Contrato da Seleção Brasileira, feito por Ricardo Teixeira, arranha a imagem da CBF

​Toda imprensa esportiva brasileira divulgou nos últimos dias detalhes do contrato que a CBF tem com empresa estrangeira que cuida do calendário de amistosos da Seleção Brasileira

No texto fica claro que essa empresa tem ingerência até sobre os nomes dos convocados e que o técnico da Seleção Brasileira não tem liberdade para selecionar quem ele quer.

0002050081008 img

Toda imprensa esportiva brasileira divulgou nos últimos dias detalhes do contrato que a CBF tem com empresa estrangeira que cuida do calendário de amistosos da Seleção Brasileira. No texto fica claro que essa empresa tem ingerência até sobre os nomes dos convocados e que o técnico da Seleção Brasileira não tem liberdade para selecionar quem ele quer.

Suas listas de convocações antes de divulgadas, precisam passar pelo crivo daquela empresa que tem direito de veto. Se ela vetar, o treinador não pode convocar. Isso é um absurdo pois nenhuma outra seleção de futebol do mundo faz uma concessão como essa, que prejudica não só sua imagem como prejudica o trabalho da sua comissão técnica. Assim que a informação foi divulgada, a atual diretoria daquela entidade tentou dar algumas explicações que não convenceram.

Ricardo Teixeira: antes de renunciar à CBF fez vários contratos comprometedores à imagem da entidade

Ricardo Teixeira: antes de renunciar à CBF fez vários contratos comprometedores à imagem da entidade

Marco Polo Del Nero disse que esse contrato não prejudica o treinador nem impõe a convocação de qualquer nome de jogador que o técnico não queira. Errado. O contrato dá sim poderes a empresa promotora de vetar nomes e até sugerir alguns que lhe interesse. Em favor de Marco Polo, há o detalhe de que não foi ele quem fez esse contrato. Na verdade, ele foi assinado por Ricardo Teixeira, que, segundo dizem, ganhou muito dinheiro por fora para assinar um documento esdrúxulo como esse.

Para Marco, resta uma alternativa, se é que ele quer limpar a sua barra e a da CBF. Romper esse contrato e fazer outro em termos que favoreçam a CBF e a própria Seleção e não o contrário. Mas será que Marco tem condições de tomar essa posição, se deve tantos favores a Teixeira? Uma pergunta que só ele pode responder.

Mas para seu bem e o bem da imagem da CBF e da Seleção, ele tem obrigação de tomar essa atitude. Caso contrário, daqui para frente, todo mundo vai colocar em dúvida a veracidade do listão de convocados feito por Dunga. A ideia será sempre a de que não foi o técnico quem fez a lista, mas sim a empresa que acerta os amistosos da Seleção. Será que Marco Polo tem rabo preso com Teixeira ao ponto de permitir que isso aconteça?

C * U * R * T * A * S
* TERCEIRA rodada do Campeonato Brasileiro de 2015 começa neste sábado. O São Paulo recebe o Joinville, no Morumbi. Pelo que pude observar no jogo que o time catarinense fez contra o Palmeiras, dá para o time de Milton Cruz vencer até por boa vantagem de gols. O Joinville é bem limitado.
* ÚNICO problema para o Tricolor vencer, é a irregularidade de alguns de seus principais jogadores. Eles jogam uma boa e outra partida muito ruim. Caso de Pato, Ganso e Luis Fabiano. Se eles estiverem inspirados no sábado, a vitória tricolor é certa. Caso contrário, vai dar zebra no Morumbi.
Milton Cruz: ou encara a profissão ou vai para casa

Milton Cruz: ou encara a profissão ou vai para casa

* NAS ULTIMAS horas várias informações agitaram o clube. Murici Ramalho disse que é preciso dar um contrato para Milton Cruz assinar, pois, caso contrário, ele será sempre considerado um interino. Concordo. Mas Carlos Miguel Aidar prefere não falar no assunto. Ele tenta ganhar tempo.

* O TÉCNICO SAMPAOLI, do Chile, já mandou seu recado. Não tem interesse em dirigir o São Paulo. O mesmo que fez o argentino Sabella. Wanderlei Luxemburgo garante que fica até o fim do ano no Flamengo. Abel Braga não está nos planos de Aidar, o que me parece também ocorre com Cruz.
* NA TARDE de terça feira, surgiu mais um nome. Luiz Felipe Scolari foi demitido do Grêmio e passou a ser mais um nome cogitado pelo Tricolor. Um técnico velho, superado, que não ganha nada faz tempo e que se for contratado pelo São Paulo só vai trazer despesas e nenhuma conquista.
* AINDA assim, como onde há fumaça há fogo, é melhor ficar de antena ligada, porque, de repente Felipão pode ser chamado e assinar com o São Paulo, o que seria uma péssima noticia para o torcedor sãopaulino. Alias, Felipão seria sem duvida a pior opção para dirigir o atual time tricolor.
* NAS ÚLTIMAS horas surgiu outro nome de técnico para dirigir o Sâo Paulo. Falo de Juan Carlos Osorio, que hoje dirige o Atlético Nacional, da Colômbia. É um vencedor. Tem vários títulos conquistados. Trabalhou no Manchester City da Inglaterra. É um profissional de muita bagagem.
* AINDA jogam neste sábado pelo Brasileirão, Vasco da Gama x Internacional (que joga com time reserva) e Grêmio x Figueirense, onde tudo pode acontecer, já que o tricolor gaúcho está psicologicamente bastante abalado. O Figueira pode se aproveitar disso para faturar os três pontos.
* NO DOMINGO o Palmeiras enfrenta o Goiás. Por ter mais time, é favorito. O time goiano entra em campo como zebra. No Rio, o Fluminense recebe o Corinthians. Tricolor carioca está desestruturado e atravessa péssima fase. Se o Corinthians jogar um pouquinho, fica com os três pontos do jogo.
Emerson Sheik: onde vai arrumar salário de R$ 500 mil por mês?

