Copa Paraná: Prata da casa dá vitória ao Londrina

Londrina, PR, 08 (AFI) – Com uma atuação brilhante, o Londrina goleou o Iraty, de virada, na tarde do último domingo, no VGD, por 4 a 1 e conseguiu vencer três seguidas pela primeira vez nesta Copa Paraná. O resultado deixou o Alviceleste na vice-liderança isolada do segundo turno, com nove pontos. Os destaques da partida foram o atacante prata-da-casa Rodrigo, autor de três gols, e o meia Nem, que fez o gol que Pelé não fez, do meio de campo.

O Londrina saiu em desvantagem no marcador. Logo no início, o meia Chimba abriu o placar a favor dos visitantes. Mas o Tubarão teve forças para empatar ainda no primeiro tempo, com um belo gol de Rodrigo. O primeiro tempo terminou assim. Aos quatro minutos da etapa final, um momento que fez o VGD explodir de alegria: o meia Nem arriscou do meio de campo e colocou o Tubarão em vantagem. Depois, Rodrigo fez mais dois e decretou a goleada no VGD: 4 a 1.

O jogo

Contagiado pela força que vinha das arquibancadas do VGD, o Tubarão começou bem a partida. O time tocava a bola e esperava os espaços na defesa adversária. Mas numa cobrança despretensiosa de falta aos oito minutos, Reinaldo bateu torto na bola e ela sobrou para Chimba tocar no cantinho do gol de Marcos e inaugurar o marcador.

Mas daí em diante, só deu Tubarão, que partiu para cima para recuperar o prejuízo. Aos dez minutos, o estreante Vieira tentou de fora da área, mas errou o alvo. Um minuto depois, Wilson dividiu com o goleiro dentro da área e a bola sobrou para Diego Mineiro completar para o gol. Mas o árbitro viu toque de mão do volante e invalidou o lance.

O Tubarão chegou muito perto do empate aos 20 minutos, quando Alemão lançou Nem na linha de fundo. O meia cruzou na área, Genílson tocou de cabeça e mandou muito perto do gol de Émerson. Aos 33’, Nem bateu escanteio fechado e quase fez gol olímpico. De tanto insistir, o gol de empate vem aos 40’. Rodrigo recebeu de Nem, driblou o marcador e bateu cruzado, sem chances para o goleiro.

No início do segundo tempo, um lance digno de longa admiração, que vai ficar guardado na memória de todos que estiveram no VGD nesta tarde. O camisa 10 do Tubarão Nem, recebeu belo lançamento de Alemão, percebeu o goleiro adiantado e mandou do meio de campo. A bola viajou e morreu nas redes do Iraty. Era o gol da virada, mais que isso, um gol de placa que fez o VGD explodir de emoção.

O Iraty sentiu o golpe e o Alviceleste aproveitou. Aos oito minutos, Diego Mineiro tabelou com Rodrigo e deixou Genílson em ótima situação. O centroavante fez tudo certinho, driblou o zagueiro e tentou acertar o canto do goleiro, mas a bola caprichosamente saiu à direita do gol. A resposta dos visitantes veio cinco minutos depois, com Ricardinho. Ele aproveitou o rebote da zaga do LEC e bateu cruzado para excelente defesa do goleiro Marcos, substituto de Alexandre, que se transferiu para o Sampaio Correa.

O terceiro estava amadurecendo. Aos 20’, Alemão fez bela jogada pela esquerda e cruzou para Genílson cabecear consciente e errar por muito pouco o alvo. O Iraty respondeu com Lucio Flávio, que passou por dois marcadores, mas na dividida o goleiro Marcos levou a melhor e ficou com a bola.

Aos 37’, Diego Macedo, que entrou no lugar de Genílson, arrancou, passou por três marcadores e rolou para Nem bater forte e obrigar o arqueiro Emerson a fazer um verdadeiro milagre. Mas o gol que deu mais tranqüilidade ao LEC só veio mesmo aos 39’, novamente com Rodrigo. O atacante prata-da-casa aproveitou passe do zagueiro Anderson Carvalho após cruzamento de Alemão, e só empurrou para as redes.

O Tubarão não estava satisfeito e partiu em busca de mais. Já nos acréscimos, Nem recebeu na entrada da área e tentou encobrir o goleiro. A bola bateu no travessão e sobrou para Rodrigo, o dono da tarde, fazer o seu terceiro gol na partida e fechar o marcador no VGD.

O Tubarão foi a campo com: Marcos; Ayrton, André, Geílson (Anderson Carvalho) e Alemão; Wilson, Vieira, Diego Mineiro (Jamur) e Nem; Rodrigo e Genílson (Diego Macedo).