Copa 2014: Última inspeção técnica na Arena Fonte Nova acontece nesta segunda

Grupos técnicos da FIFA, COL, Secopa, Ecopa e Arena discutem planos operacionais para o Mundial

Está acontecendo, na Arena Fonte Nova, a última inspeção operacional da FIFA e COL antes da Copa do Mundo da FIFA 2014. A vistoria faz parte da primeira etapa de inspeções promovidas pela FIFA e COL nas cidades-sede.

0002048149087 img

Salvador, BA, 20 (AFI) – Está acontecendo, na Arena Fonte Nova, a última inspeção operacional da FIFA e COL antes da Copa do Mundo da FIFA 2014. A vistoria faz parte da primeira etapa de inspeções promovidas pela FIFA e COL nas cidades-sede. O objetivo das visitas é definir os Planos Operacionais que serão adotados nos estádios durante no mundial.

0002048149087 img

Durante todo o dia, uma equipe de 50 técnicos, formada por membros da FIFA, do Comitê Organizador Local (COL), de secretarias do Governo do Estado da Bahia, representantes da Prefeitura, e da Arena Fonte Nova, estão discutindo sobre 19 áreas que contemplam os planos operacionais.

Pela manhã, aconteceu a reunião-geral e o momento de boas-vindas. O gerente do COL na Bahia, Roberto Maron e os secretários estadual e municipal da Copa do Mundo, Ney Campello e Issac Edington, recepcionaram a equipe e iniciaram uma discussão prévia sobre os assuntos relacionados à inspeção.

Em uma entrevista coletiva, a imprensa local registrou pronunciamentos dos secretários da Copa, do gerente geral de integração operacional do COL, Tiago Paes, e do chefe do departamento de operações da Copa do Mundo da FIFA, Chris Unger.

A inspeção foi iniciativa às 9h30. A equipe técnica foi subdividida de acordo com as áreas de interesse. Cada grupo inspecionou os espaços físicos e estruturas que correspondem aos planos operacionais relacionados ao seu tema. Ao todo, foram formados nove grupos – Competições; Protocolo; Bilheteria e Sinalização; Marketing; Mídia e TV e Tecnologia; Tecnologia; Serviços de alimentação, limpeza e voluntariado; Vila de hospitalidade; Coordenação e Logística. No turno da tarde, as equipes estão debatendo sobre os pontos observados na inspeção.

Salvador é a quarta sede a receber a comitiva, que já vistoriou Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife. No final da tarde, os técnicos da FIFA e do COL viajam para Belo Horizonte, onde visitarão as estruturas do Mineirão. No dia 22 de janeiro, a inspeção será feita em Brasília, quando se encerram as atividades da primeira etapa de inspeções. As outras seis sedes receberão os técnicos no mês de março.