Emerson Sheik: onde vai arrumar salário de R$ 500 mil por mês?

* O CORINTHIANS, por sinal, já começou a limpar seu elenco. Diretoria anunciou que Emerson Sheik não fica no elenco. Guerrero, segundo Andrés Sanchez, por ter pedido alto demais, também deve ser liberado. Até julho, Gil deve sair para o Exterior e Wagner Love deve ser dispensado.

* A DIVIDA com salários do Corinthians chega a 9 milhões por mês. Diretoria quer baixar para 6 ou 7. Além disso, clube procura quem possa lhe emprestar vinte milhões para pagar os salários atrasados das principais estrelas do time. Está difícil, porque o clube não tem mais crédito na praça.
* PARALELAMENTE, há a dívida do estádio que custou um bilhão e duzentos milhões. Não há nenhuma chance do Corinthians conseguir esse dinheiro a curto prazo. Por muito anos, portanto, o estádio será da Oderbrecht, e não do Corinthians. Prova do péssimo negócio feito pelo Andrés Sanchez.
Andres Sanchez arrumou uma dívida monstro para o Corinthians

Andres Sanchez arrumou uma dívida monstro para o Corinthians

* ALIAS, eu sempre dei a ficha desse dirigente e muito corintiano me criticou por isso. Ultimamente, tenho lido muitas mensagens no Facebook e em outros sites, onde corintianos começam a reconhecer que Sanchez enterrou o Corinthians em todos os sentidos. É a verdade que vem à tona.

* O AVAÍ recebe o Flamengo no domingo. Jogo igual. O Atlético Paranaense encara o Atlético Mineiro, que é favorito porque tem mais time. A Chapecoense encara o Santos com possibilidades de vitória.O Peixe é um pouco melhor, mas como o jogo é em Chapecó, o time local pode vencer.
* EM BELO Horizonte o Cruzeiro recebe a Ponte Preta que vem de boa vitória sobre o São Paulo. Há chance de uma surpresa da Macaca. Fiquem de olho. Em Recife, o Sport enfrenta o Coritiba que começou bem o campeonato. Um jogo em que tudo pode acontecer. Há equilíbrio total na partida.
* BOM LEMBRAR que o Corinthians é líder isolado do campeonato depois de duas rodadas. Se vencer o Fluminense, no Rio, dispara na frente e começa a se distanciar dos demais. Time de Tite está técnica e psicologicamente mal situado, mas nada impede dele se impor e derrubar o Flu neste domingo.
Robinho: polêmica no Santos

Robinho: polêmica no Santos

* SOBRE o Santos. Robinho já disse quanto quer na mão para continuar no clube. 8 milhões e meio de reais. Uma fortuna. Ele é bom, mas para a realidade do futebol brasileiro não sei se vale à pena o Santos investir tanto num só jogador. Mesmo porque o clube está enterrado em dívidas.

* COPA Libertadores de América terá sequência no meio desta semana. Na terça-feira, jogam Tigres x Emelec. Time mexicano é favorito. Na quarta, jogam Internacional x Santa Fé. (Colorado tem mais chance de vitória). Em Belo Horizonte o Cruzeiro recebe o River Plate. Jogo bem equilibrado.
* NA QUINTA FEIRA, o Racing encara o Guarani, do Paraguai, em seu estádio. Tem chance de vencer, mas o Guarani já provou contra o Corinthians que é um time perigoso. Racing precisa ter muito cuidado. Esta é a fase quartas de final da Copa Libertadores. É uma fase decisiva onde tudo pode ocorrer.
* PARTICULARMENTE, não boto fé no time do Cruzeiro. É um time ainda em formação. Por isso não acredito que ele chegue até as finais. Já o Inter, de Porto Alegre me parece melhor estruturado. Tem bom técnico e ótimo elenco. Pode sim chegar a decisão da Libertadores. Só não sei se vai ganhar.
Dudu: seis meses pode virar punição pequena e desmoralizante

Dudu: seis meses pode virar punição pequena e desmoralizante

* TJD da FPF puniu Dudu, do Palmeiras, com seis meses de suspensão. Justo. Só que já há movimentação nos bastidores, para diminuir a pena e o Tribunal já deu efeito suspensivo para que Dudu continue a jogar pelo Verdão até o julgamento da ação imposta pelos advogados do Palmeiras.

