Copa 2014: Artista homenageia seleções que passarão por Viracopos
Craques como Cristiano Ronaldo e Didier Drogba terão receberão destaque
Craques como Cristiano Ronaldo e Didier Drogba terão receberão destaque
Campinas, SP, 03 (AFI) – O saguão do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP) ganhará uma obra de arte mais do que especial para marcar – e saudar – a passagem das seleções de Portugal, Costa do Marfim, Rússia, Japão e Argélia pelo local durante a disputa da Copa do Mundo.
Trata-se de um painel de 16m x 2,5m, assinado pelo artista Paulo Consentino, que recria, por meio de sua técnica de estêncil arte e mural, cenas recentes de comemorações de gols marcados pelas cinco equipes. A pintura começou na última segunda-feira e deverá estar concluída até domingo.
Assim, craques consagrados como o português Cristiano Ronaldo e o marfinense Didier Drogba, além de outros que chegam cercados de expectativa, como o japonês Keisuke Honda e o argelino Sofiane Feghouli, serão homenageados pelos traços do artista.
Inspirado pela arte urbana com referências da pop art, Consentino cria suas obras com tinta acrílica para exterior, usando pincéis e rolos. As imagens guia são aplicadas com spray a partir de estênceis, registrando os desenhos no painel para, em seguida, serem executados pelo artista. Esta estética própria, reconhecida no Brasil e no exterior, inclui ainda abstrações geométricas e registros de planos, outros elementos característicos de seu trabalho.
Trajetória
Paulo Consentino pinta e expõe suas obras profissionalmente desde 1987, participou de várias mostras e salões no Brasil, Europa e Ásia. Desde 2008 vem se dedicando e se especializando em pintura de murais.
Nos anos 1990 expôs no Centro Cultural São Paulo e no Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco, além de inúmeras individuais e coletivas em Santos (SP). Desde 2008 disponibiliza vídeos de arte na internet. Atualmente tem um canal próprio, cujos vídeos somam mais de 300 mil visitas.
Em 2010/11, em comemoração ao centenário do Santos Futebol Clube, realizou o projeto “100 Anos de Futebol Arte”, que consistiu na pintura de cenas e personagens da história santista nos muros externos do Centro de Treinamento Rei Pelé, num total de mais de 3 mil m². Este ano, finalizou recentemente o projeto “Mural das Copas”, eternizando craques da Seleção Brasileira em um muro de 900 m², na fachada do aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo.





































































































































