Copa 2014: Barueri aguarda resposta da CBF

Barueri, SP, 06 (AFI) – Barueri ainda aguarda um posicionamento oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a respeito da candidatura da cidade a uma das sedes da possível Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Apesar de estar de acordo com todos os procedimentos de apresentação dentro do chamado Caderno de Encargos da Fifa, incluindo toda a documentação necessária, e ter entregue o material um dia antes do prazo limite, a cidade não figurou na lista de 22 cidades divulgada pela CBF.

Através de um ofício assinado pelo prefeito Rubens Furlan, a Prefeitura de Barueri protocolou, no dia 30 de maio, três vias do Caderno de Encargos da Fifa: uma na Federação Paulista de Futebol (FPF), uma na Secretaria de Estado dos Esportes e Turismo, e outra – enviada via correspondência rápida e registrada – à CBF. O prazo para entrega da candidatura vencia à meia-noite de 31 de maio – a lista oficial da CBF, divulgada em sua página na internet, foi publicada às 23h23 do mesmo dia 31.

A notícia diz que “Acordo da Cidade-Sede para 2014 foi entregue à CBF por 22 cidades”, e não cita Barueri. Entre as 22 proponentes, duas não são capitais – Campinas (SP) e Olinda (PE). A notícia traz ainda que “os governadores dos Estados correspondentes a estas cidades encaminharam à CBF as respostas ao longo questionário do Caderno de Encargos regional, bem como imagens técnicas dos estádios, também dentro do prazo”.

O Caderno de Encargos da Fifa protocolado por Barueri foi respondido exclusivamente por uma força tarefa da Prefeitura, possui 50 páginas, e responde a questões referentes à estrutura de atendimento em saúde, turismo, segurança, trânsito e meio ambiente, mais os planos de cada setor necessários à realização de jogos da Copa do Mundo na cidade. O questionário também responde quais são as tradições da cidade no esporte e no futebol, além de trazer informações detalhadas e ilustrações do estádio escolhido – o novo Arena Barueri.