* PELO visto, vai ocorrer com Dudu, o mesmo que ocorreu com Petros, do Corinthians. A pena vai ser reduzida a tal ponto que no final nem será uma punição. Se isso ocorrer, melhor fechar as portas daquele Tribunal. Provará que os juízes do órgão não tem moral para punir ninguém. São frouxos.
* PARA quem não viu a expulsão, gostaria de lembrar que Dudu se enrolou com Geuvânio, do Santos. Era questão de receber um amarelo. Mas nervosinho como é, Dudu correu atrás do árbitro e lhe deu um verdadeiro murro nas costas. Agressão. A lei prevê pena dura. Mas ele não terá essa punição.
Luis Fabiano: faz tempo que não joga nada e fala muito

Luis Fabiano: faz tempo que não joga nada e fala muito

* SÃO PAULO está louco para negociar Luis Fabiano. Diretoria cansou do Fabuloso. E com razão. Ele não tem jogado nada, só cria caso, recebe cartão amarelo ou vermelho nos jogos do clube e vive reclamando de tudo. Melhor dispensa-lo. Até de graça. Ele é a maçã podre do elenco tricolor.

* OUTRO que merece ser colocado à disposição do Corinthians que tem o seu passe, é Pato. Neste ano ele até fez mais gols do que o esperado, mas nos momentos decisivos, não corre, não briga pela bola, parece sempre desinteressado do jogo. Ganha muito e rende pouco. É prá mandar embora.
* O LATERAL esquerdo Reinaldo também já provou que não serve para jogar num grande clube. Seu futebol é bem limitado. Não dá para ser titular do São Paulo. Melhor deslocar alguém para a posição ou então contratar logo alguém para ser titular da lateral esquerda. Reinaldo deve ser dispensado.
* ATENÇÃO sãopaulino. Uma constatação. Segundo pesquisas feitas, Luis Fabiano perde um entre quatro pênaltis que cobra pelo São Paulo. Isso porque ele é considerado um grande artilheiro. Na verdade, esse cara é um blefe. Nunca levou o São Paulo a um título importante. Merece sair.
* TENHO ficado impressionado com o trabalho que a nova diretoria da Portuguesa vem fazendo. O clube ainda tem dívidas que impressionam, mas o ambiente é sadio, é tranquilo e o time de futebol pode treinar e jogar sem pressão. A continuar assim a Lusa volta a Série B no fim deste ano.
* O DEPARTAMENTO de marketing da Lusa funciona e já conseguiu vários parceiros para ajudar o clube na sua luta para sobreviver. A tendência é que isso cresça. Fico feliz. Tenho grande simpatia pela Portuguesa e gostaria de vê-la em curto espaço de tempo na divisão maior do futebol brasileiro.
* VENDO o que ocorre na Portuguesa, penso no Guarani. Um clube que já se nivelou aos grandes do futebol brasileiro. Já passou da hora de um grupo de simpatizantes do clube se reunirem para criar um amplo projeto de recuperação do Bugre. É um time que não pode falir. Vamos reagir, pessoal.
* SANTOS perdeu o primeiro jogo pela Copa do Brasil diante do Sport. Placar final favoreceu o time pernambucano por 2 a 1. Não foi um mal resultado para o Peixe que, por ter feito um gol fora, pode vencer na Vila por 1 a 0 e garantir sua permanência na Copa. O jogo foi dos mais movimentados.
Internacional perdeu primeiro jogo nos últimos minutos do jogo na Colômbia

Internacional perdeu primeiro jogo nos últimos minutos do jogo na Colômbia

* NO FINAL da partida Marcelo Fernandes, técnico santista, disse que seus jogadores sentiram o cansaço e o tamanho do gramado. Mas garante que na Vila a história será diferente. Em tese, ele tem razão. Na Vila o Santos tem todas as possibilidades de reverter o resultado. É só jogar o que sabe.

* O INTERNACIONAL, de Porto Alegre, perdeu o primeiro jogo pelas quartas de final da Copa Libertadores para o Santa Fé. Placar foi de 1 a 0 para o time colombiano que agora só precisa de um empate no Beira Rio para se classificar. Para ganhar a vaga o Inter vai precisar ganhar por 2 a 0.
* JÁ DISSE aqui que considero o Inter um dos favoritos a brigar pelo título desta Libertadores. Por isso, aposto que ele faz o resultado que precisa e garante vaga nas semifinais da Libertadores. O Inter está invicto em seu estádio desde outubro do ano passado. Tem tudo para vencer de novo.
* A PORTUGUESA joga pela Série C do Brasileiro neste sábado. Encara o Brasil de Pelotas em casa. Será a chance de faturar os três pontos e começar a escalada rumo aos primeiros lugares do campeonato. Objetivo da diretoria é levar a Lusa para a série B ainda neste ano. A chance é muito boa.