Copa 2014: Espanha é a quinta campeã a ser eliminada na 1ª fase
Depois de França, Itália duas vezes e até Brasil, Espanha se junto ao grupos dos eliminados na primeira fase
Depois de França, Itália duas vezes e até Brasil, Espanha se junto ao grupos dos eliminados na primeira fase
Rio de Janeiro, RJ, 18 – Os deuses do futebol aprontaram de novo. Mais um campeão do mundo dá adeus à Copa em que defendia o seu título. A derrota para o Chile por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Maracanã (parece que o estádio não dá mesmo sorte aos comandados de Vicente Del Bosque), obrigou a Espanha a fazer as malas mais cedo e voltar para casa. Justiça seja feita, o fracasso faz com que os espanhóis se juntem a um grupo de respeito.
ITÁLIA EM 1950
É verdade que a seleção italiana de 1950 não tinha nenhum integrante do time campeão (aliás, bicampeão) de 1938. Mas, de qualquer forma, o país detinha o título. Passada a Segunda Guerra Mundial, os italianos chegaram sem grandes pretensões ao Brasil. E foram eliminados após derrota para a Suécia (3 a 2) e vitória sobre o Paraguai (2 a 0). Como suecos e paraguaios empataram por 2 a 2, a Azzurra ficou pelo caminho.
BRASIL EM 1966
Na Copa da Inglaterra, os bicampeões tentavam o tri, com uma equipe repleta de veteranos de 1958 e 1962 e algumas caras novas – que só se consolidariam na seleção quatro anos mais tarde, como Jairzinho, Gerson e Tostão. Após um começo até razoável (2 a 0 na fraca Bulgária), duas derrotas (ambas por 3 a 1, diante de Hungria e Portugal) e uma eliminação precoce e dolorida.
FRANÇA EM 2002
Poucas eliminações foram tão festejadas no Brasil quanto esta. Algozes da seleção na final de 1998, no Stade de France, os franceses conseguiram uma segunda façanha (a primeira, convenhamos, fora o título quatro anos antes): Zidane, Trezeguet e cia. acabaram eliminados da Copa do Japão e da Coreia do Sul com duas derrotas (1 a 0 para Senegal e 2 a 0 para a Dinamarca) e um empate (com o Uruguai), sem fazer um mísero gol.
ITÁLIA EM 2010
Buffon, Cannavaro e Pirlo (este entrou apenas no terceiro jogo), líderes da campanha de 2006, na Alemanha, bem que tentaram evitar o pior – no caso, a “bivergonha” italiana. Mas não houve jeito. A Azzurra patinou nos gramados da África do Sul e embarcou de volta ao final da primeira fase. Na bagagem, empates em 1 a 1 com Paraguai e a fraca Nova Zelândia e derrota para a Eslováquia, por 3 a 2.
ESPANHA EM 2014
Nesta edição do Mundial, de volta ao Brasil, o tiki-taka – que encantara o planeta na Copa da África e nas Eurocopas de 2008 e 2012 – emperrou. E nem foi preciso chegar ao terceiro jogo da primeira fase contra a Austrália, no próximo dia 23. O time de Vicente Del Bosque apanhou da Holanda (5 a 1) e do Chile (2 a 0). Como os holandeses e os chilenos venceram os dois primeiros jogos, já não há matemática capaz de classificar Iniesta, Xavi Alonso e seus companheiros.





































































































































