Copa FPF: Bons números não iludem elenco do Botafogo

Ribeirão Preto, SP, 02 (AFI) – Há tempos, o Botafogo não apresentava uma campanha que empolgasse a fiel torcida tricolor. Nesta Copa Federação Paulista de Futebol (FPF), o Pantera está há oito jogos invictos, sendo seis vitórias nos últimos seis jogos.Apesar dos bons resultados, o técnico Márcio Ribeiro não quer saber de empolgação no Estádio Santa Cruz. Confira os dados levantados até a terceira rodada da segunda fase da Copa FPF 2007.

Bom aproveitamentoA boa campanha da equipe nas duas fases tem uma explicação: O equilíbrio entre o sistema defensivo e o sistema ofensivo.

O Botafogo, líder do Grupo 07, é também a melhor equipe dentre as 28 que iniciaram a Copa FPF 2007. Em 15 jogos, foram 10 vitórias, três empates e apenas duas derrotas. O aproveitamento da equipe é de 75,5%.

O Pantera não tem nenhum atacante brigando diretamente pela artilharia da competição. Porém, no elenco panterino, vários jogadores fazem uma “briga sadia” pelo posto.Guin, Thiago Vieira (ambos na foto) e Júlio Madureira têm quatro gols cada. O lateral-esquerdo Júlio César aparece na segunda colocação, com três gols marcados, enquanto Tupã e Samuel têm dois. A média de gols marcados do Tricolor por partida é de 1,8. Foram 27 gols marcados em 15 jogos.

O clube também não possui a melhor defesa do campeonato. O Tricolor fica atrás do Mogi Mirim, que levou apenas sete gols na competição. Juntamente com o Guarani, adversários deste sábado, o Tricolor levou 13 gols em 15 jogos.A média de gols sofridos pelo Pantera é de 0,86 por partida.

Uma das maiores dificuldades entre as zagas no país, inclusive na seleção brasileira, parece não atormentar o técnico Márcio Ribeiro. Em 15 jogos, a equipe ainda não sofreu nenhum gol de cabeça.

O goleiro Thiago, aliado ao seu sistema defensivo, está há 260 minutos sem levar gols. O último gol sofrido pelo Pantera foi no jogo de abertura da segunda fase, contra o Rio Preto, aos 18′ do primeiro tempo.

Apesar da boa campanha do Pantera na Copa FPF, o técnico Márcio Ribeiro mantém a seriedade no elenco botafoguense. “Ainda não ganhamos nada. Temos uma partida dificílima contra o Guarani, lá em Campinas. Se conquistarmos um ponto, eu já considero um bom resultado. Respeitamos e vamos respeitá-los sempre”, afirmou o treinador.

Já o zagueiro e capitão Bruno, prega a humildade entre os seus companheiros. “Eu, como capitão, tenho que manter o grupo focado nos resultados. Não há nada ganho ainda e precisamos manter essa concentração até o fim”, disse o zagueiro.

A FPF enviou um fax ao Botafogo nesta terça-feira, confirmando a alteração na data da partida entre Guarani e Botafogo, anteriormente marcado para o domingo. As duas equipes se enfrentam neste sábado, às 16h, no estádio Brinco de Ouro, com transmissão ao vivo da Rede Família.