Copa 2014: Plano de legado para Recife é apresentado nesta quarta-feira
A primeira parte do projeto em Recife avaliou a situação da cidade em relação a temas como estrutura
O Instituto Esporte & Educação (IEE) apresenta a conclusão da primeira fase do plano de ação Esporte para Todos para Recife, nesta quarta-feira, a partir das 13 horas, na Prefeitura da capital pernambucana.
Campinas, SP, 10 (AFI) – O Instituto Esporte & Educação (IEE) apresenta a conclusão da primeira fase do plano de ação Esporte para Todos para Recife, nesta quarta-feira, a partir das 13 horas, na Prefeitura da capital pernambucana. A ação integra o projeto “Cidades da Copa”, que propõe deixar para a cidade um legado pós Copa de 2014, a partir da diversificação e a democratização das atividades esportivas por meio do fortalecimento das políticas públicas e da qualificação dos profissionais que atuam no esporte, garantindo o direito ao esporte a todos.
O encontro terá a presença da presidente do IEE, Ana Moser, do prefeito de Recife, Geraldo Julio, do secretário de Esportes e Copa do Mundo, George Braga, do secretário executivo da Copa do Mundo e Legado, Danilo Moreira, e de vereadores, além de representantes do Unicef, Atletas pelo Brasil e do Rems (Rede Esporte pela Mudança Social), todos apoiadores do projeto.
A primeira fase do “Cidades da Copa” já foi realizado em outras seis cidades sedes da Copa do Mundo de 2014: São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte. “Em Recife, iremos apresentar o sétimo Plano de Esporte entre as cidades sede da Copa do Mundo. A cada etapa sentimos que o movimento na direção do legado esportivo dos grandes eventos tem se fortalecido. As instituições públicas e privadas das capitais têm se mobilizado cada vez mais para priorizar estratégias que definirão os benefícios que os eventos deixarão para a estrutura do esporte voltada para a população em geral. Assim, vamos nos aproximando do ideal de fazer valer ao máximo estas oportunidades que o Brasil tem para se desenvolver por meio do esporte”, explica a presidente do Instituto Esporte e Educação, Ana Moser.
A primeira parte do projeto em Recife avaliou a situação da cidade em relação a temas como estrutura voltada para a prática esportiva, incentivos governamentais, educação física nas escolas, formação de professores e atividades já desenvolvidas junto ao setor. A partir desta avaliação foi elaborado um plano de ação para todos, no intuito de colaborar com a administração pública para a garantia do direito universal ao esporte, que consiste nas diretrizes da próxima fase.
Idealizado pelo Instituto Esporte & Educação, o Projeto Cidades da Copa conta, em Recife, com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, REMS, UNICEF, SESC e Atletas pelo Brasil. Tem o patrocínio do BTG Pactual e Instituto Votorantim, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.
Cidades do Esporte – A Atletas pelo Brasil, entidade parceira do IEE, também desenvolve um projeto que quer contribuir com o legado esportivo e com o desenvolvimento de uma cultura esportiva nas 12 cidades-sede, o Cidades do Esporte. É um programa inédito de monitoramento de indicadores e políticas públicas de esporte que está sendo realizado nas cidades-sede da Copa de 2014. Nele, todos os anos, os municípios preencherão uma matriz de indicadores e será divulgado um relatório com a evolução desses indicadores e ainda análise das políticas e programas adotados e boas práticas.
O primeiro relatório completo sairá em março de 2014 e até lá as cidades ainda farão a complementação de algumas respostas da matriz. O programa conta com um comitê técnico e de governança formado por Rede Esporte pela Mudança Social, PNUD, Instituto Ethos, SESC, Instituto Ayrton Senna, Instituto Esporte Educação, Unicef, Rede Cidades Sustentáveis e Nike.





































































































































