Conheça um pouco mais do Deportivo Pasto, adversário da Ponte na Sul-Americana
Clube andino foi fundado por jornalista, com ajuda da cervejaria Bavaria
O Deportivo Pasto ainda está longe de chegar ao nível dos clubes mais tradicionais da Colômbia, como América de Cali, Atlético Nacional e Millonarios. No entanto, a Ponte Preta não terá vida fácil pela frente.
Campinas, SP, 24 (AFI) – O Deportivo Pasto ainda está longe de chegar ao nível dos clubes mais tradicionais da Colômbia, como América de Cali, Atlético Nacional e Millonarios. No entanto, a Ponte Preta não terá vida fácil pela frente. Desde que ascendeu à primeira divisão em 1998, “El Tricolor” tem conquistado feitos expressivos para um clube emergente.
O “Superdepor” está sediado na bucólica San Juan de Pasto, cidade situada no Departamento de Nariño. A região fica no meio da Cordilheira dos Andes, próximo à Linha do Equador. O local é conhecido como Valle de Atriz e fica aos pés do vulcão Galeras, este é um dos motivos de um dos apelidos do clube ser “El equipe volcânico”. A cidade possui cerca de 430 mil habitantes e está a 2.527 metros acima do nível do mar.
Bela vista de PastoO Deportivo Pasto foi fundado em 12 de outubro de 1949, após um trabalho conjunto do jornalista Miguel Humberto López “Milachel” e com ajuda da cervejaria Bavaria. Apesar disso, o clube passou as primeiras décadas no amadorismo e só conseguiu ser reconhecido como entidade desportiva organizada no final da década de 70.
Ainda assim, o “Tricolo” só conseguiu obter êxito em âmbito nacional a partir da década de 90. Em 1998, o clube conseguiu pela primeira vez disputar a elite colombiana. Desde então, tem apresentado uma evolução meteórica, para um clube de seu porte.
O ápice de sua história é o título colombiano do Torneo Apertura 2006, quando superou o Deportivo Cali na final. Além disso, já foi duas vezes vice-campeão nacional (2002 e 2012), duas vezes vice na Copa Colombia (2009 e 2012), além das disputas na Copa Sul-Americana (2003 e 2013) e Libertadores (2013).
Pasto já perdeu do Santos por 1 a 0 e 3 a 0, em 2007
Sem tradição continental
As duas experiências anteriores do Pasto em torneios continentais não foram tão empolgantes. Na Sul-Americana de 2003, foi eliminado na 1ª Fase, após empatar sem gols e ser derrotado pelo Atlético Nacional, por 2 a 1.
Pasto patina no ColombianoNa Libertadores, o desempenho foi ainda pior. O “Tricolor” caiu na primeira fase, com seis derrotas em seis jogos, três gols marcados e 14 sofridos. O grupo ainda contava com o Santos (líder, com 18 pontos), Defensor Sporting-URU (segundo, com nove) e Gimnasia y Esgrima (terceiro, com nove).
Momento atual
No Campeonato Colombiano deste ano, o momento do Pasto também não é dos melhores. O time ocupa apenas a décima colocação, com 13 pontos em dez partidas. No jogo passado, ficou no 0 a 0 com o Envigado, em casa.
Por outro lado, o clube se classificou na Sul-Americana com propriedade, já que eliminou o tradicional Colo Colo, do Chile, com duas vitórias. Em casa, venceu por 1 a 0, enquanto em Santiago superou por 2 a 0.





































































































































