Copa SP: Empresários afastam equipes tradicionais da Copinha

Campinas, SP, 12 (AFI) – Para quem assiste diretamente a Copa Sâo Paulo, a ausência de equipes tradicionais, como Botafogo, Sport e Náutico, chama a atenção e gera perguntas sobre a não participação desses clubes.

No entanto, basta uma palavra dos presidentes dos clubes para se entender o porquê da ausência na principal competição da categoria. Segundo o presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, o grande número de times patrocinados por empresários diminui o nível técnico e faz a competição perder o sentido.

Para o comandante do Fogão, o propósito da competição atual é apenas comercial, em que os atletas são formados para serem negociados com os clubes do futebol europeu. Bebeto acredita que a competição, desde que foi criada, servia apenas para revelar novos valores aos clubes brasileiros.

Por conta dessa invasão de clubes formados por empresários e pela perda de valores da competição, o Botafogo não participa do torneio. Isso não significa que as categorias de base do clube estão abandonadas. Bebeto de Freitas confirmou que o alvinegro da Estrela Solitária disputará todas as competições, como o Estadual e o Brasileiro da categoria.

Desequilíbrio!
Bebeto de Freitas ainda confirmou que o campeonato está muito desequilibrado, e usa as grandes goleadas para confirmar a diferença de forças entre, principalmente, as equipes do eixo Sul e o eixo Norte-Nordeste, que possui menos ajuda dos empresários.

Já o gerente de futebol do Sport, Carlos José, disse que vetou a participação de seu time para não perder mais jogadores para o futebol do exterior. Além disso, o Leão rubro-negro quer formar atletas que possam ser usados no time de cima, e por isso decidiu não queimar etapas.

Queda de nível!
A Copa São Paulo tem passado por diversas transformações que fizeram que o nível caísse consideravelmente. A mudança de idade (antes, a competição era para jogadores até 20 anos, mas hoje apenas jogadores menores de 18 podem participar) e o inchaço foram as principais causas.

A competição, que antes tinha apenas poucos grupos e times mais tradicionais, agora conta com 22 grupos, inchando o número de participantes para 88 clubes.