Continua preso em São Paulo o inventor da "fake news" do noticiário esportivo
Processado pelo jornalista Milton Neves, o blogueiro foi preso pela segunda vez e responde a dezenas de processos
Processado pelo jornalista Milton Neves, o blogueiro foi preso pela segunda vez e responde a dezenas de processos
Campinas, SP, 20 (AFI) – Essa terça-feira completa 11 dias que o jornalista Paulo Cézar de Andrade Prado está preso em São Paulo. Vulgarmente conhecido como “Paulinho do Blog”, ele vinha sendo procurado pela polícia fazia quase dois anos e acabou detido no último dia nove de novembro em um apartamento no bairro de Pinheiros. Em seguida, foi encaminhado para a carceragem do 31.º DP (Distrito Policial) na capital paulista.
O jornalista condenado já havia sido preso em julho de 2015 em ação condenatória iniciada por um processo do Portal Futebol Interior e agora, sua nova prisão, tem origem em um processo promovido pelo jornalista Milton Neves, da Rádio e Televisão Bandeirantes.
Embora tente se passar por uma vítima de estar sendo preso por opinião dada em seu blog, na verdade a condenação de “Paulinho do Blog” baseia em falsas e criminosas informações que estão sendo publicadas há cerca de dez anos.
INVENTOR DO “FAKE NEWS”
NO NOTICIÁRIO ESPORTIVO
Corintiano fanático e estudante de jornalismo, Paulinho passou a ter um blog gratuito e, se aproximou de alguns jornalistas que trabalhavam em grandes veículos de comunicação.
Paulinho passou a atuar como “linha auxiliar” de alguns, inaugurando a fase “fake news” do noticiário do futebol brasileiro.
Na estrutura criada por ele e o grupo de jornalistas, no final dos anos 2010, era criado uma falsa notícia ou uma falsa acusação contra algum de seus vários desafetos.
A prática era simples: a notícia era originariamente publicada por Paulinho em seu modesto blog.
Depois, dando como verídica, a informação era repercutida na ‘Grande Imprensa’ como se a mesma fosse verdadeira, citando o “Blog do Paulinho” como referência.
‘AMIGOS PROTEGIDOS’
Essa prática acabou protegendo estes jornalistas e expondo Paulo Cézar de Andrade Prado, que acabou virando réu em uma infinidade de processos. Ele já sofreu duas prisões. Enquanto isso, seus ‘amigos jornalistas’ passaram ilesos. Nos últimos anos, porém, estes jornalistas vem evitando qualquer aproximação com Paulinho, agora um criminoso.
As pessoas injuriadas ou caluniadas, porém, são vítimas da lentidão em que os processos tramitam na Justiça. E só conseguem provar a verdade anos depois, após terem suas imagens denegridas. Algumas até desistem do processo e outras são desestimuladas a processar o transgressor.
RÉU EM MAIS DE 45 PROCESSOS
SÓ NO ESTADO DE SÃO PAULO
Tentando se passar por jornalista, na verdade Paulinho usa o jornalismo para cometer crimes, acatando pessoas com informações falsas e acusações sem base, o que acabou levando o mesmo a responder a inúmeras ações judiciais e sofrer várias condenações.
Somente perante a Justiça do Estado de São Paulo, “Paulinho do Blog” é réu em 45 processos, além de outras ações de são “segredo de Justiça” e que não são oficialmente divulgados.
Paulinho ainda é réu em processos em outros Estados, como no Rio de Janeiro onde responde à ações promovidos pela CBF e pelo Flamengo.
Como não tem endereço definido e estava foragido, muitos processos estão parados e agora deverão ter sequência, o que deverá agravar as penas de “Paulinho do Blog”.
BLOGUEIRO ACUMULA
PROCESSOS DE PERSONALIDADES
Entre as pessoas que processaram ou ainda estão com processo em andamento contra Paulinho estão personalidades do futebol como os treinadores Wanderley Luxemburgo, Dorival Junior e Roberto Cavalo, o ex-craque Neto, os jornalistas Milton Neves e Chico Lang, a dona da Crefisa, Leila Mejadalani Pereira.
A lista não acaba ai, incluindo a empresa WTorre S/A, que construiu o estádio do Palmeiras, os dirigentes Andrés Sanches, Marcelo Teixeira, Carlos Miguel Aidar, Rubens Lopes Junior, Eduardo Bandeira de Mello e Marco Polo Del Nero e o médico Joaquim Grava.
Além de vários veículos de comunicação como a Rede Gazeta de Rádio e Televisão e o Portal Futebol Interior, além de advogados e até desembargadores. Familiares do empresário Jota Hawilla, falecido em maio desse ano, também processam “Paulinho do Blog”.
CULPA SEU EX-ADVOGADO
ROMEU TUMA POR SUA PRISÃO
Quando de sua primeira prisão, “Paulinho do Blog” passou a ser defendido pelo advogado Romeu Tuma Junior, que se ofereceu a defender gratuitamente o jornalista condenado.
Caso Paulinho faça uma representação na Ordem do Advogados do Brasil (OAB), e as informações que publicou forem verdadeiras, Tuma poderá ser punido e até mesmo ter sua inscrição de advogado cassada. Mas se forem falsas, Paulinho pode ganhar outro processo.

Ironicamente, Romeu Tuma Jr é autor do livro ‘Assassinato de Reputações: um crime de Estado’. Ele é delegado aposentado, já foi deputado estadual e ocupou o cargo de Secretário Nacional de Justiça (2007 a 2010) durante o segundo mandato do governo do presidente Lula. É conselheiro do Corinthians.
Recentemente Tuma e o jornalista Juca Kfouri tiveram uma disputa na Justiça. Em depoimento, Tuma acusa Kfouri de ter ligação direta com Paulinho do Blog. Olhe o vídeo ao lado!
COMPANHEIRO DE PAULINHO
TAMBÉM TERIA SIDO PRESO
Segundo o blog “Santistas do Interior”, Paulinho estava vivendo maritalmente com um travesti, “cujo nome social não foi revelado”. O companheiro de Paulinho também teria sido preso por ter desacatado aos policiais que efetivaram a prisão.
Leia o link abaixo :





































































































































