Copa SP: Ferrinha vai embalada pela vitória sobre o Sampa

Araraquara, SP, 03 (AFI) – A Copa São Paulo de Futebol Júnior começa neste final de semana com a realização de dez jogos no sábado, 32 no domingo e mais duas partidas na segunda-feira. A competição terá a participação de 88 clubes, divididos em 22 grupos. Atletas de todos os cantos do país, nascidos entre 1989 e 1990 (até 18 anos) jogarão a competição.

A Ferroviária, que jogará com a equipe Sub-18, comandada pelo técnico Douglas Neves, estréia no próximo domingo, contra o Genus Porto Velho, às 14 horas, na Fonte Luminosa. Atlético-PR e Jaguaré-ES, que completam o grupo, se enfrentam logo depois, às 16 horas, na Fonte Luminosa.

O time do técnico Douglas Neves tem como destaque o goleiro Guilherme, que atuou no time profissional na temporada 2007. Outro importante jogador é o lateral-direito Paulo Henrique, que também jogou entre os profissionais na última Copa FPF.

Visando à Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Ferroviária venceu um jogo-treino contra o São Paulo por 3 a 2, no último dia 27, no Centro de Treinamento de Cotia. A equipe do técnico Douglas Neves construiu a vitória com gols do ala-direito Paulo Henrique, do meia João e do atacante Thiago.

Na edição de 2007 da Copa SP o título ficou com o Cruzeiro, que bateu o São Paulo na decisão por pênaltis. Apesar de contar com a participação de equipes de quase todos os estados do Brasil, a Copa SP tem entre suas curiosidades o fato de apenas membros de quatro federações terem chegado à decisão (SP, RJ, RS e MG). Entre os grandes clubes paulistas o único que nunca foi campeão é o Palmeiras.

Mais da Copinha…
A Copa SP de Juniores conta com 88 times espalhados em 22 grupos com quatro times cada. Assim como em 2007, após os quatro integrantes de cada grupo se enfrentarem em turno único, apenas o primeiro de cada grupo mais os dez melhores com índices técnicos, independentemente dos grupos e da colocação, passam à próxima fase.

Da segunda fase em diante, as 32 equipes disputam o sistema de mata-mata em jogo único até a decisão. A primeira fase tem 22 sedes, sendo apenas uma em São Paulo e as demais no interior.

Pelo segundo ano seguido, a Federação Paulista de Futebol resolveu abaixar ainda a idade dos jogadores e só atletas nascidos entre os anos de 1989 e 1992 (entre 15 e 18 anos) podem jogar a Copinha.