças no sistema de jogo. Paulo Roberto entrou no lugar de Gabriel e Camacho assumiu a função de Rodriguinho, autor de dois gols em Campinas. Os dois jogadores que estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo estavam na Arena e acompanharam a partida das tribunas. No restante, o técnico Fábio Carille manteve a mesma escalação.

0002050240702 img

PRIMEIRO TEMPO

Assim como aconteceu no primeiro jogo, o Corinthians entrou em campo muito mais organizado, encurtando sempre os espaços da Ponte, que por sua vez acertou a marcação no meio campo e chegava com mais consistência ao ataque. Lucca era quem mais se movimentava pela esquerda e arriscou algumas finalizações de fora da área. Esse era o caminho mais fácil para colocar Cássio pra trabalhar.

Mas a primeira oportunidade do jogo aconteceu do lado corintiano. E a bola só não tocou o fundo das redes graças à trave direita de Aranha. Aos 29 minutos, o goleiro saiu jogando mal e Kadu completou a bagunça deixando ela cair nos pés de Jadson. O camisa 77 levantou a cabeça e cruzou no segundo pau para Romero, que ajeitou de cabeça para Maycon. O volante soltou a perna esquerda, ela explodiu no poste e sobrou com Jô, que não conseguiu aproveitar.

Diferente do primeiro jogo, a Ponte se arriscava um pouco mais, talvez pela complacência do adversário. O Corinthians em muitos momentos abdicou de ficar com a bola, aguardando os erros frequentes de passe do adversário. Ainda assim, o retorno de Marllon ao time titular deu muito mais consistência para a zaga dos campineiros, combatendo as jogadas de Jô. Ao final do primeiro tempo, o time visitante tinha 56% da posse de bola e sete finalizações.

SEGUNDO TEMPO

Restando apenas 45 minutos, Gilson Kleina finalmente resolveu mudar a forma que jogo. Jadson deu lugar a Ravanelli no meio campo, buscando melhorar a troca de passes e as finalizações de fora da área. Mas a estratégia da Ponte Preta não durou muito isso, já que o Corinthians conseguiu abrir o placar com 17 minutos, em mais uma falha coletiva na marcação campineira, que terá muitos problemas para discutir até o final da temporada.

Mais uma vez Fernando Bob cochilou numa saída de bola e passou muito mal. Fagner conseguiu recuperar a posse e já soltou com Jadson na direita. Ele viu a marcação completamente bagunçada a sua frente e lançou Romero pelo meio. O artilheiro da Arena Corinthians, no centésimo jogo diante da torcida, bateu rasteiro contra Aranha, que espalmou com a perna. No rebate ele não desperdiçou e se atirou na bola, num carrinho que explodiu as arquibancadas.

Espaço incorporado por HTML (embed)

blank

A torcida do Corinthians chegou a soltar o grito de campeão, mas Marllon pediu licença para marcar o gol de honra da Ponte. Numa falta cobrada por Ravanelli na intermediária, o zagueiro apareceu no segundo pau para tocar com a perna esquerda e deixar tudo igual na decisão. Mas já era tarde e o relógio marcava 40 minutos. Os ponte pretanos não pararam de cantar em nenhum instante, nem na derrota, e voltam para Campinas de cabeça erguida.

PRÓXIMOS JOGOS

Antes da estreia no Campeonato Brasileiro os dois times tem compromissos pela Copa Sul-Americana. A Ponte Preta já estará em campo nesta terça-feira, quando viaja até a Argentina enfrentar o Gimnasia La Plata no estádio Del Bosque, às 21h45, precisando de qualquer resultado para classificar – o primeiro jogo foi 0 a 0.

Já o Corinthians tem passagem comprada para Santiago, já que o adversário da próxima quarta-feira é o Universidad de Chile, às 21h45, com a vantagem da vitória por 2 a 0 do primeiro jogo na bagagem.

Pelo Brasileiro, o primeiro jogo do Corinthians é novamente na Arena Itaquera, no sábado, às 19 horas, contra a Chapecoense. Já a Ponte Preta receberá o Sport no estádio Moisés Lucarelli, às 16 horas de domingo.