Copa 2014: Arena Amazônia é um dos estádios mais belos do Mundial

Aldo Rebelo, junto ao governador do Amazonas, Omar Aziz fizeram visita ao Estádio

Em localização privilegiada na principal avenida da cidade no lugar antes ocupado pelo antigo Estádio Vivaldo Lima, a Arena da Amazônia ficará ao lado do Sambódromo de Manaus, do novo Centro de Convenções do Amazonas e da Arena Poliesportiva Amadeu.

0002048157964 img
Manaus, AM, 13 (AFI) – Em localização privilegiada na principal avenida da cidade no lugar antes ocupado pelo antigo Estádio Vivaldo Lima, a Arena da Amazônia ficará ao lado do Sambódromo de Manaus, do novo Centro de Convenções do Amazonas e da Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira. A área está próxima de hotéis, hospitais, bancos, shopping centers, supermercados e restaurantes, a uma distância de aproximadamente 6 km do centro histórico da cidade e da orla do Rio Negro.
0002048157965 img

A Arena da Amazônia terá capacidade para 44,5 mil torcedores e contará com camarotes, elevadores, 400 vagas para estacionamento subterrâneo, acessibilidade para portadores de necessidades especiais, restaurante, sistema de aproveitamento de água da chuva, estação de tratamento de esgoto e ventilação natural para redução do consumo de energia.

Com arquitetura inspirada na floresta amazônica que rodeia a cidade de Manaus, a Arena da Amazônia será um estádio totalmente novo, construído de acordo com rigorosas premissas de sustentabilidade e localizado estrategicamente entre o aeroporto e o centro histórico da capital amazonense.
A Fachada e cobertura são compostas por uma única estrutura metálica com design semelhante ao um cesto de palha indígena, são a principal característica do projeto arquitetônico da Arena da Amazônia, desenvolvido pelo escritório alemão Gerkan Marg und Partner (GMP), responsável pelos principais estádios da Alemanha, China e África do Sul.
0002048157964 img

Áreas verdes em sintonia com o design da estrutura metálica da fachada ambientam a chegada dos torcedores ao estádio, numa praça elevada de 72 mil m² (pódio) dotada de acessos às demais áreas do entorno da Arena (Sambódromo, Centro de Convenções e Av. Constantino Nery). Uma membrana de PTFE (politetrafluoretileno) translúcida na cor branca reveste a estrutura metálica e auxilia na redução da temperatura interna do estádio.

O projeto atende todas as exigências da FIFA (incluindo o FIFA Green Goal) e foi pensado para tornar a Arena um espaço multifuncional após a Copa que, sem dúvidas, será o novo cartão postal da cidade