Copo vazio:CBF proíbe venda de bebida alcóolica nos estádios

Rio de Janeiro, RJ, 25 (AFI) – De olho na Copa do Mundo de 2014, o presidente da CBF – Confederação Brasileira de Futebol – Ricardo Teixeira (foto), tomou uma medida importante e polêmcica, nesta sexta-feira: a probição da venda de bebidas alcoólicas em todos os estádios do país, a partir do Campeoanto Brasileiro, das Séries A e B, depois seguida à Série C.

Além disso, passa a ser obrigatória a existência de laudos técnicos dos estádios, completos e detalhados. Estas medidas fazem parte do primeiro Adendo ao Protocolo de Intenções sobre combate à violência e segurança nos estádios. A decisão foi assinada por Teixeira e pelo presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público (CNPG), Marfan Vieira.Ricardo Teixeira tentou explicar a medida, que vai gerar instaisfação nas poderosas indústrias do setor:

Forças Armadas em 2014

“Não tenho dúvidas de que tal prática vai gerar um grande resultado. Uma pesquisa feita pelo Ministério Público já demonstrou que em estádio onde não existe bebida alcoólica, a queda da violência é apreciável.”

O presidente da CBF também manifestou o desejo de convocar as Forças Armadas para ajudar na segurança da Copa do Mundo de 2014, que está confirmada para o Brasil. Ele justificou sua posição pelo simples fato de que as recentes sedes fizeram uso deste mesmo expediente e com sucesso. Foi assim na França, em 1998, e na Alemanha, em 2006.

Quem infringir vai para fora
Assim, qualquer pessoa flagrada consumindo bebida alcoólica no interior dos estádios durante competições organizadas pela CBF deve ser retirada do local. E se ela causar tumulto, será encaminhada para o Juizado Especial Criminal.

Além disso, de acordo com a norma, somente terão validade os laudos em que estejam discriminadas as condições de segurança e higiene do estádio, não se aceitando declarações, autorizações e meras comunicações.

Lei de probiçao já existe em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Ceará. Se o clube mandante ignorar tal determinação, a punição vai extravasar os limites do tribunais esportivos. A CBF quer ir mais longe: pretende achar uma maneira de proibir a venda de bebidas nas redondezas dos estádios.

Amistosos com os Estados Unidos
O Brasil vai fazer dois amistosos nos Estados Unidos contra a seleção local, entre o final de maio e o início de junho. Segundo a presidência da CBF só falta assianr o contrato. A idéia é usar estes testes com alguns jogadores que devem ir para os Jogos Olímpicos de Pqueim e alguns joagdores que vão disputar os jogos contra Paraguai e Argentina, pelas Eliminatórias, no mês de junho.

A CBf ainda não definiu onde fará o jogo contra a Bolívia, também pelas eliminatórias, no dia 9 de setembro. Mas nao há muito que esconder, porque será realizado na cidade do Rio de Janeiro, onde existem duas opções: o maracanã e o Engenhão, agora a “casa do Botafogo”.