Copa do Brasil: Seu início e jornada
O torneio mais democrático do país já tem 33 anos
São Paulo, SP, 23 (AFI) – A Copa do Brasil nasceu no ano de 1989, sendo uma das competições mais importantes do país. Sua disputa é conforme o método europeu, onde os times se enfrentam e o que perder é eliminado da competição, havendo dois jogos de ida e volta, permitindo que a equipe que está em desvantagem, possa reverter o placar no jogo de volta.
Sendo um torneio que possui grande número de participantes e uma longa duração, contendo mais fases, possibilitando que diversas apostas na Copa do Brasil sejam feitas em múltiplas partidas e clubes.

Com o intuito de agregar mais equipes de diversas regiões do país, principalmente daquelas competições que não tinham muita visibilidade na época, em visto que não havia participação no Campeonato Brasileiro de Futebol, foi a partir dessa motivação que surgiu a ideia de criar uma copa que agregasse representatividade para mais competições estaduais do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, entre outros.
Com base nas competições europeias, os clubes se enfrentam em dois jogos de ida e volta, onde o time que tiver maior saldo somando os placares vence a disputa e avança para a próxima fase.
Porém foi estabelecido nas duas primeiras fases, o clube visitante que fizer diferença de dois gols no jogo de ida, será automaticamente classificado para as demais fases sem precisar do jogo de volta.
Com o objetivo de incentivar as equipes a se esforçar pela diferença de placar em sua primeira disputa de bola, ganhando vantagem e tendo mais chances de chegar à próxima fase.
MUDANÇA DE REGRA
Visando uma regra mais justa, foi extinto o gol fora de casa como critério para desempate, sendo assim, se houver empate com a soma dos placares dos jogos de ida e volta, a decisão de desempate será tomada por pênaltis.
A primeira edição da Copa do Brasil ocorreu no ano de 1989, com times classificados de campeonatos estaduais, onde o Grêmio, clube de Porto Alegre, foi campeão e ganhou a vaga para disputar a Copa Libertadores.
Ao longo dos anos da competição, vários clubes passaram pela Copa do Brasil, que deixou registrado algumas partidas históricas, como o Atlético Mineiro, ganhando de 11 a 0 do time Caiçara, e também o clube Internacional, que na soma dos placares, ganhou de 15 a 1 do Ji-Paraná.

PRIMEIRAS EDIÇÕES
De 1989 até o ano 1993, o clube campeão do torneio fica com a taça e repassa para os próximos campeões. Mas no ano seguinte, foi definido que o time que vencesse o torneio por três vezes, teria a posse definitiva da taça. Sendo o Grêmio, o primeiro clube a conquistá-la, ganhando as competições nas edições de 1994, 1997 e 2001.
Desde sua criação até nos dias de hoje, houveram diversas alterações nas regras da Copa do Brasil, que auxiliam uma maior agregação de clubes do país inteiro, onde suas vagas são preenchidas através dos campeonatos estaduais, contendo os melhores colocados no Ranking Nacional das Federações, os dez primeiros colocados do ranking da CBF, o campeão anterior da Copa, o campeão brasileiro da Copa Libertadores e os campeões das demais competições brasileiras.
Noticias Relacionadas
-
Marketing e Negócios
Como acompanhar os jogos do seu time com transmissões em canais tão diversos?
24/12/2025 -
Marketing e Negócios
Federação Paulista oficializa maior patrocínio coletivo do futebol brasileiro
24/12/2025 -
Marketing e Negócios
Saiba como obter diploma de educação física de forma rápida em 2026
23/12/2025 -
Marketing e Negócios
Portuguesa Santista lança camisa branca para temporada 2026
23/12/2025






































































































































