Copa SP: Corinthians é o maior campeão disparado e grandes vivem longa seca

Com o dobro de títulos e o dobro de finais que o segundo colocado, o Corinthians se sente em casa quando o assunto é Copinha

Com o dobro de títulos e o dobro de finais que o segundo colocado, o Corinthians se sente em casa quando o assunto é Copinha

0002050286383 img

Campinas, SP, 30 (AFI) – Na próxima terça-feira terá início a 49ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O torneio, que é o mais tradicional de base do país, tem Corinthians e Fluminense como maiores campeões, ambos clubes que utilizaram bastante suas categorias de base no último Campeonato Brasileiro, apesar de terem tido desempenhos distintos.

Atual campeão em 2017, o Corinthians é o grande papa título da competição, com 10 troféus ganhos, o dobro do segundo maior campeão Fluminense. A última conquista do Flu, no entanto, foi em 1989. O Timão também possui grande número de finais disputadas, foram 18 no total, sendo que o segundo no critério é o São Paulo, com nove.

O terceiro time que mais ganhou é o Internacional, com quatro taças, a última delas em 1998. Com três títulos estão quatro times tradicionais do país: São Paulo, Santos, Atlético-MG e Flamengo. Desses, apenas o Galo não venceu recentemente, tendo ganhado o torneio em 1983 por último. O Flamengo ganhou em 2016, enquanto o Santos foi campeão em 2014 e o São Paulo venceu por último em 2010.

Corinthians tem 10 título do torneio

Corinthians tem 10 título do torneio

Ainda temos Ponte Preta, Nacional-SP e Portuguesa com dois títulos cada. Os dois primeiros venceram na década de 1980 e a Portuguesa conquistou o troféu por último em 2002.

Além disso, 11 equipes venceram uma vez para nunca mais: Juventus-SP, Cruzeiro, Guarani, Vasco da Gama, América-SP, América-MG, Paulista, Roma Barueri, Marília, Santo André e Figueirense.

VICES
Palmeiras e Botafogo-SP têm dois vice-campeonatos, mas nunca venceram a competição. Já Grêmio, Atlético-PR, Bahia, Goiás, Botafogo, Comercial, Rio Branco-SP e Batatais chegaram à final em uma oportunidade, mas não faturaram o título.