Copa Paulista: Elenco do XV de Piracicaba realiza testes físicos
O XV conheceu na última terça-feira seus adversários na Copinha
Piracicaba, SP, 14 (AFI) – O XV de Piracicaba segue sua preparação visando o início da Copa Paulista 2014. A tabela, com os jogos e horários das partidas, foi divulgada na manhã da última terça-feira, e o XV está no grupo 02, ao lado de Internacional e Independente de Limeira, Itapirense, União Barbarense, Paulista e Red Bull.
Neste início de semana, os profissionais ficaram sob responsabilidade do fisiologista do clube, Sérgio Camarda, que levou os atletas até a Unesp de Rio Claro para avaliação isocinética que mede a força de extensão e flexão dos joelhos e a sua relação entre eles. “A avaliação isocinética é de fundamental importância, pois a Força impera na maioria das ações em campo , por isso é essencial sabermos se a força dos atletas estão compatíveis com as atividades diárias desenvolvidas. Com esse teste podemos avaliar também o desequilíbrio de força entre os dois joelhos e prevenir possíveis lesões”, explica Camarda.

Na terça-feira, os profissionais fizeram os testes de impulsão vertical e o Yo Yo IR2, que avalia a resistência cardiopulmonar e o grau de sustentação da velocidade de cada atleta. Entre os jogadores do XV, destaque para o atacante Celsinho.
Com o resultado nas mãos, Sérgio Camarda irá individualizar os treinos físicos de acordo com os possíveis desequilíbrios de cada atleta e antes do início da Copa Paulista, novos testes serão feitos para saber a evolução física de cada profissional.
XV no exterior
Neste fim de semana, o fisiologista do clube Sérgio Camarda está viajando para Orlando, nos Estados Unidos, onde irá participar do Congresso Anual de Medicinal Esportiva. O profissional irá apresentar o trabalho que fez em parceria com a Unesp de Rio Claro com o tema: “A restrição de curto tempo do fluxo sanguíneo melhora o índice de força da relação isquiotibiais/quadríceps em jogadores profissionais de futebol”.
Os atletas do XV serviram como a base de dados para seu estudo, que será apresentado através de uma palestra no dia 31 de maio. “Esse trabalho é uma continuidade daquele apresentado em Liverpool no Congresso Europeu. Fico muito feliz de estar novamente representando o meu país em um congresso tão importante e ainda mais levando o nome do XV”, comentou.
O 61º Congresso Anual do American College of Sports Medicine, um dos maiores do mundo em medicina esportiva, acontece entre os dias 27 e 31 de maio, em Orlando, na Florida.





































































































































