Copa 2014: Manifestantes tem calendário de protestos em Brasília

Os protestos devem ocorrer durante as partidas que acontecem no estádio Mané Garrincha

Os protestos devem ocorrer durante as partidas que acontecem no estádio Mané Garrincha

0002050002180 img

Brasília, DF, 12 (AFI) – Às vésperas da abertura da Copa do Mundo do Brasil, o grupo de manifestações Fuleco black bloc instituiu o movimento “Copa das Mobilizações”, definindo um calendário de protestos para os setes jogos que serão disputados em Brasília. O primeiro protesto está sendo divulgado através de redes sociais para domingo, com o jogo Suíça x Equador, no estádio Nacional Mané Garrincha.

0002050002183 imgA pauta de reivindicações dos manifestantes contempla pedido de recursos para as áreas de saúde e educação, como também, pedem também por reforma agrária e urbana. Não foi anunciado horário e local para as concentrações para as manifestações aconteçam.

ANISTIA INTERNACIONAL QUER SABER SOBRE DENÚNCIAS NO DFNa terça-feira, em Brasília, integrantes do Comitê Popular da Copa no Distrito Federal (CPC-DF) denunciarem o fato de que um homem não identificado estaria se infiltrando na organização, para saber as atividades da mesma. Por isso, a organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional Brasil, decidiu acionar as autoridades do DF e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), cobrando explicações sobre o caso.

“A Anistia Internacional tomou conhecimento do episódio ocorrido em Brasília e solicitará, por ofício, informações e esclarecimentos ao governo do DF [GDF] e ao TRE sobre as denúncias feitas pelos membros do comitê no DF”, diz a organização em nota enviada nesta quarta-feira à Agência Brasil.

O Governo do Distrito Federal garantiu que nem a Secretaria de Segurança Pública nem a Polícia Civil tem qualquer relação com a denúncia. “Não estamos realizando nenhum tipo de levantamento ou visitas domiciliares a membros ou ativistas de protestos”, acrescentou, rechaçando “qualquer proibição ao direito democrático e constitucional de organização e manifestação”.