COPA VERDE: Protagonista do "caso Lusa" marca e Papão sai na frente

Além de estar envolvido no rebaixamento da Portuguesa, o jogador havia anunciado a aposentadoria

0002048176016 img

Belém, PA, 08 (AFI) – De aposentado a herói? Héverton, um dos protagonistas do caso que rebaixou a Portuguesa à Série B do Campeonato Brasileiro anunciou na última semana sua aposentadoria do futebol. Cansado, o meia queria fugir das mídias, porém, acabou voltando atrás, foi relacionado para o jogo entre Paysandu e Brasília, válido pela decisão da Copa Verde e acabou virando um dos destaques. O jogador marcou o gol de empate do Papão, que virou para cima do adversário (partida terminou em 2 a 1) e deu o primeiro passo rumo a uma vaga na Copa Sul-America de 2015. Mais de 20 mil pessoas estiveram no estádio.

Com a vitória na partida realizada na noite desta terça-feira, no Estádio do Mangueirão, em Belém do Pará, o Paysandu jogará por um empate no embate de volta para garantir o título da Copa Verde e uma vaga na Sul-America. Já o Brasília fica com a taça, caso vença pelo placar mínimo, por ter marcado um gol fora de casa. Se o clube candango vencer por 2 a 1, a decisão sairá dos pênaltis.

0002048176016 imgOlhares atentos de Mazola Júnior

O embate de volta entre Paysandu e Brasília está marcado para o dia 21 de abril (segunda-feira), às 20h, no Estádio Boca do Jacaré. A final entre Paysandu e Brasília é também o jogo entre o melhor ataque e a melhor defesa. Com os dois gols de hoje, o Papão chegou aos 22. Já o Brasília sofreu apenas quatro. Só teve suas redes balançadas pelo próprio Papão e pelo rival Brasiliense.

“Os números provam que vencemos de um adversário dificil, que só tinha levado dois gols antes desta noite. Por isso, não podemos comemorar nada, porque estamos numa decisão de 180 minutos e precisaremos de muita força, disposição e futebol para conquistar este importante título para o clube”, comentou o técnico Mazola Júnior.

Empate, com gol de Héverton!

Jogando em casa, o Paysandu não demorou para tomar iniciativa do jogo. O Papão chegou a abrir o placar logo aos sete minutos, porém, o árbitro acabou marcando posição irregular de Héverton. O protagonista do “Caso Lusa”, desviou a bola, após o cruzamento de Djalma, e deixou Lima na cara do gol, que só empurrou.

O gol do Paysandu não valeu, mas o do Brasília foi legítimo. Em cobrança de falta, Gilmar buscou o ângulo do goleiro Matheus e fez um golaço. A alegria, porém, não durou muito. Aos 14 minutos, Zé Antônio lançou, Lima desviou e Héverton tocou com categoria para o fundo das redes. Agora valeu e o ex-aposentado saiu para comemorar o gol de empate.

0002048176017 imgHéverton: gol de empate e boa atuação

Após o gol, o jogo ficou muito truncado, principalmente no meio de campo, porém, aos 44 minutos, o Paysandu perdeu grande chance de sair a frente no marcador. Lima, livre de marcação chutou. A bola passou pelo goleiro, mas não por Márcio Santos, que tirou em cima da linha.

Papão sai na frente!
No segundo tempo, o Paysandu saiu com tudo em busca da vitória e danço o vira aos oito minutos. Bela jogada de Yago Pikachu. O lateral cruzou, o goleiro Artur se atrapalhou e a bola ficou com Lima. O atacante não desperdiçou. A resposta do Brasília demorou, mas veio aos 35.
Alekito arriscou o chute, a bola ainda desviou na zaga, mas Matheus saltou para salvar o Papão.

No final do embate, o Brasília buscou o empate, mas foi parado pela forte marcação defensiva do Paysandu, que perdeu mais uma boa chance de ampliar o marcador aos 34 minutos. Lançamento de Heliton para Airton, que, de cabeça, mandou para a linha de fundo. Mesmo assim, o Papão vai com vantagem para o embate de volta.