Conheça o Decisão, estreante na Série D de 2026

Beneficiado pelo acesso do Santa Cruz, o Decisão disputará a Série D de 2026 pela primeira vez em sua história. Clube vive incertezas sobre cidade-sede.

IMG 3485
Fundado em 1996, o clube alviazulino herda a vaga e terá calendário nacional em 2026. (Reprodução/Decisão)

Recife, PE, 09 (AFI) – O acesso do Santa Cruz à Série C do Campeonato Brasileiro trouxe festa dupla em Pernambuco. Além da torcida tricolor, o Decisão também tem motivos para comemorar: o clube herdou uma das vagas destinadas ao estado e disputará pela primeira vez a Série D, em 2026.

CAMPANHA HISTÓRICA NO ESTADUAL

Fundado em 1996, o Decisão soma apenas duas participações na Série A1 do Campeonato Pernambucano. Em 2020, foi rebaixado, mas na atual temporada viveu um momento histórico: terminou a primeira fase na quinta colocação, com 13 pontos. Nas quartas de final, acabou eliminado pelo Sport, após derrota por 3 a 0.

Mesmo assim, a boa campanha manteve viva a chance de calendário nacional. A confirmação veio neste domingo, quando o Santa empatou com o América-RN fora de casa e garantiu o acesso à Série C. Assim, a vaga aberta ficou com o Decisão.

SEDE INCERTA PARA 2026

Apesar da conquista esportiva, o Decisão vive uma fase de indefinições fora de campo. O clube anunciou recentemente sua saída de Sertânia, mas ainda não definiu a nova cidade-sede para a próxima temporada.

A instabilidade não é novidade. Fundado no Recife, em 1996, o alviazulino já teve passagens por cidades como Itambé, Goiana, Camaragibe, Timbaúba e Bonito. Em 2022, mudou-se para o Sertão e passou a se chamar Decisão Sertânia FC, adotando inclusive um novo mascote: deixou de ser um Falcão para virar um Bode.

NOVO DESAFIO

Em 2026, o Decisão terá a oportunidade de disputar uma divisão nacional pela primeira vez, ao lado de Maguary e Retrô, que também representarão Pernambuco na Série D. A participação promete ser um marco na história do clube, que agora busca organizar sua estrutura para encarar o desafio.