Conmebol acata decisão da Fifa sobre jogos nas nuvens

Campinas, SP, 17 (AFI) – O médico da Seleção Brasileira, José Luís Runco, participou nesta quinta-feira de reunião da Comissão Médica da Conmebol na sede da entidade, em Assunção. Na reunião ficou estabelecido, como uma recomendação da Fifa, que as partidas das Eliminatórias da Copa 2010 só poderão ser realizadas em altitude de até 2.800 metros. “Foi recomendado pela Fifa que as partidas das Eliminatórias para 2010 sejam realizadas em altitudes de até 2.800 metros. E, para isso, é necessário um período de aclimatação do atleta de quatro a seis semanas. Essa discussão não é apenas em prol da saúde dos jogadores, mas de toda a comissão técnica que acompanha as equipes”, explicou Runco.

Em outubro de 2007 será realizado outro congresso, na sede da Fifa, em Zurique (Suíça), onde o tema central abordado será a questão da altitude no futebol mundial. “A idéia é levar a discussão para a Fifa, para que esta determinação valha não só para partidas das Eliminatórias, mas também de outras competições de Sub-20, Sub-17, Libertadores da América, Sul-Americano, tanto no sexo masculino quanto no feminino”, comentou

Participaram da reunião médicos, representantes de nove Confederações filiadas à Conmebol, exceto do Chile, que teve problemas para se apresentar.