Copa do Catar: Abertura empolga e a bola já rolou!

Evento organizado pela FIFA é mesmo uma grande festa do futebol. Até agora, gostei de tudo. Da festa de abertura, do primeiro jogo e do clima em torno da bola

Até a torcida do Iran, que viu seu time ser goleado pela Inglaterra, vibrou com os dois gols de sua equipe, apesar do placar elástico que levou

País de Gales 1 x 1 Estados Unidos
Bale marcou gol do País de Gales. Foto: Reprodução

Campinas, SP, 21 (AFI) – Copa do Mundo é Copa do Mundo. Evento organizado pela FIFA é mesmo uma grande festa do futebol. Até agora, gostei de tudo. Da festa de abertura, bem variada e movimentada, do jogo estreia entre Catar e Equador e o jogo da manhã desta segunda-feira, entre Inglaterra e Iran. Pelos preços cobrados acreditei que a grande decepção seria a presença de público, mas até nisso, a Copa do Catar mostrou força.

Estádios cheios e com torcidas vibrantes. Até a torcida do Iran, que viu seu time ser goleado pela Inglaterra, vibrou com os dois gols de sua equipe, apesar do placar elástico que favoreceu seu adversário. Esperava alguns manifestos contra o Catar que não cuidou bem daqueles que fizeram o trabalho pesado na construção dos estádios e de novos hotéis para receber os visitantes (quase 6 mil pessoas morreram), mas eles até agora não aconteceram.

EMPOLGA COMO COPA

Ou seja, como Copa, como espetáculo, a Copa do Catar até agora só empolga. Não tem notícias tristes ou chocantes. Eu que almoço e janto futebol, estou feliz em poder assistir vários jogos num só dia. É uma maratona que, pra mim, vale à pena acompanhar. No jogo entre Catar e Equador, deu o que todos esperavam. Vitória do bom time equatoriano, o terceiro melhor da América do Sul, contra o frágil time da casa.

Na manhã desta segunda-feira, vi também um jogo onde o futebol da Inglaterra enterrou o do Iran, numa partida de oito gols (6×2 para os ingleses) que empolgou o público. Até hoje nenhuma Copa foi disputada numa só cidade, mas, pela amostra, isso pode ser repetido outras vezes. Acho que a proposta já deu certo.

Os jogos desta semana serão todos válidos pela fase de grupos e servirá para indicar as duas seleções mais qualificadas para a fase dos mata-matas. Nos dois jogos iniciais deu a lógica. Equador e Inglaterra deveriam vencer e venceram. Mas como em todo torneio de futebol acontecem zebras , vamos aguardar para saber quais serão as primeiras. 

Quando redigia este texto já estava em desenvolvimento o jogo entre Holanda 2 x 0 Senegal e na sequência viria Estados Unidos 1 x 1 País de Gales.

PRÓXIMOS JOGOS
Na terça-feira, dia 22 de novembro, jogarão às 7 horas, horário brasileiro, Argentina x Arábia Saudita. Às 10 horas, Dinamarca x Tunísia. Às 13 horas, México x Polônia e às 16 horas, França x Austrália. Na sua estreia, os argentinos têm tudo para ganhar os três pontos, já que o time árabe é tecnicamente bem inferior.

A Dinamarca também é superior a Tunísia. Já o México deve sofrer diante do bom time da Polônia. A França está desfalcada de alguns de seus principais jogadores (Benzema é um deles), mas tem tudo para estrear com vitória neste Mundial.

Na quarta-feira, às 7 horas, jogam Marrocos e Croácia. Os croatas são superiores e devem vencer. Às 10 horas, a Alemanha enfrenta o Japão. Os alemães tem mais time, mas os japoneses devem dar trabalho aos seus renomados adversários. Às 13 horas, Espanha e Costa Rica. Espanhóis têm mais tradição. Às 16 horas, Bélgica x Canadá. Belgas são muito melhores. Só uma grande zebra tiraria esta vitória deles. Canadá é bem limitado.

DAÍ É O BRASIL !

Na quinta-feira, dia 24, o momento mais esperado pela torcida brasileira. Jogam Brasil e Sérvia, às 16 horas. Sérvios têm uma boa equipe, mas o time brasileiro conta com alguns jogadores muito acima da média. Não dá para comparar.

Ainda neste dia jogam às 7 horas, Suíça x Camarões. Africanos mais perto da vitória. Às 10 horas, Uruguai x Coreia do Sul. Time uruguaio está um pouco envelhecido e deve sofrer para derrotar os coreanos. Jogo bem difícil. Às 13 horas, Portugal x Gana. Cristiano Ronaldo estreia em sua última Copa. Acredito mais no time português.

Com esses jogos de quinta, a primeira fase das rodadas de grupo estarão se encerrando. Logo em seguida já começam os jogos da segunda rodada. Lembro que duas seleções de cada grupo vão se classificar para a fase dos mata-matas.

OS FAVORITOS

À princípio, os favoritos a essas vagas são Equador, Holanda ou Senegal, Inglaterra e Estados Unidos, Argentina e México ou Polônia, França e Dinamarca, Alemanha e Espanha, Bélgica e Croácia, Brasil e Sérvia ou Camarões.

Nesta fase de grupos cada seleção disputa apenas três jogos. Na fase seguinte, a de mata-matas, serão mais quatro etapas: oitavas de final, quartas,  semifinais e final, dia 18 de dezembro, às 12 horas, horário brasileiro, no estádio Lusar Iconic, Catar. 

ACOMPANHA COBERTURA COMPLETA DA COPA. CLIQUE AQUI !

Confira também: