Companheiro de Luciano do Valle sugere homenagem do Comitê Olímpico Brasileiro

Ideia é dar nome da Sala de Imprensa dos Jogos Olímpicos ao narrador inovador e empreendedor

0002048179862 img

Campinas, SP, 20 (AFI) – Se a direção da Ponte Preta promete homenagear o narrador Luciano do Valle dentro do Estádio Moisés Lucarelli, talvez, lhe dando o nome na Sala de Imprensa, o ex-companheiro e amigo da Rede Globo e Bandeirantes, Álvaro José, sugere ao Comitê Olímpico Brasileiro que dê à Sala de Imprensa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro para o “homem que foi um visionário, que tirou o Brasil do esporte monolítico, que era apenas de futebol, para colocar em cena outros esportes como o vôlei, boxe, a Fórmula Indy, enfim, esportes olímpicos e não também”.

0002048179874 img

Alvinho (foto) lembrou ainda que em 10982, quando Luciano do Valle apostou em transmitir o Mundial de Vôlei Masculino na Argentina “muita gente o chamou de louco”. Mas tudo acabou com os números: “Ele bateu as novelas e teve 40 pontos no Ibope, algo inimaginável”, completou.

O jornalista Álvaro José, expcialista em esportes olímpicos, lembrou ainda que foi Luciano do Valle quem revolculucionou os outros esportes, “transmitindo finais do basquete profissional americano, levando aquele jogo histórico de vôlei entre Brasil e Rússia para o Maracanã e acompanhanado as Olimpíadas. Ele se apaixonou em 1980, nas Olimpíadas da Rússia, que sofreram boicote americano e de outros países. Em 1982 ele deixou a Globo, de repente, e seguiu seu caminho, passando pela Record e pela Bandeirantes, usando de forma inigualável o slogan: O Canal do Esporte”.

0002048179875 imgLuiz Ceará: “Difícil perder um amigo de fé”

MUITOS COLEGAS
Além da família e do público, muitos jornalistas, radialistas, principalmente ligado ao Grupo Bandeirantes de Rádio e Televisão. Como o ex-companheiro de negócios Ciro José; os jornalistas Elia Júnior, Otávio Muniz, Oliveira Andrade e Luiz Ceará. Muitos radialistas, como Osmar Santos, mesmo de cadeiras de rodas, Odiney Edson e tantos outros como Zé Boquinha.

E o repórter Fernando Fernandes, que estava ao lado de Luciano do Valle quando ele passou mal no vôo de São Paulo para Uberlândia, sábado à tarde.

0002048179877 img

“Ele começou a reclamar de dores nas costas, na barriga e fico branco. Eu acompanhei tudo, indo até o hospital. E foi eu quem recebeu a notícia trágica de sua morte. E coube a mim dar esta notícia à Imprensa e à família. É algo que marcará minha vida para sempre”.

Comentarista da TV Bandeirantes, Neto esteve na Câmara Municipal de manhã. Andou muito pelo auditório. Quando chegava perto do caixão se emocionava e chorava muito.

Silvia Vinhas, que foi esposa de Luciano do Valle, por oito anos, estava bem tranqüila, mas rasgou elogios ao ex-amante, amigo e colega.

0002048179879 img

“Ele era tudo. Foi um exemplo para mim e para centenas de profissionais da área de Imprensa. O Brasil todo parou em nome dele. Quer coisa mais bonita, reconhecimento maior?”.

De Campinas, também muitos presentes. Um deles, o Neto, Paulo do Valle, repórter que atualmente trabalha na Rádio Bandeirantes AM de Campinas. Pela direção do grupo na cidade esteve Rodrigo Neves e Carlos Batista, chefe de esportes da equipe de esportes da Rádio e Tv Bandeirantes Campinas.

“Cheguei aqui às 8 horas da manhã e não vou sair. Agora só depois do enterrro”, afirmou Carlos Batista, lembrando que Luciano do Valle foi exemplo para ele como narrador como para tantos outros locutores de todo o Brasil.

Marcou presença também Osvaldo Luis, narrador da EPTV Campinas que disse ter tido o “prazer de fazer seis jogos com o Luciano”. E Jaércio Barbosa, que trabalhou em Campinas nas décadas de 60 e 70, inclusive ao lado do próprio Luciano do Valle, e que depois se radicou em Brasília. Atualmente é presidente da Associação dos Cronistas Esportivas de Brasília.

ESPORTISTAS PRESENTES
Logo pela manhã, Hortência, Rainha do Basquete, esteve presente no velório. Outros esportistas também passaram por lá como as técnicas de basquete feminino, Maria Helena e Heleninha; e ex-jogadora de vôlei Virna. O boxeador Maguila esteve presente no enterro ocorrido no Cemitério do Flamboyant, por volta das 16h30.

No salão de entrada da Câmara Municipal haviam dezenas de Coroas de flores, muitas deles de clubes de futebol, de emissoras de rádio e televisão e de personalidades, como o ex-presidente Lula. As principais emissoras de TV do País enviaram Vans com Links diretos para a cobertura do evento fúnebre: Bandeirantes, Globo, SBT e Record.