Copa do Mundo: “Guru” do Hernanes deixa obra de métodos revolucionários sobre futebol
Com treinandor pessoal, Hernanes revoluciona o 'Futebol com Lógica'
“Futebol Completo ‘com lógica’”. Essa é a denominação utilizada por Jota Alves, que por muito tempo foi o “guru” do volante Hernanes, que defende as cores da Seleção Brasileira.
São Paulo, SP, 11 – “Futebol Completo ‘com lógica’”. Essa é a denominação utilizada por Jota Alves, que por muito tempo foi o “guru” do volante Hernanes, que defende as cores da Seleção Brasileira nesta Copa do Mundo, para retratar sua obra que destaca métodos de aplicação tática e desenvolvimento do futebol dentro das quatro linhas.
Natural de Uberaba, cidade do Triângulo mineiro, Alves iniciou sua carreira no futebol como atleta profissional na década de 1960 e atuou em clubes como Nacional (SP), Portuguesa (SP), Olaria (RJ) e Vila Nova (GO). Depois voltou suas atenções para as atividades relacionadas a preparação física, além de dedicar seu tempo para colocar nas páginas o seu conhecimento sobre o esporte mais popular do planeta.
Durante a construção do seu trabalho científico, J.Alves atuou como uma espécie de “guru” para atletas renomados do futebol brasileiro, entre eles o volante Hernanes. O meia Kaká e o volante Jean, campeão brasileiro pelo Fluminense em 2012, também ouviam as orientações dele.
Para Alves o “Futebol Completo” passa pela lógica aritmética e geométrica. E na sua obra ele classifica os ideais para a prática de um futebol competitivo, bem como as características dos atletas para a aplicação deste método, que o classificava como revolucionário. Para transferir o seu conhecimento profissional para o papel, o autor levou cerca de 36 anos.
E não somente os atletas discutiam o futebol e sua essência, mas também outros profissionais. E um deles é o técnico Gilmar Aguiar, com quem trocou confidências, além de ser considerado pelo próprio como um dos maiores interpretes de sua obra.
“É uma honra imensa ter a possibilidade de estar ao lado de uma pessoa que dedicou seu tempo, praticamente que integral, para construir métodos que possam proporcionar a evolução do futebol e o qualificar dentro das quatro linhas. Vejo com bons olhos a possibilidade de aplicação e êxito”, declarou Aguiar.
J.Alves, ex-atleta, preparador físico e técnico, faleceu no final do mês de maio em sua cidade natal, Uberaba, em Minas Gerais.





































































































































