Confira tudo o que Zé Teodoro falou no Chat FI

Ze Teodoro 0014 130Confira as perguntas do internauta e as respostas do convidado de honra, Zé Teodoro:

Campinas, SP, 10 (AFI) – A interatividade entre Futebol Interior e internauta voltou com tudo na tarde desta terça-feira. O experiente técnico Zé Teodoro (foto) participou do Chat FI e respondeu todas as questões dos internautas apaixonados pelo futebol.

Chat FI: Boa tarde Zé Teodoro, sou de Belém/-PA. Por acaso você recebeu algum convite para treinar o Remo/PA?
Zé Teodoro: Já tive pelo menos uns quatro convites para trabalhar lá, sempre tentei negociar, mas nunca deu certo, nunca entramos em um acordo. Detalhes financeiros e acertar comissão técnica foram sempre os pontos mais difíceis de se conseguir finalizar.

Chat FI: Zé Teodoro, você recebeu proposta de algum clube na Série B do Brasileiro, já que vários técnicos foram demitidos?
Zé Teodoro: Fico muito lisonjeado, pois fui lembrado. Em quase todas as mudanças, não só da Série B, mas também da Série A, alguns times do Nordeste, onde sou muito conhecido e fiz um bom trabalho por lá, me procuram. Recentemente foi o Ceará, mas por causa de pendências antigas, acabou não fechando contrato.

Chat FI: Você foi um dos maiores laterais-direito que o São Paulo já teve. Já conversei contigo em 1988. Vocês almoçaram aqui no centro de São Carlos. Iam jogar em Araraquara contra a Ferroviária e ganhamos de 2 a 1. Creio que com gols de Pita e Paulo Martins. Lembra desse jogo? Abraço e muito obrigado pelo que fez pelo tricolor!
Zé Teodoro: Apesar do tempo, eu tenho um pouco de lembrança sim. Lembro dos gols, a torcida foi boa. Nessa época o São Paulo tava muito bem, jogávamos bem e eu é que agradeço ao torcedor por essas lembranças tão boas.

Chat FI: Qual o principal problema que você encontrou no Avaí?
Zé Teodoro: O pior problema lá foi o planejamento. O time ia ser montado durante a competição, o que dificulta. E como minhas exigências também não foram atendidas, o resultado não iria sair do jeito q eu esperava, então, entrei em acordo e saí.

Chat FI: Zé Teodoro, o que aconteceu de verdade na sua saída do Rio Branco, faltou experiência aos dirigentes do clube?
Zé Teodoro: Faltou investimento, dinheiro, contratações, isso acabou ficando exposto nos resultados que não conseguimos. Houve erros e acertos nas contratações, mas enfim, faltou planejamento lá.

Chat FI: A visão que vocês têm dos clubes aqui do Norte, em especial Remo e Paysandu, são de que eles são maus pagadores? Se for verdadeira esta visão, é por isso que você tem dificuldades de negociar com estes clubes para vir trabalhar em Belém?
Zé Teodoro: Quando a gente estuda propostas, a gente quer saber o projeto como um todo, quem são as pessoas, quem está por trás de tudo lá. O problema não é pelo dinheiro, mas muito mais por causa do planejamento, mas o Remo e o Paysandu sempre representaram bem o futebol do Norte e eu tenho muita vontade de trabalhar lá, porém tem que haver projeto e organização.

Chat FI: Você tem alguma mágoa de sua passagem pelo Avaí neste ano??? Qual o melhor jogador que você encontrou no Avaí?
Zé Teodoro: Pelo contrario, só deixei amigos e todas as portas abertas no Avaí. O momento não foi propicio para realizar o trabalho, a cidade é maravilhosa, a estrutura também Até gostaria de permanecer lá, mas as dificuldades foram muitas. E sobre o melhor jogador, todo o grupo era bom, porém precisaria trabalhar mais tempo para avaliar quem era o melhor. Os jogadores novos têm muito potencial para crescer, mas não da para dizer um nome.

Chat FI: Você tem alguma magoa da diretoria do Ceará?
Zé Teodoro: O Ceará é um do clube que você sente muito a energia positiva, a torcida, a alegria marcou demais. O torcedor participa muito, parecido com a torcida do Corinthians. Com a cobrança saudável, do jeito que eu gosto. E não, também não deixei nenhuma magoa lá, tive que reformular e conseguimos isso e fomos campeões em cima do Fortaleza.

