Copa Paulista: Relembre participações nacionais de São Caetano, Mirassol e XV
Os três times, ao lado do EC São Bernardo, estão na briga pelo título do torneio estadual
Os três times, ao lado do EC São Bernardo, estão na briga pelo título do torneio estadual
São Paulo, SP, 01 (AFI) – Os quatro semifinalistas da Copa Paulista entram em campo neste sábado (02) para decidir uma vaga na final. A presença na decisão já garante aos clubes a disputa de um torneio nacional em 2019. O campeão escolherá entre Série D do Campeonato Brasileiro ou Copa do Brasil. O vice ficará com a outra vaga. Dos quatro participantes, apenas o EC São Bernardo não disputou um jogo oficial fora de São Paulo. Já São Caetano, Mirassol e XV de Piracicaba têm histórias para contar.
SÃO CAETANO
O São Caetano foi a sensação nacional no início dos anos 2000. Vice-campeão da Copa João Havelange em 2000, o time ainda repetiu o feito em 2001, quando perdeu a final para o Athletico-PR. O time ainda tem como campanhas nacionais de destaque o vice-campeonato da Série C em 1998 e a Copa do Brasil de 2008, quando chegou nas quartas de finais na melhor de duas seis participações.
Eliminado pelo Botafogo nas quartas de final da Série D, em 2015, o São Caetano ficou afastado dos torneios nacionais até 2018, quando disputou a Copa do Brasil. A vaga foi conseguida após o título do Paulistão A2 no ano anterior.
O time, porém, acabou eliminado ao empatar com o Criciúma-SC, em casa. Ainda no ano passado, o São Caetano fez campanha de destaque no Paulistão, terminando em sétimo e conseguindo vaga na Série D de 2019. Mais uma vez a participação não foi das melhores, e o time acabou eliminado em um grupo com Cianorte-PR, Caxias-RS e Tubarão-SC.
XV DE PIRACICABA
Um dos mais tradicionais times do interior paulista, o XV de Piracicaba tem boas história em torneios nacionais. O time disputou três vezes a elite entre 1977 e 1979, terminando em 13º no último ano.
Entre as maiores glórias do time piracicabano está a conquista da Série C de 1995. Na final, a equipe venceu o Volta Redonda-RJ. Quatro anos antes, o XV de Piracicaba foi um dos primeiros clubes paulistas a disputar a Copa do Brasil. A vaga veio após o time vencer um dos grupos da primeira fase do Paulistão de 1990. Em campo, eliminação para o Caxias-RS.
Em 2003, o time acabou eliminado na Série C e só conseguiu voltar à disputa de um torneio nacional em 2017. Campeão da Copa Paulista de 2016, o time escolheu disputar a Série D. O grupo da primeira fase, porém, se mostrou forte e os piracicabanos acabaram eliminados pelo Operário-PR, que se sagraria campeão, e pelo Brusque-SC. O outro adversário foi o São Paulo-RS.
MIRASSOL
A equipe auriverde esteve presente em seis edições de torneios nacionais, sendo duas vezes na Série C (1995 e 2008) e quatro vezes na Série D (2009, 2011, 2012 e 2018). A melhor participação ocorreu em 2011. Na primeira fase, o time teve a companhia do conterrâneo Oeste. Juntos, deixaram para trás CENE-MS, Operário-PR e Cerâmica-RS. Nas oitavas, o Mirassol superou o tradicional Juventude-RS após vitória de 2 a 0 e derrota por 3 a 2.
Quis o destino, porém, que o time reencontrasse o Oeste nas quartas de final. O confronto paulista valia o acesso para a Série C e o time de Itápolis, hoje sediado em Barueri, acabou levando a melhor nos pênaltis após vitória de 3 a 1 para cada lado.
No ano passado, o Mirassol voltou a participar novamente da Série D, porém acabou eliminado ainda na fase de grupos por Caxias-RS e Inter de Lages-SC. O Nova Iguaçu completou a chave.





































































































































