Copa Paulista: Com dois títulos, preparador físico completa dez anos no XV

André Ferreira expressa imenso carinho ao dizer o que o Alvinegro significa em sua vida

André Ferreira expressa imenso carinho ao dizer o que o Alvinegro significa em sua vida

0002050331443 img scaled

Piracicaba, SP, 01 (AFI) – Como ele próprio admite, os cabelos não são mais os mesmos, sinal de uma década de dedicação, emoções e momentos notáveis vividos no clube. Desta forma, o preparador físico André Ferreira completa, nesta quarta-feira, dez anos de XV de Piracicaba. O início foi ainda nas categorias de formação do Nhô Quim, no elenco Sub-15, e já no Sub-17 fez parte da boa campanha realizada no estadual de 2009 e agora estará com o time profissional na disputa da Copa Paulista.

“Nosso querido e saudoso Paulo Moraes (ex-supervisor de futebol) e o então diretor da base, Mario Brunelli, me convidaram para ingressar ao XV em 2008”, lembra Ferreira, sobre o início no Alvinegro Piracicabano. Alçado ao profissional dois anos depois, o preparador físico fez parte dos grupos que atingiram os acessos da Série A3 para a elite estadual, passando pelo título da Série A2, em 2011. Além disso, ajudou na conquista da Copa Paulista há dois anos.

“Claro que os acessos e os títulos do Campeonato Paulista Série A2 e da Copa Paulista foram marcantes, mas eu destaco também a partida em Mogi Mirim, em 2012, quando conseguimos definir a permanência na Série A1 do Campeonato Paulista. Há ainda a boa lembrança da classificação para a segunda fase do Campeonato Paulista Sub-17, o que fazia muito tempo que o clube não conseguia”, recorda Ferreira.

Com dois títulos e momentos marcantes, preparador físico André Ferreira completa dez anos de XV

Com dois títulos e momentos marcantes, preparador físico André Ferreira completa dez anos de XV

UMA VIDA NO NHÔ-QUIM
O preparador expressa imenso carinho ao dizer o que o Alvinegro significa em sua vida. “O XV representa tudo o que sou hoje, como profissional e como pessoa. Eu devo isso a esta instituição, que me acolheu da melhor maneira possível e me ajudou sempre que precisei. Então, mais do que um funcionário, sou um torcedor do clube”, agradeceu. Agora ao lado do técnico Fahel Júnior, a meta é repetir o feito de 2016.

“O objetivo é evoluir sempre. Temos uma competição pela frente e a ideia é ser campeão, pois, quando se trata de XV, independente do torneio, esse deve ser o pensamento”, afirmou Ferreira, que teve diversas pessoas junto contigo nesses de Nhô Quim, o que, segundo o próprio profissional, agregou muito ao seu conhecimento. “Com cada comissão que convivi, procurei tirar o máximo de lições para crescer na minha área”, disse.

O crescimento, aliás, na visão do preparador físico do Alvinegro Piracicabano, não foi apenas pessoal. “O clube evoluiu bastante. Atualmente, temos o CT (Centro de Treinamento XV-Raízen), o qual não tínhamos antigamente, temos materiais de qualidade para trabalhar, houve melhoras no departamento de fisiologia, como a aquisição da máquina de CK (sigla em inglês para creatina quinase) quando voltamos para a Série A1, entre outras coisas”, concluiu.

RETORNOS
O meio-campista Bruno Moraes, 19 anos, e o atacante João Henrique, 17 anos, tiveram os contratos de empréstimos junto ao Grêmio encerrados e estão de volta ao XV de Piracicaba. Os atletas permaneceram um ano nas categorias de base do time de Porto Alegre. Bruno Moraes, que defendeu o Nhô Quim na Copa São Paulo Júnior no ano passado, está integrado ao elenco de Fahel Júnior, enquanto João Henrique retornas às categorias de formação.