Chat FI: Você sabe que o Remo está numa situação difícil na tabela da Série B. Hoje ele joga com o Ceará, em Belém. Caso perca, é quase certo que a diretoria irá atrás de um novo técnico. Você aceitaria o convite do Remo para trabalhar lá?
Zé Teodoro: Eu tenho muito respeito com quem está lá agora. Aceito conversar com todos, porém, enquanto não se definir, eu não sei. Porém, sinto uma vontade de trabalhar lá sim, só depende de sentar e conversar e quem sabe, eu não aceito o desafio, que é o que eu mais gosto.

Chat FI: Você lembra como era o time do Goiás quando você jogava lá?
Zé Teodoro: Lembro! Era uma época de reestruturação, transição, mas com um trabalho de base muito bem feito, com muitas revelações e o time era composto por pratas da casa, que gostavam de jogar no Goiás, coisa que não se vê hoje em dia. A gente chegava mais cedo, ficava um pouco depois do horário, mas eu devo ao Goiás, pois foi lá que eu me projetei para o futebol.

Chat FI: Você recebeu proposta do Ceara, antes do técnico Heriberto da Cunha assumir?
Zé Teodoro: Foi apenas uma conversa mais informal, mas por causa da divida, não chegamos a falar em valores, então eles acabaram optando pelo Heriberto.

Chat FI: Você lembra de um gol que fez contra o Santos, no Paulista de 1987, lá pelos 35 minutos do segundo tempo? Aquele gol foi importantíssimo para a gente classificar e sermos campeões em cima do Corinthians. Lembra desse gol, Zé?
Zé Teodoro: Claro que lembro. Foi o gol da arrancada do título, que colocou o Tricolor na briga pelo título novamente. Eu fazia poucos gols, mas sempre que fazia, eram gols bonitos e decisivos.

Chat FI: Você era o treinador do Paulista ano passado, quando vieram enfrentar o Remo no Baenão, no final do 2º turno, correto? Houve problemas com relação à arbitragem, torcida. Enfim, o que você achou de tudo isso neste jogo?
Zé Teodoro: Os únicos problemas que tive lá foram com a arbitragem. Jogar lá é sempre complicado, já que pressão é enorme, então fica sempre meio complicado para os árbitros, chegando até a serem tendenciosas para os times da casa.

Chat FI: Estou na Espanha e morei em Americana. Que você acharia de voltar ao Rio Branco?
Zé Teodoro: Voltaria sim, sem duvida. Moro em Americana, tenho um bom relacionamento. Em todas as dificuldades eu fui chamado e por isso, fica difícil dizer não, por isso, eu aceitaria sim.

Chat FI: Alguém da diretoria do Avaí realmente falou pra você que o objetivo do time não era subir pra série A ou você deu aquela entrevista sob a forte emoção da derrota e as pressões da torcida e imprensa?
Zé Teodoro: Foi um momento de precisar de resultados. Precisa de jogadores, eu quis dizer que o time precisava das contratações desde o inicio, e não no sentido que a diretoria não queria isso, mas para mostrar q esse era um pensamento da torcida..não de quem estava lá dentro.

Chat FI: O que realmente houve entre você, Reinaldo Aleluia, Arlindo Maracanã e Clodoaldo? E em sua opinião, o que devemos fazer pra trazer de volta o Clodoaldo, ídolo da nossa torcida?
Zé Teodoro: Foram fatos que foram acontecendo. Indisciplinas, falta de responsabilidade, até que estourou o meu limite. Por isso, tive que dispensá-los, para mostrar exemplo para o restante do elenco.

Chat FI: Qual foi o melhor atacante que você marcou?
Zé Teodoro: Foram muitos, porém dois jogadores que me deram trabalho demais foi o João Paulo, tanto do Guarani quanto o do Santos, já que por causa deles, eu não podia descer para apoiar o ataque.

Chat FI: Você nunca foi convidado pra trabalhar nas categorias de base do São Paulo? Acredito que faria um grande trabalho por lá!
Zé Teodoro: Trabalhar no São Paulo é sempre uma coisa única. Nunca fui não, mas é um desafio que pretendo ter mais para frente, pois a estrutura lá é a melhor, mas preciso de um pouco mais de experiência.

Zé Teodoro: Quero deixar claro que sempre procurei ajudar, sem interesses, sem raiva pessoal, dando até um pouco do exemplo. Gosto muito de empregar jogador, indicar jogador. Tenho um relacionamento bom com a imprensa, com os clubes e agora definir meu empresário, para ficar mais fácil para contatos, já que a procura sempre foi direta comigo. Agora é esperar e ver o meu futuro e ver qual é o próximo desafio!!