Copa Paulista: São Bento doou troféus e cedeu seu presidente à Revolução de 32
Dr. Stillitano recebeu a “Medalha da Constituição”
O São Bento teve sua participação na Revolução de 32, destacando o deslocamento de seu presidente, Dr. José Stillitano
Sorocaba, SP, 09 (AFI) – O São Bento teve sua participação na Revolução de 32, destacando-se pelo deslocamento de seu presidente, Dr. José Stillitano, para a área de combate para tratamento dos feridos.O médico sorocabano, então presidente benedetino, juntamente com outros voluntários, foi designado para organizar o serviço hospitalar no front. Trinta anos depois, Dr. Stillitano recebeu a “Medalha da Constituição”, medalha oficializada pela Resolução da Assembleia Legislativa de São Paulo nº 330 de 25 de junho de 1962.
Dr. José Stilitano foi um grande esportista e, antes de assumir a diretoria do Bentão, foi goleiro do clube sorocabano durante anos. Também entrou para a história como primeiro goleiro do Palmeiras (então Palestra Itália), quando em 24 de janeiro de 1915, o Verdão entrou pela primeira vez em campo e, venceu o Savoia, em Votorantim, pelo placar de 2 a 0.
Azulão entregou suas taças para serem derretidas
Em agosto de 1932, durante a Revolução, o jornal Cruzeiro do Sul publicou um apelo, sugerindo aos clubes sorocabanos a doação de suas ricas taças, triunfos de sacrifícios no meio esportivo, para serem derretidas e depois transformadas em munição, tudo para o bem do estado de São Paulo. O primeiro clube a atender o apelo do jornal foi o São Bento que, através de uma decisão unânime em assembleia, resolveu dispor de seus troféus, frutos de glórias em seus 19 anos de existência, que até então, vinham embelezando sua sede.
O Azulão através deus seus diretores, Pascoal Ciardi (vice-presidente), José Nappo (tesoureiro), Antonio de Paula Santos (comissão de contas) e, José de Campos (1º secretario), entregou ao movimento MMDCA a Taça Pierrot (primeiro troféu da história do clube conquistado em 1917 diante do XV de Piracicaba), três taças conquistadas em campeonatos sorocabano (Lisofu) no inicio da década de 20; duas taças conquistadas em 1931, alem de duas medalhas de ouro, uma conquistada pelo São Bento no Concurso Pagão e, outra pelo seu antigo jogador, Jorge Courbassier.
Este ato de bravura do São Bento estimulou os outros clubes da cidade a seguirem o mesmo exemplo. Também abriram mão de seus troféus o Savoia, São Paulo Atlético, Penha, São Paulo (atual Estrada), Corinthians, Guarany, Fortaleza, Sorocabano, São Paulo Junior, Sorocaba e o Paulista.
Bentão realizou jogo beneficente em auxilio aos voluntários pobres
Naquele clima de tensão, a Liga Sorocabana de Futebol (Lisofu) suspendeu suas atividades esportivas e, o campeonato da cidade, que estava em andamento, foi interrompido. Enquanto o confronto se desenrolava nas frentes de batalha, foram realizadas algumas partidas beneficentes entre clubes sorocabanos. O São Bento também desempenhou seu papel, jogou e, venceu o C.A. Britânia, de Sorocaba, por 2 a 1, em disputa da Taça Constituição, jogo em beneficio a Caixa Popular, criada em Sorocaba no dia 13 de julho daquele ano, para prestar auxilio aos voluntários pobres.





































































































































