Convocações e títulos: base do Atlético-MG fecha temporada com saldo positivo

Departamento é comandado por Júnior Chavare, responsável pela revolução no Galo

Departamento é comandado por Júnior Chavare, responsável pela revolução no Galo

0002050437696 img

Belo Horizonte, MG, 18 (AFI) – O ano de 2019 foi de saldo positivo para as categorias de base do Atlético. As equipes Sub-20, Sub-17, Sub-15 e Sub-14 mostraram, dentro de campo, o trabalho sério e de confiança que vem sendo realizado dentro do clube, garantindo a hegemonia alvinegra em Minas Gerais.

Mas esse ano foi apenas o começo, já que diretoria alvinegra trabalha firme para que o Atlético tenha uma base cada vez mais forte e formadora.

“O ano de 2019 foi um começo de reorganização e reestruturação, embasada nas premissas que o presidente Sérgio Sette Câmara estabeleceu. Começamos a fazer o ensaio e estabelecer o modelo que a diretoria institucional e a diretoria de futebol profissional almejam da base. A verticalidade com o futebol profissional e as constantes evoluções nos investimentos realizados tanto na ordem técnica como estrutural permitiram que a gente já começasse a colher os primeiros resultados este ano”, destacou o diretor das categorias de base do Galo, Júnior Chávare.

“Porém, 2020 ainda será um ano de muita semeadura, de necessidade de muitos investimentos e muito comprometimento com o projeto. Sem dúvida alguma, teremos, a partir daí, momentos em que a equipe principal começará a utilizar, cada vez mais, os atletas oriundos da base e, a partir daí, a consolidação desse projeto”, emendou.

Com Chavare, Atlético-MG tem 2019 de sucesso na base

Com Chavare, Atlético-MG tem 2019 de sucesso na base

Entre os diversos atletas que chegaram ao time profissional neste ano, Cleiton, Marquinhos, Bruninho e Alerrandro foram as #CriasDoGalo que se destacaram.

Cleiton assumiu a titularidade no gol alvinegro e chegou a 39 partidas na temporada. Com 13 gols marcados nos primeiros 19 jogos em que jogou, Alerrandro chegou a ser titular da equipe no primeiro semestre. Recentemente, foi negociado para o Bragantino, com o Atlético mantendo um percentual dos direitos econômicos do jogador em caso de transferência futura.

Novo xodó da torcida, o meia-campista Marquinhos subiu definitivamente para o profissional em 2019.

Após se destacar pela equipe Sub-20, onde foi campeão mineiro e artilheiro do ano, o atleta foi chamado para fazer parte do elenco principal e se tornou peça importante do time na reta final da temporada.

Este ano, o Atlético também promoveu a subida de Bruninho para o time principal, de forma efetiva. O jogador está no Galo desde 2013 e passou por todas as categorias de base do clube até chegar ao elenco profissional.

SUB 20

O melhor desempenho do Sub-20 foi no Campeonato Mineiro. Foram 21 jogos, 15 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Foi o melhor time da primeira fase e passou com tranquilidade pelas quartas de final e semifinal, onde eliminou Betis FC e Cruzeiro.

Na final goleou o Tupi, por 5 a 2 e perdeu o jogo de volta por 1 a 0, o que não atrapalhou o grito de campeão do Galinho. Com nove gols marcados, um a mais que Marquinhos, o atacante Guilherme foi o artilheiro do campeonato.

Nos outros campeonatos disputados durante o ano, Copa São Paulo de Futebol Júnior e Campeonato Brasileiro, o time foi eliminado nas oitavas de final.

No Campeonato Brasileiro, o Galinho se classificou entre os oito primeiros, conseguiu uma sequência de 10 partidas invictas, venceu o primeiro jogo das oitavas de final, mas foi eliminado pelo Vasco, nos pênaltis, no jogo de volta, no Rio de Janeiro.

SUB 17

Foram apenas quatro derrotas durante toda temporada. Apesar de não ter conquistado títulos, o Sub-17 teve uma boa campanha nos torneios em que competiu, entre eles Campeonato Mineiro, Campeonato Brasileiro e Salvador Cup.

No torneio estadual, chegou à final e perdeu o título nos pênaltis. Felipe Felício, artilheiro do time no ano, marcou 19 gols.

SUB 15

Entre as competições disputadas no decorrer deste ano, o Campeonato Mineiro foi onde os atleticanos do Sub-15 obtiveram sucesso. Em campanha invicta, o Galinho derrotou o Cruzeiro na final, com vitória nos dois jogos (2 a 1 e 2 a 0).

Foi uma trajetória impecável, com 16 vitórias, 4 empates e nenhuma derrota. Com oito gols marcados, Levi foi o artilheiro do time na competição, e o vice-artilheiro geral.

Durante a temporada, o Sub-15 também disputou o We Love Football e a Copa 2 de Julho, competições em que chegou à final, perdendo ambas as decisões para o Palmeiras, além da Nike Premier Cup e da Copa da Amizade, torneios em que foi até as quartas de final. Caique foi o artilheiro do time no ano, com 16 gols.

SELEÇÃO

Em 2019, as #CriasDoGalo foram presenças constantes nas categorias de base da Seleção Brasileira. O clube cedeu 12 atletas para três categorias diferentes, totalizando 32 convocações.

Em novembro, o goleiro Cristian, da equipe Sub-17, foi campeão mundial com a Seleção da categoria. O título, o quarto do Brasil na divisão, foi conquistado com vitória por 2 a 1 sobre o México, em Brasília.

Pelo time Sub-15, Sávio e Rômulo foram peças importantes na conquista do pentacampeonato Sul-Americano. O primeiro, inclusive, foi vice-artilheiro da competição com quatro gols. Após o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, a equipe bateu a Argentina nos pênaltis, e soltou o grito de campeão.

Lista de atletas chamados para representar o Galo nas categorias de base da Seleção Brasileira:

Guilherme – Sub-18 (1 convocação)

Cristian – Sub-17 (4 convocações)

Neto – Sub-17 (2 convocações)

Felipe – Sub-17 (3 convocações)

João Henrique – Sub-17 (3 convocações)

Leonardo Simoni – Sub-17 (2 convocações)

Rômulo – Sub-15 (6 convocações)

Sávio – Sub-15 (6 convocações)

Vitinho – Sub-15 (2 convocações)

Diego Simões – Sub-15 (1 convocação)

Yan – Sub-15 (1 convocação)

Hamilton – Sub-15 (1 convocação)