Copa Energil C resgata derby tradicional do interior de SP
Limeira, SP, 15 (AFI) – Sempre com grandes jogos, lotação máxima (foto), rivalidade entre torcida, os dois clubes da cidade de Limeira, Internacional e Independente, protagonizavam uma das maiores movimentações esportivas na cidade.
Denominado de derby LEGAL (Leão e Galo), no Estádio Municipal Major José Levy Sobrinho (Limeirão) e, também, de GaLeão (Galo e Leão), no Estádio Agostinho Prada (Pradão), as duas equipes reviverão os grandes clássicos e confrontos dos anos 70, no dia 05 de agosto, no Pradão e dia 23 de setembro, no Limeirão.
Os jogos serão válidos pela Copa Energil C, criada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e terá oito equipes: Francana, Taquaritinga, Comercial, Flamengo, SEV Hortolândia e Portuguesa Santista, além dos dois times de Limeira.
Em jogos oficiais, a primeira partida, válida pela Divisão Intermediária de 1975 (hoje Série A2), aconteceu no Pradão, com um empate de 1×1. No jogo do returno, a Inter de Limeira
(foto) venceu por 1×0, no Estádio Engenho Grande (Araras).
“Na época, a Inter não tinha estádio e o Limeirão não estava pronto e, por isso, mandava seus jogos em Araras”, disse João Ferraz, que jogou nas duas equipes e atualmente é comentarista de uma emissora de rádio em Limeira.
Em 1976, novo empate de 1×1, no Pradão e, no jogo de volta, a Inter de Limeira outro empate, porém de 0x0, no Limeirão. Neste ano, o Independente disputava uma vaga no saldo de gols contra o XV de Jaú. “Faltou pouco”, disse ex-presidente do Galo, Álvaro Zenebom.
No mesmo ano, aconteceram mais dois jogos amistosos no Pradão, na chamada Copa Mobilar/Brigatto, que ofertou um troféu para o vencedor. O Independente levou a melhor, na primeira partida houve novamente um empate de 1×1 e, no segundo jogo, derrotou a Inter de Limeira por 2×0. A empresa Mobilar é a Lojas Dom atualmente.
“O futebol de Limeira morreu porque acabou os jogos entre as duas equipes. Seria interessante manter essa rivalidade sadia entre os times e as torcidas para movimentar a cidade. Quem sabe não apareça uma empresa para ofertar esse troféu e, assim, a cidade ter esses duelos nos finais de ano?”, explicou Tute, que também atuou nas duas equipes limeirense.
Já em 1977, quem relembrou os jogos foi o ex-jogador da Inter de Limeira, Paulo Sartori, mais conhecido nos meios futebolístico como Paulo Chato. O primeiro derby foi no Pradão e outro empate em 1×1. No jogo de volta, a Inter venceu o Independente por 1×0, no Limeirão. Nesta época, o ex-atleta lembrou do jogador Assis (ex-Fluminense e da dupla Casal 20 com Washington no Fluminense) que jogou na Inter de Limeira, porém, Álvaro Zenebom, não lembrou de ter participado do derby, porém, confirmou que o ex-técnico da Inter de Limeira, Toninho Maldonado quem colocou o nome de Assis. “Ele era novo ainda, veio com o nome de Ditão e jogava no São José”, confirmou Zenebom.
E, por fim, em 1978, aconteceram duas partidas oficiais entre as equipes com uma vitória para cada lado. A partida no Pradão foi 2×1 para o Independente e, no Limeirão, foi 3×2 para a Inter de Limeira. “Sempre com jogos empolgantes e motivação especial para a cidade”, disse Zenebom.
Com a conquista da Divisão Intermediária de 1978 e o acesso a Divisão de Elite do Campeonato Paulista, por parte da Inter de Limeira, não ocorreu mais nenhum jogo oficial entre as duas equipes. Somente dois jogos amistosos, sem data precisa, porém, com a vitória da Inter de Limeira por 3×1 sobre o Independente, que contava com o atacante Mirandinha (ex-Corinthians) e um empate de 0x0, na década de 80. E, desde então, depois de 29 anos, Internacional e Independente voltarão a movimentar a cidade em jogos oficiais válidos pela Copa Energil C, nos dias 05 de agosto (Pradão) e dia 23 de setembro (Limeirão).
O ex-presidente da Inter de Limeira, João Jr., também relembrou alguns dos jogos e confirmou lotação máxima nos jogos. No Pradão, eram 10 mil e no Limeirão, perto de 20 mil. “Não eram milhares de pessoas ou público nos estádios, eram limeirenses acima de tudo”, disse João Jr.
Resumindo, foram oito jogos oficiais, dos quais três vitórias da Inter de Limeira, uma vitória do Independente e quatro empates. Contudo, as épocas são diferentes. E cabe ressaltar, que a população limeirense deve sim prestigiar o derby da cidade, mas com respeito e muita vibração e, jamais com violência.
Que Limeira reanime a “chama da rivalidade sadia” e retorne aos grandes tempos dos derbys “Legal” e “Galeão” como forma de mostrar o verdadeiro espírito esportivo da cidade.





































































































































