Condenado por estupro, Robinho anuncia aposentadoria do futebol

"Não quero dar nenhuma entrevista. Se puder deixar eu e minha família em paz, fico agradecido. Não jogo mais!'' - disse Robinho

Com poucas chances de cumprir pena na Itália, o agora ex-jogador quer viver longe da exposição da internet

Robinho abandona futebol
Condenado por estupro, Robinho anuncia aposentadoria (Foto: Ivan Storti Santos/FC)

São Paulo, SP, 05 (AFI) – Aos 38 anos, Robinho não é mais jogador de futebol. Em entrevista, o ex-atleta condenado por estupro coletivo contra uma jovem na Itália afirmou que abandonou o mundo da bola e pediu para viver em paz com a família, longe da imprensa e da exposição da internet.

“Não quero dar nenhuma entrevista. Se puder deixar eu e minha família em paz, fico agradecido. Não jogo mais! Não publico minha vida na internet e continuam falando de mim. Tem muitas pessoas querendo dar entrevista e eu só quero que vocês me deixem em paz”, disse Robinho.

Volta de Robinho ao Santos
Volta de Robinho ao Santos (Foto: Ivan Storti Santos/FC)

CASO DE ESTUPRO NA ITÁLIA

De acordo com informações concedidas pela vítima, que tinha 22 anos na época, o ex-jogador estava numa balada com um grupo de amigos em janeiro de 2013. Na ocasião, ofereceram bebida para a jovem, que ficou inconsciente.

O Ministério Público de Milão afirmou que o grupo de amigos se aproveitaram da condição da vítima e realizaram “múltiplas e consecutivas relações sexuais com ela”. Em 2022, Robinho foi condenado a nove anos de prisão em última instância. Os outros envolvidos não foram localizados pela justiça.

Livre no Brasil, o ex-atleta tem chances mínimas de cumprir a pena na Itália, já que o país não extradita brasileiros que cometeram crimes em outros países. Neste caso, Robinho só será preso se viajar para nações que possuem acordo de extradição com a Itália.

CARREIRA DE ROBINHO

Revelado pelas categorias de base do Santos, Robinho foi uma das grandes promessas do futebol brasileiro. Pelo Peixe, o atleta conquistou as edições do Campeonato Brasileiro de 2002 e 2004, além da Copa do Brasil de 2010 numa segunda passagem.

Negociado com o Real Madrid, Robinho participou de conquistas da Liga Espanhola de 2006/07 e 2007/08. Em 2008/09, os merengues venceram a Supertaça da Espanha, também com o brasileiro no elenco.

Ainda na Europa, o ex-jogador vestiu a camisa de clubes como Manchester City e Milan, antes de se transferir para o Guangzhou F.C., da China. Antes de encerrar a carreira, ele ainda passou por Sivasspor e Basaksehir, da Turquia. No Brasil, Robinho também atuou pelo Atlético-MG.

Pela seleção brasileira, Robinho participou dos títulos da Copa das Confederações de 2005 e 2009 e da Copa América de 2007. O ex-atacante participou de duas edições da Copa do Mundo, 2006 e 2010.

POLÊMICA CONTRATAÇÃO PELO SANTOS

No meio da polêmica diante do processo de estupro na Itália, o jogador chegou a ser contratado pelo Santos em outubro de 2020. Diante da pressão externa, o Peixe decidiu não avançar com o vínculo do atleta, que deixou a equipe e não encontrou novas oportunidades no futebol.

SANTOS SE PREPARA PARA DUELO DECISIVO NA SUL-AMERICANA

Confira também: