Copa do Mundo: Mexicano de 34 anos vai apitar estreia do Brasil

Cesar Ramos foi o árbitro da final do Mundial de Clubes de 2017 entre Real Madrid e Grêmio, nos Emirados Árabes Unidos

Cesar Ramos foi o árbitro da final do Mundial de Clubes de 2017 entre Real Madrid e Grêmio, nos Emirados Árabes Unidos

0002050320618 img

Campinas, SP, 15 – O mexicano Cesar Ramos será o árbitro da partida de estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia, no domingo, em Rostov-on-Don. A Fifa anunciou nesta sexta-feira a definição do nome dele como o responsável por trabalhar no jogo entre Brasil e Suíça.

Ramos tem 34 anos, está pela primeira vez em um Mundial e é um dos mais jovens árbitros da competição. Conhecido no México pelo estilo conciliador e apreciador de conversas em campo, estreou no apito da elite mexicana em 2011. Nos últimos tempos, ele chegou ao ápice da carreira.

Copa do Mundo: Mexicano Cesar Ramos, de 34 anos, vai apitar estreia do Brasil

Copa do Mundo: Mexicano Cesar Ramos, de 34 anos, vai apitar estreia do Brasil

CURRÍCULO
Neste ano, atuou na final do Campeonato Mexicano, entre Santos Laguna e Toluca. No fim de 2017, a principal partida dele foi a final do Mundial de Clubes entre Real Madrid e Grêmio, nos Emirados Árabes Unidos.

Ramos tem no currículo outras atuações em torneios internacionais como o torneio olímpico de futebol dos Jogos do Rio-2016, dois Mundiais sub-20, além de competições de clubes como a Copa Libertadores e a Copa dos Campeões da Concacaf. Ele está no quadro da Fifa desde 2014 e vai trabalhar na estreia da seleção ao lado dos auxiliares compatriotas Marvin Torrentera e Miguel Hernandez. O panamenho John Pitti foi definido como quarto árbitro da partida.

QUEM LEMBRA?
Na Copa passada, curiosamente, um outro mexicano trabalhou na partida mais marcante do Brasil. O agora aposentado Marco Rodríguez apitou a derrota por 7 a 1 diante da Alemanha, no Mineirão, em Belo Horizonte. Uma coincidência é que na estreia brasileira na Copa de 2006, contra a Croácia, em Berlim, também foi um árbitro do México o responsável por conduzir a partida. Na ocasião o papel coube a Benito Archundia.

PREPARATIVOS
A equipe do técnico Tite viaja a Rostov-on-Don na noite desta sexta-feira, no horário da Rússia. No sábado a seleção faz o último treino no estádio da estreia. O jogo no domingo contra a Suíça será às 15h de Brasília.