Copa SP: Novorizontino perde para Coritiba e está elimibnado
A partida foi disputada, bastante estudada de ambos os lados desde o início
Novo Horizonte, SP, 11 (AFI) – Ainda não foi desta vez que o Novorizontino conseguiu passar adiante na Copa São Paulo. Em 2013 ganhou a primeira e perdeu a segunda partida, chegando ao terceiro embate, que também perdeu, sem chances de classificação. Na edição de 2014, mais preparada e entrosada, a equipe prometia, tanto que conseguiu chegar à terceira rodada com sólidas chances de passar para a segunda fase. Mas ao perder para o Coritiba, por 2 a 0, viu sua vaga escapar.
A partida foi disputada, bastante estudada de ambos os lados desde o início, com poucas chances reais de gols para as duas equipes. Uma confusão perto da área do Novorizontino, aos 19 minutos, resultou na expulsão de dois jogadores.

O centroavante Odair, do Coritiba, e o zagueiro Lucas Oliveira, do Novorizontino, se estranharam e as duas equipes ficaram com um jogador a menos, obrigando o técnico Eduardo Barros a fazer duas substituições para recompor a defesa. Eduardo Barros sacou Patrik para a entrada de Cristiam, e Wesley para a entrada de Carlos. “ Infelizmente, após a expulsão, a nossa equipe demorou um pouco para entender a nova proposta e entrar no jogo. Nós perdemos um homem, na nossa visão injustamente, e perder esta peça complicou a nossa organização,” afirma Eduardo.
O arqueiro do Novorizontino fez boas defesas e o time pressionava bastante, mas aos 23 do primeiro tempo Guilherme chutou e marcou para o Coritiba e o intervalo chegou com os visitantes na frente. “No primeiro tempo não conseguimos encontrar um ponto de superioridade, salvo a hora que entrou o Carlos e nossa equipe ganhou um pouco de profundidade. Abrimos o Alef de um lado e o Paulo de outro e conseguimos nos 10 minutos finais do primeiro tempo sermos superiores em campo,” relata.
Na volta para o segundo tempo o Grêmio Novorizontino continuou pressionando, pois sabia ser capaz de virar o jogo, mas as finalizações não eram efetivas. “Foram várias oportunidades que poderiam deixar o placar diferente,” lamenta o treinador.
Pênalti perdido por Alef, aos 35 minutos, cartões amarelos e mais uma expulsão – Carlos do Grêmio saiu aos 43 do segundo tempo por uma jogada que o juiz considerou perigosa, e o tempo passando rapidamente. O Coritiba se fechou e passou a jogar nos contra-ataques. Foi quando Ítalo marcou de novo para os visitantes. Placar final 2 a 0 para o Coxa que ainda teve outra chance de marcar, mas parou na defesa brilhante do goleiro Zé Lucas.
Apesar da derrota, o técnico Eduardo Barros avalia que a participação do Grêmio foi positiva. “Chegamos à última rodada com chances de classificar e antes de começar a nossa partida havia mais de 50 equipes já desclassificadas. Infelizmente a classificação não veio, mas o trabalho segue já pensando em toda a temporada de 2014. Ainda temos mais de 350 dias do ano pela frente, muito o que fazer, reformulação do elenco, competição de alto nível para disputar e todo o planejamento da temporada para ser executado”, finalizou Eduardo.
A equipe Sub-20 terá agora um breve descanso, de três a quatro semanas, segundo informou o presidente do Grêmio Genilson da Rocha Santos. “Agora é hora de fazermos uma boa avaliação e depois a preparação para o Campeonato Paulista 2014,” disse. Mas a calmaria está longe do Novorizontino. A equipe profissional está a todo vapor para a estreia no Paulista da Série A-3 com o objetivo claro de buscar o acesso. “Queremos fazer um ótimo campeonato e buscar o acesso à A-2,” finalizou Genilson.
Organização recebeu elogios. Pela segunda vez consecutiva Novo Horizonte deixa os visitantes e delegados da Federação Paulista de Futebol bem impressionados. O representante da FPF, Márcio Santos, teceu vários elogios à estrutura que a cidade oferece.
“Estão todos de parabéns. Tudo fluiu muito bem e só ouvi elogios das delegações visitantes, em todos os quesitos,” apontou. Márcio se referia à recepção oferecida aos times e isso inclui hospedagem, alimentação, logística, locais para treinos, segurança e estrutura do estádio, dentre outros detalhes que foram cuidadosamente preparados e conduzidos pela comissão composta por representantes da Prefeitura de Novo Horizonte e da diretoria do Grêmio Novorizontino.
“Ficamos felizes pelo reconhecimento de todo nosso esforço e esperamos que em 2015 a cidade seja novamente escolhida para ser sede desta importante competição,” avaliou Rodrigo do Prado, diretor municipal de Esportes.
E, ao que tudo indica, será mesmo. “Boas avaliações são sempre um ponto a mais para a cidade ser novamente sede desta competição,” declarou Márcio Santos.





































































































































