Copa 2014: Argélia surpreendeu alemães em 1982 mas foi eliminada no “jogo da vergonha”

Na partida contra a Alemanha os gols foram anotados por Madjer aos 9, Belloumi aos 23 para a Argélia e Rummenigge aos 22 minutos do segundo tempo.

Em 1982, a Argélia protagonizou uma das maiores surpresas na história das Copas, ao vencer na primeira rodada a forte Alemanha Ocidental.

0002050007350 img

Sorocaba, SP, 27 (AFI) – Em 1982, a Argélia protagonizou uma das maiores surpresas na história das Copas, ao vencer na primeira rodada a forte Alemanha Ocidental, de Rummenigge, Breitner e outros craques. O placar deste jogo terminou com 2 a 1 para os argelinos, diante de 42 mil pessoas, em Gijon, estádio El Molinon.

0002050007350 img

Na partida contra a Alemanha os gols foram anotados por Madjer aos 9, Belloumi aos 23 para a Argélia e Rummenigge aos 22 minutos do segundo tempo. Apitou esse jogo o peruano Enrique Revoredo.

ESCALAÇÕES

ARGÉLIA – Mahdi Cerbah; Mahmoud Guendouz; Nouredine Kourichi, Chabawe Merzekane e Salah Assad; Ali Fergani, Lakhdar Belloumi e Rabah Madjer (Salah Larbes); Djamel Zidane (Tedj Bensaoula), Mustapha Dahleb e Faouzi Mansouri. Técnico: Rachid Mekloufi.

ALEMANHA – Harald Schumacher; Hans-Peter Briegel, Paul Breitner, Karl-Heinz Forster, Wolfgang Dremmler e Pierre Littbarski; Horst Hrubesch, Karl-Heinz Rummenigge, Felix Magath (Klaus Fischer); Uli Stielike e Manfred Kaltz. Técnico: Jupp Derwall.

JOGO DA VERGONHA

0002050007351 imgApesar da ótima campanha, derrota para a Áustria por 2 a 0, vitória por 2 a 1 contra a Alemanha e vitória por 3 a 0 contra o Chile, os argelinos somaram 6 pontos e foram eliminados depois que Alemanha e Áustria fizeram um jogo de “compadres”, como se falou na época, com os alemães marcando com Horst Hrubesch, logo no começo e daí em diante com os dois times passando a tocar a bola no restante da partida, em jogo que passou a ser chamado de “vergonha mundial”, e que eliminou os argelinos.