Copa do Brasil: Juventude questiona escalação de árbitro e pede mudança à CBF

Anderson Daronco entrou na vaga de Raphael Claus, que apitará jogos das Eliminatórias

Anderson Daronco entrou na vaga de Raphael Claus, que apitará jogos das Eliminatórias

0002050501746 img

Caxias do Sul, RS, 26 (AFI) – O Juventude publicou um manifesto na noite desta segunda-feira contra a escalação do árbitro Anderson Daronco na partida frente ao Grêmio, válida pela Copa do Brasil. A CBF colocou Daronco na vaga de Raphael Claus, convocado para apitar nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, e optou por não dar maiores informações.

Confira o manifesto do Juventude:

O Esporte Clube Juventude recebeu com total surpresa, incredulidade e contrariedade, a informação de que Anderson Daronco será o árbitro de Grêmio x Juventude, primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, uma vez que a escala original apontava Raphael Claus como árbitro principal da partida. A alteração foi realizada na tarde de segunda-feira (26/10), três dias antes do confronto.

Anderson Daronco para apitar Grêmio x Juventude

Anderson Daronco para apitar Grêmio x Juventude

A troca do trio de arbitragem seria, por si só, motivo de atenção por parte do Esporte Clube Juventude. Mas, a situação ganha gravidade quando o novo árbitro escalado é um personagem envolvido em fortes polêmicas geradas nas duas partidas do Juventude em que apitou em 2020, ambas no Campeonato Gaúcho: diante de Internacional, dia 24 de janeiro e Grêmio, dia 29 de fevereiro. Este último encontro entre Daronco e Juventude gerou intensa repercussão, uma vez que o Juventude, seu presidente Walter Dal Zotto Jr. e seu goleiro Marcelo Carné, foram parar nos tribunais do TJD devido a manifestações pós-jogo com críticas à atuação do árbitro. Todos foram absolvidos das acusações.

Na ocasião, Daronco foi contestado por validar um gol irregular e assinalar outros três pênaltis a favor do Grêmio. Antes, diante do Internacional, o mesmo árbitro assinalou um pênalti contra o Juventude, expulsando o atleta envolvido no lance, onde a bola supostamente teria tocado em seu braço.
Por todo o contexto, pela relação estremecida entre o Clube, atletas, dirigentes e o árbitro Anderson Daronco e pelos erros crassos nas partidas acima citadas, é impossível que o Juventude aceite cordialmente esta escala de arbitragem.
O Esporte Clube Juventude reitera seu total descontentamento e sua absoluta incredulidade com esta situação, lembrando que um caso muito semelhante de troca de escala de última hora criou polêmica intensa nas últimas semanas, envolvendo o próprio Grêmio, gerando descontentamento e interpretações das mais variadas origens. O mesmo ocorre agora e o Juventude também se coloca no direito de contestar a idoneidade destas escolhas.