Como pode o poker ser considerado um esporte

Os jogos de cartas são populares em diversas partes do mundo

Os jogos de cartas são populares em diversas partes do mundo

0002050403007 img

Campinas, SP, 22 – Os jogos de cartas são populares em diversas partes do mundo. No caso do poker existem profissionais que dedicam suas vidas a esta atividade e os amadores, que jogam com certa frequência, mas possuem outras profissões. Independente de profissionais e amadores, uma questão sempre vem à tona neste meio. A pergunta sempre realizada é “O poker pode ser considerado um esporte”? Para responder esta indagação é preciso acompanhar as próximas linhas deste artigo.

Por muito tempo o poker foi julgado como um jogo de azar. Com o passar dos anos tudo foi tomando um novo sentido. Ligas sendo formadas, confederações, federações e organizações imprimiram mais profissionalismo ao setor. Por consequência, surgiram novos jogadores, novas empresas e demais entidades que se aproveitaram desta base para ampliar seu alcance.

Há quem acredite que o poker não deve ser apresentado como um esporte. É o que disse a atleta brasileira de salto em distância, Maurren Maggi. De qualquer forma, Maurren afirma que o jogo já proporcionou sensações que ela só havia experimentado ao praticar esportes. A atleta foi campeã no desafio das estrelas do BSOP (Brazilian Series of Poker), em 2016, na etapa de São Paulo.

André Akkari, um dos jogadores profissionais de poker mais reconhecidos do Brasil defende a atividade como um esporte. Segundo André, existe uma entidade internacional responsável pela validação do que é esporte ou não. O jogador se refere à Associação Internacional dos Jogos da Mente (IMSA – International Mind Sports Association). É que em 2010 a organização passou a considerar o poker como um de seus esportes. Isto colocou a atividade no mesmo patamar de jogos como o xadrez, a dama e afins.

Além da popularização do poker em partidas físicas é preciso citar a relevância do mercado eletrônico. Acredita-se, que no Brasil existem mais de 4 milhões de jogadores de poker online. Trata-se de uma estimativa da Confederação Brasileira de Texas Hold’em. A ascensão dos jogos no meio digital pode estar atrelada às facilidades que o esporte apresenta a ser disputado através da web. Afinal, as pessoas só precisam de um computador e de uma conexão de internet. Inclusive, muitos indivíduos têm jogado poker através de seus smartphones e tablets, uma forma de praticar e aproveitar as conveniências que a tecnologia proporciona.

O crescimento do poker online pode ser melhor entendido quando os números dos jogos eletrônicos são apresentados. Em pesquisa recente da Newzoo (empresa com foco em estatísticas no setor de jogos eletrônicos) existe uma perspectiva de que 2019 termine com mais de 450 milhões de pessoas jogando e-games. A difusão do 4G ao redor do mundo e o desenvolvimento de novas tecnologias acabam contribuindo para o progresso do poker, principalmente no meio digital.

Seja disputado no meio online ou presencialmente, o poker exige uma série de habilidades de seus praticantes. Concentração, atenção aos detalhes, reflexo, pensamento rápido, análise, resiliência, foco, persistência. Portanto, mesmo que o poker não envolva uma ação física ele também requer diversas competências que são necessárias em outros esportes.

Existem algumas provas de que o poker pode ser bem explorado por atletas de esportes convencionais. Neymar, por exemplo é visto com frequência disputando campeonatos de poker. Inclusive, em torneios de poker online o jogador já conseguiu obter ótimos resultados, chegando a ganhar quase 10 mil dólares em determinada oportunidade nos jogos de dinheiro. Outros profissionais do mundo do futebol como os ex-jogadores Ronaldo Nazário e Denílson também adoram estar nesse meio. Ambos já foram patrocinados por grandes marcas do mundo do poker.

Antenados na ascensão do poker, não só ex-jogadores de futebol, mas também atletas aposentados de outros esportes figuram na lista de praticantes do poker. Alguns deles seguiram se profissionalizando na atividade, frequentando campeonatos nacionais e internacionais. Talvez esta seja mais uma forma de demonstrar que o poker pode ser bem explorado por aqueles que desenvolveram bem suas habilidades técnicas esportivas.

Encontrar marcas de poker no meio de torneios de futebol, basquete, tênis e golfe já não é mais uma novidade nos dias de hoje. Afinal, a escalada do esporte das cartas, principalmente no ambiente digital tem chamado a atenção de clubes e eventos de todo o mundo.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No Brasil, por exemplo, alguns times já contam com marcas de poker como patrocinadores.

Jogar poker com os amigos, familiares ou mesmo com pessoas desconhecidas tem sido uma forma de explorar este esporte em prol do relacionamento humano.

Ainda quando praticado online o poker acaba proporcionando bastante divertimento entre seus praticantes. Sem contar que é uma possibilidade de desenvolver todas aquelas características e habilidades que só o meio desportivo pode oferecer.

Independentemente de ser considerado uma atividade esportiva ou não o que importa é que o poker é responsável por despertar uma admiração incrível por parte de seus jogadores. Algo que só pode ser explicado por quem vivencia esta experiência recheada de adrenalina, fascínio e emoção.